A Capcom lançou mais uma coletânea dos jogos da série Megaman, dessa vez focando na série Megaman Battle Network, a qual reúne os 6 jogos principais da série em duas coletâneas, um formato que a empresa estava focando em fazer desde sua primeira coletânea de jogos da série, tirando a do Zero, a qual deixou todos os jogos da série Zero e ZX em apenas uma coleção única.
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O Que é Megaman Battle Network?
Megaman Battle Network são vários títulos que se passam em uma linha do tempo da série principal de jogos (Megaman clássico, X, Zero, ZX e Legends) em que vivemos em um mundo onde a humanidade e a internet estão praticamente ligadas no dia a dia, com cada pessoa possuindo um “PET” um terminal que você pode acessar a internet, e lá dentro possui um “NET Navi”, um programa de computador que tem um corpo e uma vida própria que pode fazer várias coisas, desde tarefas domésticas ou até mesmo lutar contra vírus de computador. E dentro desse mundo existe os duelos de Navi, onde os lutadores que possuem um Net Navi duelam uns contra os outros.
O protagonista é Lan Hikari, que possui um Net Navi chamado “Megaman”. Nos jogos, os fãs acompanham Lan, Megaman e seus amigos em várias aventuras, desde enfrentar vírus que estão causando algum problema pra alguém, participar de torneios entre outros. Mas por baixo dos panos uma corporação chamada “WWW” está planejando dominar a internet e o mundo.
Além dos jogos principais de Gameboy, o título também ganhou vários spin offs e até mesmo um anime que adapta vários eventos dos jogos. Esse anime inclusive passou no Brasil com o nome de “Megaman NT Warrior” sendo transmitido no canal Jetix, e a versão NT Warrior foi adaptada para o público dos Estados Unidos. Além dos animes existe também um filme que complementa os eventos da animação e os mangás que saíram no Brasil pela Conrad.
Megaman Battle Network traz personagens já conhecidos dos fãs, mas com versões atualizadas para essa série, só que sendo mais focados nos personagens da série clássica como Cutman, Gutsman, entre outros. Além deles temos alguns personagens da série X e Legends.
A Coletânea
A Coletânea traz os 6 jogos principais lançados para o Gameboy Advance, porém deixa de lado os outros jogos spin off da série como Network Transmission lançado para Gamecube, ou o Megaman Battle Network Chip Challenge também lançado para o Gameboy Advance.
Os dois primeiros jogos foram lançados apenas como uma única versão, mas a partir do terceiro, começaram a seguir a formula de trazer duas versões do mesmo jogo, onde cada capa traz chips diferentes por exemplo, mas aqui é possível trocar no modo online, além de poder lutar contra outros jogadores na rede, algo que os fãs da série pediam faz tempo. Porém o modo online não possui servidores localizados no Brasil, mas um modo “global” foi adicionado. Também é possível jogar com o objetivo de conseguir um maior rank, igual aos jogos de luta.
A gameplay de Megaman Battle Network diferente dos outros jogos funciona como uma cruza de RPG com um jogo de cartas. Nas lutas o jogador pode se mover em 9 quadrados de uma cor, enquanto o inimigo também possui 9 quadrados de outra cor. Seu objetivo é destruir o oponente usando tanto o ataque básico do Megaman, ou chips de diferentes efeitos.
Você pode montar seu deck de chips que possuem diferentes tipos de ataque e estilo, desde chips ofensivos como espadas, canhões, chips que afetam o campo como o de roubar 3 quadrados do inimigo, jogar um pedaço do chão em cima dele ou de auxilio como o de restaurar a vida. Cada chip possui uma letra que pode ser combinado com outro da mesma letra, caso um chip possua um símbolo o jogador pode usá-lo com outras cartas para um maior combo, e ainda é possível adquirir outros chips enquanto avança pelos jogos.
A partir do quarto jogo foi adicionado uma mecânica de Full Synchro, onde se você conseguir impedir o ataque de um inimigo na hora que ele for atacar, Megaman poderá dar mais dano e o inimigo ficará paralisado por alguns segundos, porém ataques que param o tempo como os de conseguir pegar o campo do inimigo não funcionam.
Após vencer a luta contra um inimigo, um item será dado para o jogador, desde um chip novo ou dinheiro. Fora das lutas, o jogo possui dois planos que podemos explorar, um se passando na realidade onde nós jogamos com Lan, e um outro na internet onde controlamos o Megaman. Ambos são bem parecidos, mas com Megaman o jogo foca mais em exploração dos mapas, que são mais labirínticos e em encontros aleatórios contra inimigos. É possível falar com NPCs em ambos os planos de gameplay, que podem lhe dar itens. Ainda é possível encontrar itens espalhados pelo cenário.
Algumas coisas novas foram adicionadas nessa coletânea, sendo elas boas e outras que ficaram um pouco estranhas. A primeira é que agora quando se entra no menu é possível interagir com o Megaman, imitando um PET, pressionando um botão o Megaman ficará falando algumas coisas com o jogador, inclusive entrando e saindo do jogo ele também faz mais alguns comentários.
É possível também ativar um modo que o jogo chama de “Buster Max Mode” onde o Megaman ao atacar um inimigo tem o seu dano aumentado, podendo derrotar um inimigo simples com um golpe. Essa proposta é algo que vem nas coletâneas dos jogos desde a Megaman X Legacy Collection, que faz com que o jogo fique mais facilitado para um jogador novato, ou para acelerar a gameplay de um jogador que já tenha zerado.
Apesar de ser uma adição interessante, a série Battle Network assim como outros jogos de RPG, uma boa parte da diversão está em você ficar subindo de nível do personagem pelo mapa. Fazer isso por mais que facilite acaba tirando uma boa parte da diversão de conseguir ter a recompensa de deixar o seu personagem mais forte. Além disso, no modo online a opção de Buster Max é desativada para ser algo balanceado para os jogadores.
Retornos e mudanças
O jogo também apresentou a volta de chips que foram removidos no ocidente, como os crossover com o jogo “Boktai: The Sun Is in Your Hand” da Konami onde começaram a aparecer a partir de Megaman Battle Network 4, e pela primeira vez no Ocidente chips baseados no terceiro jogo da série estão sendo inclusos no sexto jogo. Houve um mudança também na fonte do game, que remove o estilo pixelizado do original e deixa uma bem mais esquecível e menos característica dos títulos da época.
Nas opções também é possível alterar algumas coisas do jogo, desde adicionar um filtro que tenta remover os pixels, mas que pode causar um efeito estranho no visual, aumentar o tamanho da tela, mudar o papel de parede que fica de fundo do jogo, mudar o brilho, entre outros.
No PC (Versão onde foi feita a review, agradecemos a Capcom pelo envio do jogo) por mais que o ele tenha essa aparência leve, não roda em qualquer PC, precisando ter um hardware um pouco mais recente para se jogar. Além disso durante o período que essa review foi escrita, para se jogar você precisa estar online, do contrário o jogo não irá rodar.
Megaman Battle Network Legacy Collection é uma excelente coletânea, para aqueles que nunca chegaram a jogar um jogo da série e é um bom lugar de escolha para se iniciar, pois reúne todos os jogos principais da série, mas para isso você precisará ter um PC com bom desempenho.
E para aqueles que já jogaram todos os jogos da série, pode ser algo que não lhe interesse em um primeiro momento, mas o modo online pode atrair um jogador que já zerou e queira competir contra outros fãs, principalmente por ser algo mais simples e funcional.
Review e gameplay do jogo: Natan Marin Uemura