Porque lloras maradona
Por que lloras, Maradona?

Diego Armando Maradona, o argentino mais icônico de todos os tempos, completa 6 décadas de vida nesta sexta-feira (30). Dia de felicidade para Dieguito, uma eterna pirraça extra no Halloween dos ingleses, que se assombram até hoje com aquele gol de mão, que o homem que nasceu quase no dia das bruxas chamou de “La mano de Dios”, na Copa de 1986.

O lance tirou o time da rainha da competição e abriu caminho para que a Argentina se sagrasse bicampeã mundial de futebol e cravasse Maradona como o maior jogador da história de seu país, e para muitos, o melhor de todos os tempos. E de 86 para cá, a rixa com os vizinhos brasileiros ganhou mais uma pauta: Quem é melhor, Maradona ou Pelé?

E desde então, sempre que essa pauta entra em campo, a discussão ganha ares de boteco (seja onde for) e o debate passa a contar com estatística, pirraça e zoeira. E é nessa hora que os games saem do banco para entrar no ataque, porque podem fazer tudo isso junto numa solada só.

Pondo na Roda

Para começo, Pelé tem uma trajetória aguda nos games. Eis alguns abaixo, sempre acompanhados por um “olé” antes de tocar pro próximo game.

Pelé Soccer

Pelé’s Soccer é um jogo eletrônico de futebol lançado em 1982 para o console Atari 2600. Em 1977, Pelé já havia estrelado um comercial de TV da Atari, em que dizia que havia abandonado o futebol para jogar o videogame. Foi então que a empresa incluiu o seu nome no título do jogo, que havia sido lançado inicialmente como Soccer e depois Championship Soccer.

Pelé’s Soccer se tornou, assim, um dos primeiros jogos a ser licenciado com o nome de uma celebridade. Os gráficos são simples e os jogadores (três de cada lado do campo) são representados por quadrados de cores diferentes na tela. [Olé!]

Pelé!

Anos se passaram e o Brasil não ganhava mais um título. Mesmo com jogadores como Zico, Casagrande, Doutor Sócrates, entre outros craques, sempre ficávamos no quase lá. Também não saiu mais nenhum jogo com o título do Rei, mas ele continuava nas paradas em outras mídias, aparecendo ao lado dos Trapalhões, em álbuns de figurinhas etc.

Eis que em 1993, pela Accolade, chegou um novo título do craque. Os fãs do Mega Drive se lembram muito bem dele. O jogo tinha uma visão isométrica como a grande maioria dos títulos de futebol da época e fez um relativo sucesso, já que tinha no título o nome do astro. O mais legal, foi um ano depois o Brasil poder gritar é TETRA, É TETRA com o Galvão e o Pelé! [Olé!]

Pelé II: World Tournament Soccer

Um ano depois, o Brasil é tetra e o Pelé ganhou mais um game! Pelé II: World Tournament Soccer, conhecido como World Tournament Soccer na Europa, também foi lançado pela Accolade em 1994 para o Sega Mega Drive / Genesis. O game também era muito bom, com uma jogabilidade interessante e viciante para os padrões da época, as como o anterior, apenas assinado pelo Rei. [Olé!]

Academy of Champions: Soccer

Academy of Champions: Soccer foi desenvolvido pela Ubisoft Vancouver e publicado pela Ubisoft para o Wii em 2009. O jogo apresenta um modo de história ambientado em uma academia mágica de futebol, na qual o jogador deve formar um grupo de cinco jogadores para desafiar outras equipes.

Nele – FINALMENTE -, temos o Pelé. A Academia é comandada pelo craque e temos que aprender todos os macetes da bola. E o mais legal de tudo é poder jogar contra outros personagens da Ubisoft, como Rayman, Sam Fischer e Rabbids. [Olé!]

Pelé: Soccer Legend

Finalmente Pelé chega aos dispositivos móveis com Pelé: Soccer Legend. Lançado originalmente para Android e iOS, os usuários podem serem treinados por ninguém menos do que o próprio Pelé. [Olé!]

Títulos do FIFA

Pelé é eleito como o melhor de todos os tempos por várias revistas, entidades entre outras, mas principalmente por quem manda no futebol mundial, a FIFA. Sendo assim, ele estreou na franquia EA Sports, em FIFA 14 no modo Ultimate Team.

Este foi o início da era do que hoje chamamos de Cards, onde aparecem grandes nomes da história do futebol e podemos jogar contra as estrelas atuais. [Olé!]

FIFA 2018 – Homenagens

Já no FIFA 18, Pelé ganhou uma grande homenagem tendo diversos cards que representam seus maiores momentos na carreira, como a Copa do Mundo de 1970! “Noventa milhões em ação, Pra frente, Brasil, Do meu coração.”

Hora de tirar um contra

Não, não foi nenhum Street Fighter, mas em 2014 o time do Santos promoveu uma disputa de FIFA entre o Pelé e outro astro dos gramados, Coutinho! Lógico que os dois e os fãs se divertiram e muito com isto!

[Olé!]

FIFA 19 – Pelé melhor que Maradona e ainda vale mais que 10 Messis

O lançamento de uma atualização dentro do modo Ultimate Team do jogo Fifa 19 atualizou o olé em 2019. Para a Eletronic Arts, produtora do game, Pelé é melhor que Maradona. A diferença é até apertada, 99 (a maior nota possível) contra 98.

Nestes cards chamados Icon Prime Moments, jogadores lendários tem pontuações cravadas de acordo com o seu melhor momento na carreira. O de Pelé e em 1970, quando ganhou a sua terceira Copa do Mundo, enquanto que o de Maradona remete ao ano de 1986, quando foi a Argentina foi campeã no México.

A diferença pode ser pequena, mas o valor do card de cada um dá mais um olé não só em Diego como também em Messi.

O camisa 10 da seleção brasileira está avaliado em 15 milhões de coins, como é chamada a moeda do jogo. Já o card de Maradona custa, no máximo, 7,5 milhões. O atacante do Barcelona está com 1,3. [Ooooooooolé!]

Rocket League

Sim, até em Rocket League, o Battle Roayle de carros o Pelé aparece! Exatamente, para comemorar o seu aniversário de 80 anos, que acontece hoje, 23 de outubro, o game está homenageando o Rei. Confere abaixo!

“Ninguém representa melhor a grandeza em campo do que Edson Arantes do Nascimento, ou mais conhecido como Pelé. Ele é um dos mais célebres atletas e artilheiros de todos os tempos. A partir deste fim de semana, o tricampeão da Copa do Mundo será celebrado no Rocket League.

Pelé vai comemorar seu aniversário de 80 anos no dia 23 de outubro, e nós estamos adicionando três itens inspirados no Pelé para trazer a festa para o Rocket League. Nos dias 17 e 18 de outubro, as Rodas Pelé e o Adesivo Pelé Octane estarão disponíveis na Loja de Itens. Além disso, você pode obter a Faixa do Jogador Pelé na Loja de Itens gratuitamente! Confira na apresentação de slides abaixo. [Olé!]

Maradona tem jogo? tem sim, de HANDBALL

Para não terminar dizendo que Maradona não inspirou nenhum game, vale citar essa pirraça aqui, onde o nome do jogo é Peter Shiltons Handball Maradona. Peter Shilton foi o goleiro que levou o gol de mão de Diego na Copa. Qualquer outra explicação depois disso fica dispensável. [game over]

Diego Maradona: How the 'Hand of God' and the 'Goal of the Century'  redefined football - CNN

Em tempo, feliz cumpleaños, Dieguito!