Publicidade
Golaço

Além do jogo: Vini Jr e Casas Bahia fecham parceria para ajudar escolas públicas

O apoio da Fundação vai contribuir para a expansão do Instituto e a instalação de salas de tecnologia em escolas públicas de Recife-PE, Cabrobró-PE e Novo Hamburgo-RS
Gostou? Compartilhe!
VINI JR CASAS BAHIA
(Montagem: Reprodução)
Publicidade

Casas Bahia e Vini Jr. anunciaram uma parceria que coloca ambos em outra iniciativa fazendo algo a mais que um jogo. Depois da rede varejista receber com muita festa o lançamento mundial de God of War Ragnarök e o atacante brasileiro investir em um time de eSport, agora são alunos de escolas públicas que estão escalados para passar de fase.

A parceria tem como objetivo fortalecer a Educação Pública no país, reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela iniciativa social do jogador Vini Jr., destaque da Seleção Brasileira e do Real Madrid.

O que vai ser construído

Novas salas de tecnologia serão construídas em escolas de todo o país, atendendo centenas de crianças, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, através do aplicativo BASE, que foi desenvolvido para auxiliar as professoras no processo de Ensino-Aprendizagem.

Continua depois da Publicidade

A parceria também vai permitir ao Instituto Vini Jr. ampliar sua atuação, desenvolvendo uma nova metodologia própria para atender as crianças do sexto ao nono ano. A aproximação entre as duas organizações se deu após o jogador estrelar uma campanha da marca Casas Bahia.

O jogador Vini Jr e crianças atendidas pelo INstituto Vini Ju. (Foto: arquivo do Instituto Vini Jr)

O apoio institucional da Fundação, organização responsável pelas ações sociais da Via, dona da Casas Bahia, vai beneficiar a abertura de três novos Centros de Tecnologia Educacionais BASE (CT BASE), nos municípios de Recife-PE, Cabrobró-PE e Novo Hamburgo-RS.

O CT Base é um projeto de inovação educacional que contempla infraestrutura, capacitações e métodos para instrumentalizar professores e gestores das escolas públicas na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Eles são equipados com celulares, laptops, TVs e tablets para dar suporte ao ensino dos estudantes.

Futebol também

Com ambientes que remetem a um estádio de futebol – com grama sintética, puffs e poucas mesas – professores e crianças com idades entre 6 e 10 anos vivenciam um processo educacional mais dinâmico e interativo.

App também entrará em campo

Os professores ainda têm à disposição o aplicativo BASE que os auxilia na rotina da sala de aula. A ferramenta usa elementos do futebol para atrair a atenção dos estudantes e conta com diversos conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, de acordo com as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O desenvolvimento e os testes da tecnologia foram feitos na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, em São Gonçalo (RJ), escola onde o próprio Vini Jr estudou durante a infância. 

O apoio da Fundação Casas Bahia também vai contribuir para a manutenção dos três Centros de Tecnologia Base (CT Base) que foram implementados em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ) e Rio Preto (MG) e estão em pleno funcionamento.

A parceria também vai permitir o desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional (MVP) capaz de facilitar os processos de ensino-aprendizagem no segundo segmento do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) das escolas públicas, considerando a realização de pesquisas e testes de usabilidade com os usuários (alunos e professores). Atualmente, a metodologia é aplicada do 1º ao 5º ano, beneficiando crianças de 6 a 10 anos.

Gerente da fundação está otimista com a iniciativa

Para a gerente da Fundação Casas Bahia, Natália Menezes, os valores do Instituto Vini Jr estão alinhados ao protagonismo jovem que é um dos pilares da instituição. “Acreditamos que o acesso à educação de qualidade transforma vidas, por isso investimentos em iniciativas que incidem na realidade educacional do país. A parceria com o Instituto representa nosso compromisso com a pauta e reforça esse importante trabalho que visa reduzir o enorme abismo entre o ensino público e privado. ”, diz Natália.

“É muito importante para a gente encontrar parceiros com os mesmos objetivos, que tenham foco na educação pública de qualidade, que queiram somar com a gente nessa construção de métodos capazes de ajudar as professoras na árdua missão de ensinar toda uma nova geração.

O Instituto Vini Jr vem trabalhando para usar a temática do futebol em prol da educação pública de qualidade e encontramos na FCB esse mesmo objetivo. É apenas o início de uma relação de longo prazo, que será muito importante para a rede pública de ensino em todo o país”, explica Victor Ladeira, diretor Executivo do Instituto Vini Jr.

Sobre o Instituto Vini Jr

O Instituto Vini Jr. é um sonho antigo do jogador e da família. Assim como trabalhar com o tema Educação. O Instituto foi criado em 2020 como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, cuja proposta de valor se ampara no Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como direito de todas e todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade 

Assim, se propõe a desenvolver colaborativamente com as escolas públicas brasileiras inovações nos processos de ensino-aprendizagem, que atendam a diferentes realidades escolares, territoriais e geracionais, oportunizando a autonomia dos educandos, a integração da família nos processos educativos e o suporte aos educadores das redes públicas de ensino. 

Sobre a Fundação Casas Bahia  

A Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores.

Nos últimos dois anos, estivemos ao lado das comunidades por meio de ações de ajuda humanitária, investindo mais de R$ 8 milhões em ações de combate à fome. A expressão social do ecossistema da Via – que administra Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br – nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.   

CONTEÚDO RELACIONADO