vostu Imagem: Divulgação
vostu Imagem: Divulgação

O início do século XXI foi marcado pela evolução da internet. Em pouco tempo, as primeiras redes sociais surgiram e nenhuma foi tão bombástica como o Orkut. O site fez tanto sucesso que criou um novo braço para a indústria de games: Os jogos de rede social. Como não lembrar dos icônicos Café mania, Mega City e Mini Fazenda? Responsáveis por marcar infância e a vida de muitos.

Os três jogos, assim como diversos outros títulos, saíram das cabeças dos desenvolvedores da Vostu. Empresa que muitos consideram uma das maiores produtoras de jogos sociais do Brasil, além de ser também uma das mais influentes do cenário gamer do país em seu período de atividade.

Uma ideia

Daniel Kafie Imagem: Veja
Daniel Kafie, uma das principais mentes da empresa. Imagem: Veja

Construir um material para um público diferente era arriscada, já que a empresa foi concebida nos Estados Unidos, mas seu foco estaria totalmente em produzir materiais para o Brasil.

O criador da empresa, Daniel Kafie, afirmou em entrevista a revista Istoé, que a ideia de criar um empreendimento voltado aos brasileiros, surgiu durante a faculdade. Na época, Kafie cursava economia em Harvard, uma das principais do mundo. Intitulada de Vostu, a desenvolvedora surgiu no ano de 2007.

O primeiro pico

mini fazenda Imagem: Orkut
mini fazenda Imagem: Orkut

Durante 2011, a empresa atingiu a marca de 50 milhões de pessoas registradas em seus Desenvolvimento. No mesmo ano, eles entraram na lista da Forbes como uma das maiores empresas Startups do Brasil. A companhia evoluiu tanto que precisou de uma nova sede, que futuramente foi instalada em Buenos Aires, na Argentina. Mesmo em solo hermano, todos os games do estúdio eram voltados para os brasileirinhos.

Confira a lista dos games mais famosos da Votsu: Magic Valley, Flying Kingdoms, Joga Craque, Mega Poker / Vostu Poker, Pet Mania, Rede do Crime, Word Show, World Mysteries, Meow, Café Mania, MegaCity, Candy Dash (web), Mini Fazenda, Elemental, Um Milhão na Mesa e Find & Climb.

Ainda em 2011, mesmo com a comunidade reclamando das qualidades dos games, sujeitos a bugs e glitchs, o ano foi de novos ares para a empresa, com o lançamento de seus jogos para mobile. Porém, de acordo com alguns relatos de ex-funcionários, parece que seus líderes não conseguiram assumir riscos. Na época a empresa chegou a valer 300 milhões de dólares.

A partir de 2012, a produtora passou drasticamente por redução de funcionários. A folha de pagamento que tinha 600 pessoas, despencou para 120, e de acordo com relatos, o motivo se deu por má administração financeira. Todavia, por mais que a empresa tivesse a maior qualidade do mundo, a mesma começou em 2013, junto com o Orkut, rede social responsável por todas as suas conquistas, a cair no esquecimento de todos.

A situação nos anos seguintes foram lastimáveis, dado fato que a empresa havia reduzido o número de participantes nos projetos, fazendo com que problemas nos servidores e bugs se tornassem frequentes dentro dos jogos. Em pouco tempo a desenvolvedora abandonou outros trabalhos e focou somente em seus três mais famosos: Mini Fazenda, MegaCity e Café Mania.

Cantora Ivete Sangalo em uma das publicidades do Game da Vostu. Imagem: Reprodução
Cantora Ivete Sangalo em uma das publicidades do Game da Vostu. Imagem: Reprodução

Por mais que a empresa tenha tido parcerias com grandes marcas como Netflix, Pepsi, Visa e até mesmo com cantores como Ivete Sangalo e Michel Teló, nada impediu que em 2015 o estúdio perdesse TODO seu valor de mercado.

No mesmo ano, a MP Force, fundada por ex-funcionários da Vostu foi fundada, e até tentaram adquirir os jogos da antiga empresa, porém Kafie recusou todas negociações. Preferindo ficar com os direitos pra si, a situação marcava os últimos pregos para o caixão da empresa. Muitos chegaram a atrelar a queda da Vostu à criação da MP.

Em 2016, 4 anos atrás, dávamos adeus a maior empresa que já tivemos de jogos sociais do Brasil. A questão do fim, como alguns deve imaginar, foi a falência.

Até hoje é discutida a relação de Kafie com os criadores da MP, dado fato que os jogos continuariam sendo trabalhados na web, caso o acordo fosse fechado. Ao que alguns sites supõem, a discussão parece abordar mais coisas do que o público conhece.

mega city Imagem: Orkut
megacity Imagem: Orkut

Leia também: