Playstation 5 e Xbox Series em falta: entenda o porquê

Escassez de semicondutores atinge o mundo todo

Publicado em 20/09/2021 17:47
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Sony e a Microsoft não tem conseguido produzir seus novos consoles – Playstation 5, Xbox Series S/X – de acordo com a forte demanda que costuma aparecer. Desde o lançamento, os aparelhos se esgotam em questão de horas após novos modelos chegarem às lojas especializadas e há depois uma grande demora para o estoque ser abastecido novamente.

Para isso, porém, existe uma explicação. A escassez de um item vital para muitos dos bens que consumimos, não só de games, tem afetado a produção mundial de diversos produtos. Esses são os semicondutores, que são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica intermediária, ficando entre condutores e isolantes. Eles são parte fundamental de qualquer eletroeletrônico e maquinários, desde os consoles, passando por smartphones e placas gráficas, até carros e painéis solares.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A produção desses itens mundialmente está em baixo e ainda, quando acontece, se dá em grande parte na China, o que também agrava a crise no setor, já que há impedimentos de importação e exportação impostos pelo governo chinês. Um dos exemplos é na relação com os Estados Unidos, fato que afeta o cenário global já que a produção e redistribuição de diversos produtos acontece por lá. Além de tudo isso, no Brasil a situação ganhou um fator a mais em junho, com a única companhia nacional produtora de semicondutores, a Ceitec, sendo fechada.

Porém, mesmo com todo esse cenário, a indústria de eletrônicos no Brasil pode seguir otimista. O ‘Índice de Confiança do Empresário Industrial’ (ICEI), medido pela última vez em julho, ficou acima dos 50 pontos, atingindo 63, sendo o maior patamar deste ano após um período sucessivo de quedas. A projeção para o segundo semestre, inclusive, é de aumento nas vendas para o setor, em 73% das empresas.

Vale a pena então os gamers aguentarem firme por hora. Pode ser que demore um pouco para você adquirir o seu sonhado console novo, mas esse momento chegará. Fique de olho pois o Playstation 5 e Xbox Series S/X costumam chegar em estoque repentinamente, e se esgotam muito rápido, como já mencionado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar