Publicidade
Metaverso

Niantic revela nova plataforma para criação do “metaverso do mundo real”

O ‘Lightship’ é feito para unir o mundo digital e o real
Gostou? Compartilhe!
Niantic metaverso
Niantic metaverso (Foto: Reprodução/Niantic)
Publicidade

A Niantic, estúdio de ‘Pokémon Go’, aparentemente também quer criar um “metaverso”, como o próprio Meta – novo nome da empresa do Facebook.

Nesta terça (9), a empresa anunciou o lançamento de uma plataforma para criação do “metaverso do mundo real”. Ela tem o nome de Lightship e é construída em torno das partes necessárias para unir o mundo digital e o real.

Segundo John Hanke, CEO da Niantic, o Lightship permitirá que os aplicativos móveis identifiquem para onde a câmera do usuário está apontada, o céu ou para a água por exemplo, mapeando as superfícies e a profundidade de um ambiente em tempo real, e até introduzindo um objeto virtual atrás de um físico.

Continua depois da Publicidade

O projeto está sendo desenvolvido há um tempo, mas a partir de 15 de novembro, ela estará aberta para o acesso de qualquer desenvolvedor. A maior parte do kit de ferramentas do software é gratuita, apesar de que a Niantic irá cobrar por um recurso que pode permitir que vários dispositivos acessem experiências de RA (realidade aumentada) compartilhadas simultaneamente.

Hanke acredita que o Lightship oferecerá uma experiência muito atraente e diferente de RA para os usuários, em relação às ferramentas que estão sendo desenvolvidas por Apple e Meta. O CEO, inclusive, se diz contra a ideia de que a tecnologia tire as pessoas do mundo real. Ele quer que os desenvolvedores da Niantic e Lightship criem aplicativos que mantenham as pessoas engajadas com o físico.

CONTEÚDO RELACIONADO