Publicidade

Novo Xbox irá rodar jogos da Steam e Epic Games?

Gostou? Compartilhe!
Xbox Series X
Imagem: Microsoft
Publicidade

Esta é a grande pergunta que está sendo feita em vários fóruns mundiais. Ela chegou como um rumor do “alguém disse”, como aquela, “um amigo meu comentou…”, mas que até o momento não possui uma resposta da Microsoft.

Segundo este rumor, o Xbox Series X, como ele está sendo chamado, irá trabalhar como dois em um, ou seja, como um console normal e ao mesmo tempo um PC. Na hora de iniciar o Xbox, o usuário poderá escolher entre iniciar com o Windows para rodar os jogos de PC ou a versão console.

O boato tem até um certo sentido, já que se trata de um novo hardware, podendo sim o novo console ser um 2 em 1. O Xbox é quase que um PC e a ideia da Microsoft é que ele tenha quase o mesmo estilo de trabalho. Lógico que esta ‘alegria’ dura pouco quando analisamos a parte do que a empresa ganha com isso, ou seja, os valores monetários.

Continua depois da Publicidade

Viver apenas da venda de consoles não é algo muito prático para uma empresa, visto que outros consoles já tentaram fazer isso e fracassaram, como o 3DO e o Steam Machine. As fabricantes de consoles como a Microsoft, Sony e Nintendo, para colocar apenas as maiores, também sobrevivem dos chamados royalties, que nada mais é do que um percentual sobre o faturamento destas empresas que fabricam os jogos.

Por isso, vender um console mais barato apenas para ganhar na venda do hardware, pode ser uma grande furada. Além disso, a Steam e a Epic Games são concorrentes diretos da Microsoft que também possui seu site de vendas. E tendo os games das produtoras vendidas nestes sites, ou seja, Epic e Steam, é ter zero de faturamento para Bill Gates.

Para os fãs seria muito interessante, já que os jogos de PC costumam ser mais baratos e os exclusivos de outras empresas poderiam ser comprados na Steam e Epic, como Detroit da Sony, e também games mais antigos. Também é pontual destacar que a Microsoft nos últimos tempos tem se aproximado de suas concorrentes e colocando alguns games para serem rodados em outros consoles, como do Nintendo Switch. Por isso, tal rumor pode se basear em alguns pontos técnicos reais, mas que podem não funcionar quando se trata de dinheiro.

De qualquer forma, nomes como Jez Corden, que é o maior nome quando se trata de Xbox e redator do Windows Central, que também é o maior site de informações sobre a Microsoft, afirmou em seu twitter que “não haverá Windows Mode no Xbox Series X”.

https://twitter.com/JezCorden/status/1215417027025874946

Portanto, mesmo que muitos portais afirmem que terá, até a resposta da empresa de Bill Gates, tudo não passa de um sonho para os fãs ou para deixar a Sony preocupada com o lançamento do Playstation 5, pois convenhamos, seria uma grande jogada da Microsoft lançar um console neste estilo.

CONTEÚDO RELACIONADO