Desenvolvedora de Pokémon faz primeiro teste no Brasil com Realidade Aumentada em 5G Standalone

Claro, Ericsson e Niantic apresentam primeira experiência gamer com Realidade Aumentada em 5G Standalone no Brasil

Publicado em 01/09/2021 10:42
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Claro, em parceria com a Ericsson e a Niantic – desenvolvedora de Pokémon, apresentaram mais um marco em sua jornada de evolução no 5G. Nesta terça-feira (31), durante uma live transmitida direto dos estúdios da Claro Live Store, a operadora demonstrou a primeira aplicação de 5G Standalone (5GSA) em uma experiência real de gaming, com uso de Realidade Aumentada (RA).

Para realizar a demonstração inédita no Brasil e celebrar o Dia do Gamer, comemorado no último domingo (29), a Claro convidou os profissionais de League of Legends da INTZ e o influenciador Leo Bianchi, parceiros Claro Gaming, para jogar o Urban Legends, jogo mobile colaborativo de RA da Niantic, desenvolvido exclusivamente para rodar na rede de quinta geração fornecida por Ericsson e Claro. Os convidados experimentaram a experiência de Realidade Aumentada em 5GSA com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, lançado em fevereiro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Niantic, ficou conhecida internacionalmente por Pokémon GO, um dos jogos eletrônicos mais populares da última década e agora, com o Urban Legends, os jogadores podem lançar feitiços, traçar estratégias e conquistar objetivos. Criado para usar os benefícios do 5G, como latência mínima, velocidade e largura de banda altíssima, o game conecta o mundo inteiro na mesma narrativa, misturando fantasia e realidade.

A experiência foi possível com as qualidades exclusivas da rede 5G, que na demonstração, foi operada na frequência 3,5Ghz, no modo Standalone, a partir de uma licença científica concedida pela Anatel, a mesma frequência que será usada após o leilão.

Tecnologia 5GSA

O 5G reúne funcionalidades e características exclusivas que combinam a capacidade de trafegar grandes volumes de dados em velocidades de 10 a 100 vezes mais rápidas do que o 4G convencional, com baixíssima latência – tempo de resposta entre um comando e sua execução no ambiente conectado.

No modo 5G Standalone, o tempo de resposta chega a menos de 5 milissegundos. Para exemplificar, um piscar de olhos dura cerca de 50 milissegundos, destacando como a nova tecnologia vai transformar a experiência digital.

Vale ressaltar que há dois modos de operação do 5G: o Non-Standalone (ou não autônomo) e o Standalone (autônomo). Ambos os modos são importantes e trabalham simultaneamente na rede 5G, dependendo da aplicação. A rede Standalone permite usar todos os recursos do 5G e, portanto, entrega 100% de performance.

*Habilitado para tecnologia 5G. A velocidade real pode variar de acordo com o ambiente do usuário.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar