A greve dos roteiristas afetou imensamente toda a indústria de entretenimento nos EUA, sendo seguida pela dos atores. Mas enquanto a dos roteiristas praticamente se encerrou, a dos atores continua e ganhou um novo capítulo, ou se preferir, uma nova ‘fase’ nessa semana, já que agora ela afeta – finalmente – a indústria de jogos.
Veja também:
Os membros do SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) votaram pela autorização de uma greve contra a indústria de videogames no início dessa semana. A autorização foi aprovada com 98,32% de votos a favor, com participação de 27,47% dos eleitores elegíveis.
A votação não garante que ocorrerá uma greve da indústria de videogames, e resta saber se ela realmente ocorrerá. No entanto, os negociadores sindicais serão agora autorizados a convocar uma greve se assim o desejarem, como aconteceu com os roteiristas e atores, portanto, ela é uma realidade e não uma ameaça.
Quais empresas da indústria de jogos podem ser afetadas pela greve
A notícia de uma possível greve foi divulgada no início deste mês, e as empresas afetadas podem incluir Disney, Activision, Insomniac Games, Electronic Arts, Warner Bros., Epic Games, Take-Two Interactive e outras. Em comunicado, o presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, abordou os resultados da votação.
“É hora das empresas de videogames pararem de jogar e levarem a sério a possibilidade de chegar a um acordo sobre este contrato”, disse Drescher. “O resultado desta votação mostra que os nossos membros compreendem a natureza existencial destas negociações, e que agora é o momento para estas empresas – que estão a ganhar milhares de milhões de dólares e a pagar generosamente aos seus CEO – darem aos nossos artistas um acordo que continue a funcionar em vídeogames como uma carreira viável.”
Greve de videogame SAG-AFTRA: quais jogos serão afetados
Os leitores devem observar que qualquer greve potencial não teria qualquer impacto nos jogos já concluídos ou com lançamento previsto para um futuro próximo. Isso significa que, embora uma greve possa ter um impacto na Insomniac Games, a gravação do Marvel’s Spider-Man 2 estaria concluída muito antes desse ponto. No entanto, jogos como Marvel’s Wolverine podem ser afetados.
O impacto mais imediato seria nos jogos com lançamento previsto para 2024. Isso pode incluir títulos como Suicide Squad: Kill the Justice League da Rocksteady. Quando uma greve de dubladores na indústria de videogames ocorreu em 2016, resultou na mudança de dubladores de vários jogos. Um exemplo foi LEGO Marvel Super Heroes 2, que contou com um elenco completamente diferente do game anterior.
Greve de videogame SAG-AFTRA: Impacto na TV e no cinema
Conforme observado no site da SAG-AFTRA, qualquer greve potencial da indústria de videogames não “afetará o momento ou o progresso esperado das negociações ou nossa greve no contrato de TV/Teatro. Uma votação de autorização de greve neste Acordo não afetará a TV/Teatro.”
O que isto significa é que, mesmo que o contrato SAG-AFTRA TV/Teatro seja liquidado nas próximas semanas, não terá impacto no que acontece com a indústria dos jogos. Uma greve na indústria de videogames ainda pode ocorrer ou pode ser resolvida antes que as coisas cheguem a esse ponto.
Embora seja fácil agrupar estas coisas, dado o envolvimento da SAG-AFTRA, são casos totalmente diferentes. No entanto, a SAG-AFTRA observa que “os problemas que afetam os artistas que trabalham com videogames refletem os problemas que afetam os artistas de TV/Teatro”.
Greve de videogame SAG-AFTRA: Não teve acordo
“A SAG-AFTRA e os empregadores de videogames concluíram as negociações programadas para o Acordo de Mídia Interativa. Nenhum acordo foi alcançado e o acordo atual permanecerá em vigor enquanto as partes fizerem os esforços finais para chegar a um acordo”, escreveu o sindicato em comunicado.