Ter controle sobre o seu cérebro é fundamental para uma série de situações, tanto no seu dia a dia como no tratamento de condições neurológicas, como ansiedade, pânico, TDAH, Estresse Pós Traumático, TOC, entre outros, todos esses benefícios podem ser alcançados com uma técnica chamada neurofeedback.
Veja também:
O neurofeedback tem sido amplamente utilizado tanto para o tratamento de doenças neurológicas, quanto para alcançar a alta performance, ele consiste no uso de um EEG – Eletroencefalograma, que utiliza eletrodos no couro cabeludo para captar os sinais elétricos das ondas cerebrais do paciente, transmitindo-as em tempo real.
Essa visualização possibilita ao especialista uma visão mais precisa do que ocorre no cérebro do paciente ao ser exposto a determinada situação, comportamento ou sentimento, permitindo um melhor direcionamento das abordagens utilizadas.
Além disso, a técnica permite que o próprio paciente visualize o comportamento das suas ondas cerebrais de acordo com cada situação e possa realizar o esforço consciente para alterar os padrões, estimulando o processo de autorregulação cerebral, uma espécie de jogo em que você precisa mudar os gráficos alterando a forma como lidar com determinada situação.
A técnica permite que o paciente consiga estimular de maneira mais assertiva as habilidade naturais do cérebro de acordo com a sua necessidade, realinhando seu comportamento, o que ajuda na melhora do desempenho cognitivo, alta performance e auxilia no tratamento de doenças.
Sobre o Dr. Fabiano de Abreu
Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é colunista do Observatório de Games, PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises.