Publicidade
Lista

Onda de calor: Confira 5 dos melhores jogos sobre como salvar o meio ambiente

O que não faltam em todos os meios, inclusive nos jogos, são temas de como salvar o nosso planeta, certo Sonic?
Gostou? Compartilhe!
Sonic
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O planeta passa por uma das maiores – e bruscas – mudanças em seu clima e ambiente. E a culpa é do ser humano. Avisos foram dados em todas as suas formas desde o século passado quando a indústria e as construtoras destruíam de forma jamais vista florestas, pequenas comunidades e poluindo o ar e água, apenas algo essencial para a sobrevivência de toda vida na Terra.

Além dos ambientalisas, os jogos também embarcaram nesses alertas. E sempre de forma bem direta, com vilões que destroem vilas e oprime seus habitantes (pequenas comunidades, índios), jogam detritos em rios, não se preocupam em explodir bombas e etc. Sendo assim, confira 5 dos melhores jogos sobre como salvar o meio ambiente e comece agora mesmo!

1. Sid Meier’s Civilization (1991)

O jogo de estratégia original baseado em turnos de 1991, Sid Meier’s Civilization, é frequentemente conhecido por estabelecer o gênero 4X, mas este jogo também foi um dos primeiros a incorporar as mudanças climáticas na jogabilidade. Quando os jogadores começam a desenvolver cidades e tecnologias modernas, a poluição resultante pode fazer com que certas peças se tornem corrompidas e inutilizáveis, e muitas dessas peças inúteis podem levar ao aquecimento global.

Continua depois da Publicidade

Embora a mecânica das mudanças climáticas permanecesse em Civilization II e III, as parcelas mais recentes infelizmente a deixaram de fora, embora ela tenha retornado no DLC Civilization VI: Gathering Storm. Embora as questões ambientais não sejam o foco destes jogos, a sua inclusão significativa dentro destes e de outros títulos antigos como SimCity mostra que estas preocupações sempre tiveram uma presença forte nos jogos, o que continuou com outras franquias como Horizon e Fallout.

2. Sonic the Hedgehog (1991-até hoje)

Embora a maioria dos jogadores possa não saber disso, a série Sonic the Hedgehog sempre teve mensagens ambientais em sua essência. Em quase todas as entradas, Sonic e seus outros amigos inspirados em animais lutam contra o Dr. Robotnik e seus robôs, o que mostra o conflito entre a natureza e a força destrutiva das tecnologias modernas.

Durante uma entrevista de 2010 com o criador da franquia, Yuji Naka, por This Is My Joystick!, ele até confirmou esses temas dizendo que o Dr. Robotnik pretende ser uma “representação radical de toda a humanidade e do impacto que a humanidade está tendo na natureza.” Como Naka não podia falar abertamente sobre suas opiniões ambientais em 1991, ele usou videogames para transmitir como a tecnologia moderna e a poluição prejudicam a natureza.

3. Eco (2018)

Lançado em acesso antecipado em 2018, Eco é um premiado jogo de simulação de mundo aberto onde o jogador deve salvar o mundo do jogo de um ataque iminente de meteoro, desenvolvendo tecnologia até o ponto em que o meteoro possa ser destruído antes de chegar. Porém, os jogadores precisam ter cuidado porque suas ações impactarão o mundo ao seu redor.

À medida que o jogador constrói civilizações, ele deve monitorar as plantas, os animais e o clima do mundo para evitar matar o mundo enquanto tenta salvá-lo. Cada detalhe do mundo do jogo terá impacto nos gráficos e mapas de calor do jogo, que o jogador pode usar para ver como suas ações afetam o mundo e quais leis devem ser implementadas.

4. Endling – Extinction is Forever (2022)

Lançado em 19 de julho de 2022, Endling – Extinction is Forever é um jogo de aventura de sobrevivência 2.5D onde o jogador controla a última mãe raposa da Terra que acaba de dar à luz quatro filhotes adoráveis. Quando um dos filhotes é sequestrado por um homem misterioso, a mãe raposa embarca em uma missão para encontrar seu filho antes que seja tarde demais.

Enquanto ela procura pelo filhote desaparecido, ela também precisará encontrar comida para seus três filhotes, evitar perigos, lutar contra inimigos e garantir que todos voltem para o abrigo antes do fim de cada noite. Ao longo da experiência, o jogador testemunhará a destruição e poluição gradual do ambiente natural pelo homem, bem como a mudança das estações.

5. Alba: A Wildlife Adventure (2020)

Desenvolvido pela Ustwo Games, mais conhecida por sua premiada série Monument Valley, Alba: A Wildlife Adventure é um jogo de mundo aberto de 2020 que mistura a jogabilidade de Pokémon Snap com o enredo do filme de 2005 Hoot. Neste lindo título alegre, o jogador controla uma jovem chamada Alba Singh, que visita seus avós na cidade-ilha fictícia de Secarral.

Quando o prefeito da cidade anuncia que a reserva natural local será transformada em um hotel de luxo, Alba e sua melhor amiga Inés decidem trabalhar juntas para reunir assinaturas suficientes para impedir isso, o que é feito ajudando os moradores locais, limpando litros e tirando fotos de vida selvagem local. Cada download do jogo leva a uma árvore plantada na vida real.

Via: Screen Rant/Reddit/Resetera

CONTEÚDO RELACIONADO