Publicidade
Comportamento

A psicoconstrução representa uma inovação no campo terapêutico

Gostou? Compartilhe!
psicoconstrução
Entenda mais sobre isso e si mesmo.
Publicidade

Avanços na neurociência podem trazer descobertas relevantes para melhor compreensão da complexa mente humana. Atualmente, com o aumento do interesse pela manutenção da saúde mental, muitas pessoas já fazem terapia regularmente. Porém, os métodos tradicionais podem ser reinventados e adaptados com base na memória primitiva que está intimamente ligada à genética e aos antepassados, esta é a psicoconstrução.

Veja também:

    Comprovando a minha teoria, recentemente, pesquisadores dos Estados Unidos identificaram um biomarcador em plaquetas humanas que rastreia a extensão da depressão, demonstrando que há influência de fatores genéticos em distúrbios da mente como a depressão. Os pesquisadores acreditam que, com exames de sangue, serão capazes de identificar se as terapias com antidepressivos estão funcionando em 1 semana, o que representa uma revolução no tratamento que, atualmente, leva semanas ou meses para ter a sua funcionalidade avaliada.

    É válido ressaltar que a psicoconstrução não invalida as terapias psicanalíticas. Mas, a responsabilidade de manter a homeostase dos indivíduos traz ao paciente mudanças no sono, na alimentação, no físico, no trabalho e nas rotinas de atividades intelectuais. A psicoconstrução pode ainda trazer maior harmonia nos relacionamentos, promovendo um modelo ecológico de saúde e bem-estar.

    Continua depois da Publicidade

    A ‘arquitetura da mente humana’ foi construída com bases em 5 aspectos usados na psicanálise: memória primitiva, inconsciência, inconsciência em excesso, pré-consciência e consciência. A evolução da inteligência e do nível de racionalidade está intimamente ligada ao armazenamento de memórias e à movimentação instantânea circular deste momento, que interfere muito na forma e na intensidade dos eventos. Ou seja, quanto mais racional uma pessoa for, melhor ela conseguirá lidar com problemas.

    O método de psicoconstrução consiste primeiro em uma consulta inicial, na qual o paciente pode decidir se deve iniciar o processo terapêutico a médio, longo prazo, ou apenas seguir o que foi dito na consulta. Essa nova terapia foi desenvolvida com base na genética. O ser humano pode, de fato, transportar os problemas desenvolvidos por seus ancestrais. No método, buscamos resolvê-los ao tornar o paciente consciente desses problemas.

    A terapia desenvolvida por mim é importante porque os maiores benefícios que levam a cura se originam de informações sobre os marcadores hereditários. A psicoconstrução modela as funções cognitivas, que levam o sujeito a tomadas de decisões e ajustes em sua rotina de acordo com a sua singularidade.

    Nesta novidade, apresentamos ao paciente técnicas e treinamentos cognitivos para que ele consiga obter autonomia e encontrar soluções para problemas futuros, decorrentes de situações que já foram tratadas. A psicoconstrução tem diversas técnicas que agem na raiz do problema. É uma inovação nos processos terapêuticos já utilizados. Essa terapia vai além da percepção do trauma. No entanto, agrega dados genéticos em busca da razão do trauma, que é a origem do transtorno, da síndrome ou de qualquer problema que comprometa o equilíbrio mental.

    Link do estudo: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2546/968

    Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

    Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é colunista do Observatório de Games, PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa e Intertel, associação de pessoas de alto QI e especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

    CONTEÚDO RELACIONADO