Jogo será transmitido a céu aberto para conscientizar sobre doença crônica

Para marcar o mês da Espondilite Anquilosante, doença que que acomete em sua maioria, pessoas jovens, empresa usa a tecnologia para informar e educar.

Publicado em 11/05/2022 11:08
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, traz uma comunicação diferenciada para falar sobre a Espondilite Anquilosante (EA), doença que se caracteriza pela inflamação das grandes articulações da coluna e tem como principal sintoma a dor nas costas.

No dia 13 de maio, esta sexta, um game educativo será transmitido em uma intervenção urbana na Avenida Paulista, coração de São Paulo. Os interessados que estiverem passando pelo local no momento da ação poderão jogar uma partida e aprender mais sobre a doença, como identificar seus sintomas e tratá-los.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A ativação faz parte da campanha Combata a Dor: enfrente a Espondilite Anquilosante e conquiste mais movimento. A Espondilite Anquilosante ainda é pouco conhecida, mas muitas pessoas podem ter a doença e ainda não saber. Ela acomete principalmente homens jovens, de 20 a 40 anos, um público que tem bastante identificação com o segmento de game marketing.

Segundo dados da consultoria Newzoo, existem aproximadamente 75,7 milhões de jogadores (ou “players”) no Brasil, a maioria entre 20 e 30 anos. Embora homens predominem, mulheres somam 47% do público gamer no Brasil. “Identificamos nesse universo um canal para nos conectarmos com o público de interesse, bem como com a sociedade em geral, para passar um conteúdo qualificado e educativo sobre a doença”, afirma Luciana Sobral, Diretora de Comunicação da Janssen.

Jogo ao céu aberto

Para se conectar com o público a iniciativa traz um game abordando informações educativas e de conhecimento sobre a doença. Diretamente da Avenida Paulista, em São Paulo, um famoso streamer estará acompanhado de um paciente de Espondilite Anquilosante e juntos disputarão o jogo de perguntas e respostas.

“Os jogadores devem trabalhar juntos ao indicar as respostas corretas e para que sigam evoluindo na narrativa do jogo. Desta forma, reforçamos a ideia de aprendizado colaborativo e da importância das redes de apoio”, explica Ricardo Palmieri, designer de interatividade responsável pelo desenvolvimento do game.

O jogo desvendará a jornada do paciente e trará informações importantes sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento. O roteiro do jogo também vai alertar para a importância de se atentar aos sintomas e procurar um atendimento especializado, de maneira a envolver o público e despertar a atenção de quem estiver passando pelo local.

A ação também abordará a importância do papel do reumatologista. Na ocasião, será disponibilizado um espaço de prestação de serviço com muita interação e informação. Médicos parceiros estarão presentes no local para fornecer orientações sobre sintomas e reforçando o papel do reumatologista no diagnóstico da doença.

As pessoas que estiverem passando pelo local poderão interagir, tirar dúvidas e participar de uma partida junto com o streamer. “Nesse universo ainda conseguimos direcionar mensagens ao paciente já diagnosticado, reconhecendo a sua dor, incentivando a adesão e manutenção do tratamento. Além de reforçar e valorizar também o papel do reumatologista em sua jornada”, declara Luciana.

Serviço

Data da ativação: 13 de maio

Local: MARKET PAULISTA – Avenida Paulista, 1941

Horário: das 19h às 23h

Sobre a Espondilite Anquilosante

É comum os primeiros sintomas serem vistos como consequência das atividades do dia a dia ou serem confundidos com outras doenças. Porém, com o tempo, as constantes dores nas costas e a diminuição da mobilidade por conta da fusão óssea chamada de anquilose, acabam gerando grandes impactos na vida dos pacientes.

Daí a importância de conhecer a doença. A informação correta leva ao reconhecimento dos primeiros sintomas, permitindo diagnóstico precoce e tratamento adequado, e garantindo mais qualidade de vida ao paciente.

Apesar de cada paciente ter a sua própria experiência, os sintomas mais comuns são dores na coluna que por vezes irradiam para as nádegas, pioram com o repouso e melhoram com movimento, podendo inclusive despertar o indivíduo do sono. O quadro geralmente surge lentamente, persiste por mais de 3 meses e pode vir acompanhado de dores e inchaços em articulações como pés e tornozelos, mais intensas ao se levantar pela manhã.

Outros sinais de alerta que também podem ser relacionados à Espondilite Anquilosante são a uveíte (inflamação no olho) da região colorida do olho), a psoríase (inflamação da pele com característica descamativa e avermelhada) e a colite (inflamação do intestino).

“O diagnóstico tardio, a demora para chegar ao especialista e iniciar o tratamento adequado tornam a jornada dessas pessoas ainda mais difícil. Esses fatos reforçam a importância de identificar precocemente a doença, acompanhar esse paciente e colocar à sua disposição tratamentos inovadores que vão ajudá-lo a conquistar mais qualidade de vida”, afirma o reumatologista Cristiano Campanholo, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar