Publicidade
Mais que um jogo

Minecraft ganha ensino de ciência da computação nos EUA

O Departamento de Educação dos EUA reserva uma doação considerável para ajudar a financiar um programa que ensinará codificação e ciência da computação usando Minecraft.
Gostou? Compartilhe!
Minecraft Education
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O Departamento de Educação dos EUA aprovou um financiamento que permitirá que milhares de alunos do ensino médio aprendam ciência da computação com o Minecraft. O jogo sandbox extremamente popular da Mojang é usado há muito tempo para fins de ensino, e o Minecraft Education foi projetado propositalmente para ser usado em escolas e ainda vem com planos de aula e ideias gratuitas para professores.

Ao longo dos anos, o Minecraft tem colaborado com outros estabelecimentos de ensino para oferecer conteúdo especializado com foco em um nicho específico. Em 2021, a edição educacional do Minecraft adicionou lições para o Dia Internacional da Mulher que ensinavam sobre o sufrágio feminino e o trabalho da ativista e sufragista britânica Emmeline Pankhurst, bem como de Malala Yousafzai, a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz do Paquistão que defende a educação das mulheres.

Agora, o Departamento de Educação dos EUA, através do seu programa de Inovação e Investigação Educacional, concedeu 4 milhões de dólares em financiamento à organização nacional sem fins lucrativos Urban Arts. O objetivo da bolsa é ensinar codificação e ciência da computação para 3.450 crianças sub-representadas do 6º ao 8º ano em Nova York e na Califórnia.

Continua depois da Publicidade

O programa do Urban Arts, denominado “Creative Coders: Middle School CS Pathways Through Game Design”, usará o Minecraft Education para ajudar os alunos a aprender codificação por meio de atividades baseadas em jogos, o que deverá resultar em “desempenho acadêmico, melhor frequência, [e] maior interesse pela escola.” O programa é uma variante do ensino médio de um programa semelhante de ensino médio de Artes Urbanas que já provou ser bem-sucedido.

A Creative Coders atenderá alunos do ensino médio Título I, aproximadamente 70% dos quais serão de famílias com renda abaixo da linha de pobreza federal. … Através de um modelo misto de aprendizagem profissional, os professores são apoiados no ensino de um curso de Introdução à Ciência da Computação no ensino médio, usando um currículo rigoroso e uma abordagem pedagógica baseada em evidências.

O potencial do Minecraft Education para ser uma ferramenta eficaz para aprender codificação, ciência da computação e outras disciplinas STEM tem sido evidente desde que foi lançado em versão beta em 2016. “Escape Estate” foi outro projeto do Minecraft criado por um grupo chamado Hours of Code que também usou um método baseado em jogo para ensinar fundamentos de codificação.

Os jogadores se perderam em uma mansão e tiveram que usar codificação para resolver os vários quebra-cabeças do jogo de fuga. Ao contrário dos Creative Coders da Urban Arts, a experiência de aprendizagem envolvente criada pelo Hours of Code estava disponível para qualquer pessoa com acesso ao Minecraft Education.

Via: Minecraft Education/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO