Conheça uma das linguagens de programação mais fácil para iniciantes

Programador e tech influencer Bendev Junior fala sobre a facilidade de aprendizagem da Python e reforça a importância de dominar ao menos um código de programação

Linguagem de programação
Publicidade

Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) sofreu uma expansão considerável. A área, repleta dos mais diversos setores, atrai os jovens devido à sua vivência direta com a tecnologia e às muitas oportunidades de vagas no mundo todo, a maioria delas com altos salários e benefícios como o home office

Dentro da TI, um dos setores mais visados é o de desenvolvimento de softwares, no qual o seu principal instrumento de trabalho é a linguagem de programação. Hoje, existem muitas variações desses códigos, e eles exercem um papel fundamental dentro da internet e em áreas mais complexas, como a ciência de dados, coleta de informações e inteligência artificial. 

Essa diversidade de linguagens pode confundir quem está adentrando no universo da TI agora. Porém, existem códigos mais simples, ideias para os iniciantes, e que mesmo possuindo essa facilidade, ganhou notoriedade entre os desenvolvedores. Um exemplo é a Python, uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente.

Continua depois da publicidade
Benedito Manoel da Silva Junior, mais conhecido como Bendev Junior, é um empreendedor, programador e tech influencer brasileiro. (Imagem: divulgação)

A Python é uma High Level Language (linguagem de alto nível), criada com a filosofia de valorizar o esforço humano sobre o computacional, e que apresenta um dinamismo e uma capacidade multiplataforma orientada a objetos. Por ser de fácil compreensão, ela ganhou popularidade até mesmo entre os profissionais que não se encaixam na área da programação, como cientistas de dados e engenheiros. 

“Essa linguagem é muito usada em machine learning, além de ser facilmente escalável e de simples de leitura para o programador. A sua curva de aprendizagem é bem mais curta quando comparada a outras linguagens, como a Java, por exemplo”, pontua Bendev Junior, programador e tech influencer

O programador explica que a Python contém uma grama de bibliotecas – códigos externos que podem ser importados nos projetos para acrescentar valor ou fazer alguma ação específica – muito grandes. “Por exemplo, o Pandas é usado para manipulação de dados no Python, ou o Numpy, que é uma biblioteca para todos os tipos de operação matemática, tornando, assim, simples e rápido de criar uma aplicação”, esclarece Bendev.

Em 2021, o código se manteve no topo das linguagens mais amadas pelos desenvolvedores, possibilitando que os profissionais que tivessem o conhecimento sobre ele fossem visados e valorizados no mercado. O tech influencer afirma que os atributos exigidos dependem do nível da vaga, e que, no mercado de TI, é preciso ter disciplina e inteligência emocional para saber lidar com decisões ou erros. 

“Mas, sim, dominar ou conhecer o conceito básico para uma ou mais linguagem de programação é indispensável, até porque existem níveis de conhecimento na área, que são: Junior, Pleno, Sênior e Especialista. Porém, dependendo da sua escolha, você pode ir para Tech Lead por exemplo uma área mais de gestão, mas que ainda exige esse conhecimento”, pontua o programador.

Para os que desejam se aventurar no universo dos códigos de programação, Bendev afirma que é necessário estar pronto para aprender, e que saber ouvir feedback faz parte no caminho para o crescimento profissional. Além disso, ele reforça a importância de cuidar da saúde emocional e física, especialmente aquelas que trabalham remotamente e passam o dia na frente do computador.

“Nunca deixar de se atualizar e entender que conhecimento é a única coisa que ninguém vai tomar de você. Porém, não ficar desesperado e ir com calma também é importante. Foque em uma linguagem e firme nela, e depois aprenda outras, mas sempre tenha dominância de uma para poder ter um ponto central”, finaliza.

Sobre o Bendev Junior

Benedito Manoel da Silva Junior, mais conhecido como Bendev Junior, é um empreendedor, programador e tech influencer brasileiro. Foi sócio e desenvolvedor Java de uma empresa de desenvolvimento de softwares, e, junto com os outros sócios, criou um sistema de controle de estoque, que foi vendido posteriormente, em 2014. 

O empreendedor é considerado por empresas e sites especializados como referência na área tecnológica no Brasil, e recentemente foi citado como o maior influenciador da sua área em Mato Grosso. Em 2021, foi homenageado pelo Parlamento de Poconé, sua cidade natal, e, no mesmo ano, recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Cuiabá (capital), que reconheceu Bendev como novo empreendedor de tecnologia digital e mídia.

Publicidade
© 2022 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade