Publicidade
Especial Entrevista

A polêmica dos jogos datados, será que são mesmo?

Confira o vídeo de bate papo sobre jogos, séries e filmes “Datados” com o Coleção em Ação Show e Thunder Wave.
Gostou? Compartilhe!
Jogos Datados
(Imagem: Observatório de Games)
Publicidade

Será que a diversão tem data para terminar? É só se tornar adulto e todos aqueles jogos divertidos que passamos dias e noites jogando no Atari, SNES, Master System ou Mega Drive a partir de agora devem ser esquecidos ali em um canto? Lógico que não! Diversão não tem limite, não tem data para expirar e muito menos gênero. Portanto, datado é uma palavra muito chata.

Veja também:

    Só que este termo “datado” é usado para se referir a coisas antigas pois não possuem mais espaço nos dias atuais. São os casos dos jogos clássicos em 8 bits e até mesmo das gerações do Playstation original, Xbox 360, entre outros. O motivo são vários, desde seu estilo “pobre” para os padrões atuais, até mesmo o conteúdo que deixou de ser tão inovador.

    Só que as pessoas esquecem que foram estes jogos que um dias fizeram sucesso, que são a base do desenvolvimento tecnológico do que vemos hoje. Você já pensou que quando o Nintendinho foi lançado nem Internet existia? E que os smartphones com todo o seu poder só ficaram assim pós 2010? Sim! Portanto, muitas das tecnologias que vemos hoje, na parte gráfica, de som, e até mesmo de história, são relativamente novas.

    Continua depois da Publicidade

    Lembro de jogar o primeiro Resident Evil e não ter conseguido continuar depois da aparição do primeiro zumbi! Olhando hoje, ele é bem bobo e não consigo entender os motivos de tanto medo para jogar aquele título, principalmente a noite. Mas era algo inovador para o meu tempo. Todos os jogos, séries, filmes, seja o que for na parte do audio visual, até mesmo na literatura, passam por mudanças.

    É importante mudar e sem dúvida alguma, inovar. Isso mostra representatividade em histórias para muitas culturas que nunca poderiam ser conhecidas nos tempos antes da Internet e das redes sociais. Quantas discussões não mudaram o rumo de personagens, como o Sonic nos cinemas, se não fossem os fãs se movimentarem? E estamos falando de um personagem do século passado! Ele é datado? Acho que não.

    De qualquer forma, o convido para assistir ao bate papo que fiz com o Teily Fábio do canal Coleção em Ação Show e é especialista em “retrô” e coleções e também com o Caio Gomes Santos do site Thunder Wave, voltado para o público cult e roteiristas. O vídeo está abaixo! Bom vídeo e não esqueçam de comentar.

    CONTEÚDO RELACIONADO