Publicidade

O dia em que Elon Musk afirmou que vivemos numa espécie de videogame

Gostou? Compartilhe!
Elon Musk
Elon Musk, durante a Code Coference 2016. Imagem: Reprodução Youtube.
Publicidade

O ano é 2016, e pelo Brasil, notícias impactantes de várias áreas estariam para acontecer naquele ano por aqui: O país receberia suas primeiras olimpíadas, sofreria uma ameaça terrorista, um famoso casal Global se divorciaria, a presidente Dilma sofreria um impeachment e o atual presidente Jair Bolsonaro seria cuspido na cara por um ex-BBB. Chacoalhante, mas o lado Nerd/Geek da força também teria a sua dose de surrealismo, e ela viria com Elon Musk, o famoso magnata que atua nos ramos ligados à tecnologia, e que vira e mexe, mistura seus negócios com games.

Durante sua participação na Code Conference, a maior conferência de tecnologia do mundo, Musk deu uma declaração que franziu muitas testas na plateia: estamos certamente vivendo numa simulação, e o que conhecemos tem apenas 1 chance em bilhões de ser a realidade-base. Isto é, este redator gamer e quem está lendo isso agora não passam de meros personagens de um videogame.

Para embasar sua teoria, Elon Musk usou como exemplo a grande evolução que os gráficos de computador e a realidade virtual tiveram em questão de poucas décadas. Algo que para ele, o homem que quer nos levar à Marte em breve com sua empresa Space-X, é sinal de que uma civilização mais avançada estaria nos influenciando, como se fossemos personagens controláveis de alguma maneira.

Continua depois da Publicidade

O empresário disse que essas soluções usadas por esses seres nos colocariam num tipo de universo virtual ou mesmo ‘videogame’, que seria praticamente indistinguível da verdadeira realidade. E mais, ainda usou o exemplo de ‘Pong‘ (um dos primeiros games da história e o primeiro lucrativo), e comparou com os games atuais, cheios de simulações 3D e fotorrealismo.

Para quem estiver lendo isto e por ventura ainda não tenha entendido qual seria a teoria: Personagens de videogame não sabem que são personagens de videogame, e se você pudesse entrar num jogo de Mario e dizer a ele que o que esse encanador vive ali não é só 3% da verdadeira realidade, ele chamaria você de louco, e seguiria com seu punhado de pixels em busca de sua princesa enquanto come cogumelos pelo caminho.

Ok, talvez fosse mais fácil explicar isso a Joel e Ellie, de The Last of Us, bem mais parecidos com a vida aqui fora, que teria gente igual a eles e até algo tranquilizador pra falar dos cogumelos daqui. Contudo, a primeira impressão para Mario, Joel, Ellie, este redator e quem o lê seria a mesma: Elon está dando tilt.

Só conhecemos o que há a nossa volta, e por enquanto, pelo menos para redator e leitor, ainda não surgiu nada que nos faça cair essa ficha. E se um dia for provado, é bem provável que todos tenhamos algumas reclamações pra fazer sobre nossas atuais skins.

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO