Publicidade
Fas bônus

Mostra PLAY! ganha “fase bônus” e leva novas obras de game arte ao Vale do Anhangabaú

De 15/02 a 01/03, o centro de São Paulo ganha mais duas instalações interativas e três obras visuais que abordam games, jogos de tabuleiro e skate
Gostou? Compartilhe!
Mostra PLAY
(A obra em empena no bairro de Pinheiros / setembro 2021 - Imagem: Divulgação)
Publicidade

A mostra de game arte PLAY! fez tanto sucesso em janeiro que ganhou mais 15 dias de permanência no Vale do Anhangabaú. Para tal, a curadora Marília Pasculli providenciou cinco novas obras de arte digital. São duas interativas e três visuais, para seguir ocupando o espaço urbano com conectividade entre pessoas, o mundo real e o metaverso.

Veja também:

    Entre 15 de fevereiro e 01 de março, a Mostra PLAY! volta em fase bônus com uma parceria com coletivos de skatistas que frequentam o Vale, um documentário que coloca o skate como interface social, além de obras que abordam games e jogos tradicionais como a “Super Jogos Megamix”, que foi exposta em empenas pela cidade em setembro de 2021.

    A mostra PLAY! surgiu em 2013, através da ideia de que os jogos se tornaram uma tendência cultural e estão cada vez mais inseridos na vida urbana. Em 2022, a PLAY! vislumbra o poder transformador da tecnologia e aponta que metaversos podem ser novos espaços de socialização e coordenação da ação humana. O patrocínio é do Meta / Facebook.

    Continua depois da Publicidade

    Sobre cada obra:

    VICE-VERSO 2.0 

    Dimitre Lima e Gabriela Castro

    Obra interativaFunciona como um filtro coletivo em escala urbana que transforma os rostos dos transeuntes em personagens virtuais fictícios. A obra inclui 04 máscaras lúdicas em modelagem 3D com temas de insetos, dinossauros, robôs e alienígenas. A instalação foi inspirada no conceito de “Metaverso”, que surgiu no livro de ficção científica Snow Crash, de 1992. Na história, humanos na forma de avatares interagem uns com os outros num mundo virtual.

    Duração: indeterminada.Número de Jogadores: pessoas que circulam num raio de 6 metros da plataforma LED.

    GRIND VISION

    Rizomatique

    Obra interativa
    A obra considera o fluxo de skatistas no Vale do Anhangabaú, a fim de integrar de forma orgânica e criativa esse público assíduo no local. O skate é a interface para a interatividade. A câmera no container rastreia os movimentos dos skatistas sobre os obstáculos. Simultaneamente a imagem capturada pela câmera é transmitida no LED com interferências digitais sobre a imagem do skatista. Quanto mais tempo durar a manobra sobre o obstáculo, mais “glitch” se forma sobre o corpo do skatista.

    Duração: indeterminada.

    Número de Jogadores: conforme fluxo de skatistas e patinadores no mobiliário de manobras

    SUPER JOGOS CLÁSSICOS MEGAMIX

    Vini Fabretti

    Obra visual

    A obra homenageia os jogos clássicos de tabuleiro e também os eletrônicos como Space Invaders, Tetris e o famoso jogo da cobra, presentes no imaginário coletivo e que revolucionaram a relação homem-máquina por acelerar o desenvolvimento de interfaces. A estética retrô se relaciona com os videogames 16-bit como o Super Nintendo e o Mega Drive. 

    GAME LIFE

    LUCAS VISION

    (Obra visual selecionada via convocatória aberta)

    A narrativa visual ilustra o fenômeno da digitalização e gameficação da arte e da vida na sociedade atual.  A cidade se revela como palco do mundo físico, onde as tecnologias atuam como portais de conexão do ambiente urbano com o mundo virtual. Este surge como ambiente para a criação artística e suporte para expansão criativa e lúdica da sociedade.

    SESSÃO VÍDEOSKATE

    dias 19 e 20 de fevereiro (Sábado e Domingo) às 18h

    Programação especial que reúne vídeos de coletivos de skatistas de São Paulo e um documentário sobre a cena do skate na região central.

    Vídeo partes de:

    -Batalha do Vale (Sandro Sobral x Marcelo Formiga)

    -Love CT por Coletivo Coletores

    -Skate Espraiadas

    E o documentário “Pedra sobre Pedra” dirigido por Murilo Romão, com imagens de arquivo e depoimentos de parte dos atores sociais que se mobilizaram para defender a história do skate de rua presente nesse local. O filme aborda as motivações e propósitos do movimento “Salve o Vale” que teve como resultado a edificação do Memorial do Skate no Vale Do Anhangabaú (SP).

    Serviço Mostra PLAY! 2022 :

    Vale de Anhangabaú – Centro

    Datas: de 15 de fevereiro a 01 de março de 2022

    Horários:

    obras interativas das 14h às 20h

    obras visuais das 20h às 13h

    Como jogar: Ordem de chegada

    CONTEÚDO RELACIONADO