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Apertando o passo

Construindo seu Jogo – Parte II – Ferramentas

O jogo começa na sua cabeça, mas isso é só o start
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Programador de jogos
(Reprodução)
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Introdução

No meu artigo anterior desta série de construção de seu jogo, eu abordei alguns aspectos importantes sobre o game design, sobretudo na construção do Game Design Document, o “manual de construção” de nosso jogo. Neste novo artigo vamos dar um pequeno guia de ferramentas (softwares livres e comerciais), dos quais você pode utilizar para seu jogo.

Veja também:

    Temos a visão de que existem demandas para os diversos tipos de ferramentas, contudo nós vamos ter um olhar especial para o desenvolvedor novato neste artigo. Nosso objetivo neste primeiro momento é ajudar você que está começando.

    Eu tinha até começado a escrever este artigo citando e explicando alguns softwares famosos, mas aí eu pensei: isto tá chato e sem graça. Resolvi então fazer uma coisa mais simples e direta, fugindo do padrão. Vou explicar cada ferramenta no processo e deixo você escolher a que você achar melhor.

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    E fazendo as palavras do Mestre Galileu da Galiléia, as nossas: “Vamos cair de cabeça nisso”.

    Game Engines

    Unity Tutorial 3d Game - supportforward
    Unity – Imagem vinda de Tutorial do Youtube

    Definimos como Game Engine como um programa de computador ou conjunto de bibliotecas de funções, que simplificam o desenvolvimento de jogos eletrônicos ou aplicações facilitando assim todo o processo de criação, podendo ser tanto para jogos 2D ou 3D,

    Na prática é um software que já contém uma coisa de recursos/rotinas prontas que podem ser agrupadas e assim criar uma diversidade de jogos. Claro que é necessário ter conhecimento de pelo menos lógica de programação e de alguns conceitos importantes de um jogo.

    Não basta só iniciar o programa que em pouco tempo você vai estar com um título AAA pronto. Ledo engano! É necessário em muitos casos programar, determinar fluxos de jogo, balanceamento, etc. A verdade é que estas ferramentas facilitam e otimizam muito a produção de um título.

    As game engines serão utilizadas para construir a base de seu jogo, mas o resto vai depender de sua criatividade. Aqui no Brasil as game engines mais usados são o Unity (3D) e também o Construct 3 (2d), mas existem outros como o Unreal, Godot, Game Maker. Basta utilizar o Google para você se aprofundar.

    Softwares Gráficos

    O Magica Voxel

    Aqui vamos falar das ferramentas utilizadas em arte para games. Contudo temos que pontuar uma coisa importante: qual é o aspecto visual de seu jogo. Basicamente temos dois tipos : os jogos 2D e os jogos 3D. Normalmente os iniciantes vão para os jogos 2D e assim vivem num mundo focado em pixels.

    Os jogos baseados em pixel, ou em pixel art, utilizam softwares leves e que não necessitam de um processamento gráfico massivo e são uma excelente forma de baratear a produção. Existem programas sob a forma de software livre ou de custo muito baixo. Podemos citar como exemplos o Asesprite, o Pixlr e até o Paint do Windows.

    Já no caso dos jogos em 3D precisamos olhar com mais cuidado em termos de projetos. São softwares caros e necessitam de um investimento maior para sua aquisição, além de um parque de hardware mais robusto. Como exemplo temos o: Maya, Zbrush e os softwares livres Blender e Magica Voxel.

    Softwares para Som

    O Audacity

    Sim, precisamos de som, afinal seu jogo não vai ficar mudo, ou sem uma bela trilha sonora. O som é muito importante para um jogo e os profissionais de som são importantes para sua equipe. Existem pacotes de som comerciais bem potentes, mas também livres.

    `Podemos citar o FMOD, o Fabric, Adobe audition, Audacity (software livre), FL Studio, entre outros. Muitos especialistas de som preferem trabalhar em MAC, no lugar do Windows, mas isso varia de acordo com a disponibilidade de recursos e do que o projeto de jogo venha demandar.

    Softwares para Game Design

    Na minha opinião, o Game Designer precisa basicamente das seguintes ferramentas:

    • Lápis/Caneta, caderno e calculadora
    • Editor de Textos e Planilha

    O resto é basicamente a ludografia do Game Designer e sua experiência aliada a um bom conhecimento técnico. Existem contudo algumas ferramentas como o Milanote e o Twine, este último, uma ferramenta livre excelente para criação de roteiros e até mesmo jogos interativos.

    Eu gosto de acrescentar ao Game Designer ferramentas como o Trello, para gestão de projetos junto com a produção e até mesmo serviços de nuvem como o Google Drive ou Dropbox, para documentos comunitários, isso é muito importante para o trabalho em equipe.

    Mas o que ferramentas eu utilizo?

    Fotografia Com Pouca Luz Do Conjunto De Equipamento Para Jogos De Computador

    Você deve estar perguntando até agora:

    Tony que softwares eu utilizo?
    Qual são os melhores na sua opinião?

    A minha respotsa para isso é:

    AQUELE QUE SE ADAPTA MELHOR PARA O O SEU PROJETO DE GAME!

    Exatamente isso! Não existe o melhor software hoje em dia, e sim aquele onde vai encontrar facilidade de utilização, um bom suporte de comunidade e oferta de profissionais no mercado que você está inserido. Por exemplo você como programador deverá utilizar uma engine que a maioria das empresas utiliza. Isso gera oportunidades de trabalho para você.

    Ao mesmo tempo um artista, ou um designer de som, vão utilizar ferramentas padrão das empresas e assim conseguir também oportunidades de trabalho e mesmo, quem sabe, participar da equipe de algum grande projeto. É importante você ficar focado nisso pois os trabalhos estão aí a sua espera.

    Mas fica a dúvida Tony. Qual é a sua caixa de ferramentas para desenvolvimento de jogos?

    Bom vamos lá, tanto nos meus jogos físicos, como digitais eu utilizo o seguinte:

    • Pacote de software Libre Office (software livre);
    • Engines: Unity e Construct 3
    • Editor de Pixels : Asesprite e Paint
    • Editor 3D: Rhinoceros e Magica Voxel
    • Pacote de Som Audacity
    • Pacote Gráfico Affinity

    Eu tenho uma outra penca de software específicos para algumas atividades, mas esta aí é minha caixa de ferramentas padrão para fazer jogos. Eu cheguei a isso depois de experimentar muita coisa e fazer projetos que deram certo ou errado. Foram muitos projetos experimentando diversos softwares.

    Finalizando

    Queria deixar aqui uma coisa para a reflexão de vocês:

    O jogo começa na sua cabeça!

    Ou seja, antes de você começar, deve saber exatamente o que vai fazer, pois as vezes ferramentas muito simples e livres poderão atender a demanda do seu projeto. Uma outra coisa é pensar pequeno, falo novamente em começar com um projeto modesto que vai servir para você ERRAR e ACERTAR.

    Por isso, mãos a obra! Comece a colocar o seu projeto pra frente!

    Tony Garcia é Game Designer, Educador, Gamification Designer, Especialista em Manufatura Aditiva e em Tecnologias Educacionais.
    Tem mais de 80 jogos desenvolvidos e trabalhou com mentoria em mais de 30 startups de jogos. Atuou em projetos de jogos educacionais e gamificação
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