Publicidade
Confira

Este filme de terror clássico é tecnicamente uma prequel de Warhammer 40.000

O filme de 1997 de Paul W. S. Anderson, O Enigma do Horizonte, é inspirado em muitas coisas, mas sua conexão com o clássico jogo de guerra da Games Workshop é única.
Gostou? Compartilhe!
O Enigma do Horizonte
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A franquia Warhammer é um dos maiores fenômenos culturais das últimas décadas, mas sua presença está ausente de vários meios. Houve tentativas de fazer um filme ou uma série de TV fora do jogo, mas nenhum projeto desse tipo jamais viu a luz do dia. É estranho, mas O Enigma do Horizonte (Event Horizon) é atualmente o mais próximo que os fãs têm.

Veja também:

    Paul W. S. Anderson é conhecido por suas adaptações de videogames, a maioria das quais foram muito mal recebidas. O schlock de ação de Anderson tem seus fãs, e seu filme Mortal Kombat de 1995 foi redimido pela memória cultural, mas seus poucos filmes originais são notavelmente impopulares. O Enigma do Horizonte não é seu projeto mais conhecido, mas é o que inspira os defensores mais fervorosos.

    Sobre o que é O Enigma do Horizonte?

    Em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a Event Horizon, uma nave que desapareceu misteriosamente sete anos atrás, quando explorava os limites do sistema solar. Ao encontrá-la, os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca e que algo sinistro habita os corredores da nave.

    Continua depois da Publicidade

    Event Horizon foi um projeto único na filmografia de Paul W. S. Anderson. O ano era 1995 e Anderson estava no auge do sucesso de seu já mencionado filme Mortal Kombat. Ele estava lutando contra roteiros e ofertas de todos os grandes estúdios. Ele recusou a sequência de Mortal Kombat e até mesmo o primeiro filme dos X-Men em favor de seu verdadeiro desejo, um filme de terror R-Rating.

    O que ele recebeu foi o roteiro de Philip Eisner para O Enigma do Horizonte. A história foi inicialmente comparada a uma “história de casa assombrada no espaço”. Muitos marcaram as semelhanças com Alien, de Ridley Scott, enquanto outros notaram elementos emprestados de filmes como O Iluminado.

    Análise do filme

    O roteiro pegou muitas coisas de muitas fontes diferentes, orgulhosamente proclamando-se uma miscelânea de conceitos de terror existentes. No entanto, acima de todas essas influências, Eisner observou uma propriedade de mídia em particular como um pedaço de material de origem.

    Como O Enigma do Horizonte está relacionado ao Warhammer?

    Do que se trata Warhammer? A franquia é única em suas enormes montanhas de conhecimento, muitas das quais são totalmente ignoradas por sua base de fãs. A história segue inúmeros soldados em dezenas de exércitos em um conflito galáctico sem fim. O Enigma do Horizonte não toca em nenhuma dessas ideias. Não há soldados nem batalhas.

    O filme se passa em 2040, escassos 38 mil anos antes do início da trama da franquia. O Enigma do Horizonte seria uma prequel distante, mas não captura nenhuma das guerras intermináveis que compõem os eventos principais. Em vez disso, ele retrata um grupo de cientistas e engenheiros descobrindo uma nave que literalmente passou pelo inferno. Eisner tem sido muito claro que sua inspiração para o conceito central do filme vem da Warp.

    Em Warhammer, viajar mais rápido que a luz representava um enorme problema para o Imperium of Man. Sua solução é imprudente e frequentemente suicida, mas os leva aonde eles precisam ir. O Immaterium, mais frequentemente referido como a Warp, é uma dimensão alternativa de pesadelo que se agita com uma onda interminável de energia psíquica.

    É um plano abertamente hostil de abominações de eldritch todo-poderosas e seus servos demoníacos. Sua influência no reino material vem através da magia, poderes psíquicos e a abominação ocasional. Viajar através da urdidura sem as proteções adequadas resultará em ser levado à loucura e, eventualmente, abatido pelas forças hostis internas.

    O Enigma do Horizonte retrata um sucesso inicial no campo de viagens mais rápidas do que a luz na forma da unidade de gravidade. Essa unidade catapultou a nave titular para a Warp e sua tripulação pagou o preço. No cânone, este poderia ser o primeiro encontro da humanidade com o Immaterium. Se for esse o caso, correu tão bem quanto se poderia esperar.

    O longa não é oficialmente licenciado pela Games Workshop, mas os fãs o adotaram em grande parte como uma peça de sua franquia favorita. Embora alguns esforços ainda estejam em andamento para tirar um universo cinematográfico de Warhammer, O Enigma do Horizonte é um primeiro passo interessante para a franquia.

    Os recém-chegados podem ter dificuldade em entender os vários exércitos e inúmeros personagens, mas eles entenderão uma nave e sua tripulação sendo catapultados através do inferno. O Enigma do Horizonte é um clássico cult, mas não foi o projeto de maior sucesso em seu lançamento inicial. O filme pode ser uma lição para os cineastas. Mesmo que um projeto não decole, ele pode encontrar sua base de fãs nos lugares mais estranhos.

    Via: Game Rant/Central Pandora/YouTube

    CONTEÚDO RELACIONADO