A Sega confirmou que a renomada veterana Rieko Kodama morreu no início deste ano após quase 40 anos com o icônico desenvolvedor japonês. Kodama, que também atendia por “Phoenix Rie” em seus jogos anteriores, era um membro de longa data da Sega, juntando-se ao desenvolvedor de Sonic the Hedgehog em 1984 como artista em alguns dos títulos de arcade da Sega.
Veja também:
Kodama tornou-se mais conhecida pelos fãs da Sega por seu envolvimento em muitos dos RPGs do desenvolvedor como Phantasy Star e Skies of Arcadia. Agora, o produtor Yosuke Okunari confirmou que Kodama faleceu no início deste ano. Os fãs descobriram pela primeira vez a aparente morte de Kodama através dos créditos da equipe para o recém-lançado Mega Drive Mini 2 da Sega, com um memorial dedicado a Rieko Kodama.
Ao ser questionado pelos fãs sobre o memorial, Okunari confirmou que Kodama havia falecido no início do ano em maio. De acordo com Okunari, as notícias sobre a morte de Kodama não foram divulgadas por respeito à privacidade de sua família. Kodama tinha 58 anos no momento de sua morte, falecendo poucas semanas antes de seu aniversário de 59 anos.
Kodama era mais conhecida ao longo de seu tempo com a Sega como sendo uma grande força motriz por trás de muitas das primeiras franquias de RPG da empresa. Okunari trabalhou como artista em vários RPGs da Sega desde o início de seu tempo com a Sega, trabalhando em Phantasy Star e Phantasy Star 2, além de ser artista nos dois primeiros jogos de Sonic the Hedgehog. Kodama mais tarde ganharia um cargo executivo, atuando como diretora de Phantasy Star 4 e como produtora da franquia Skies of Arcadia.
Kodama ganhou notoriedade significativa na indústria de videogames como uma das primeiras grandes desenvolvedoras de jogos. Ela foi muitas vezes aclamada como a “Primeira Dama dos RPGs” e recebeu elogios significativos dos fãs por seu trabalho em trazer mais meninas e mulheres para o espaço dos jogos.
Ela também recebeu o Pioneer Award em 2018 no Game Developers Choice Awards por sua carreira como artista, produtora e diretora. O trabalho posterior de Kodama a viu produzir a franquia 7th Dragon, exclusiva do Japão, e a série de ports da Sega, Sega Ages.
A notícia da morte de Rieko Kodama vem com o lançamento do Sega Genesis Mini 2 contendo vários jogos que Kodama pessoalmente ajudou a criar. Kodama trabalhou como artista para Phantasy Star 2 e Shadow Dancer, ambos incluídos no mini-console.
Enquanto Sonic CD foi o único jogo incluído na segunda edição do mini-console, o Genesis Mini lançado anteriormente pela Sega incluiu vários jogos para os quais Kodama criou arte e sua estreia na direção, Phantasy Star 4. Kodama deixa para trás um legado que viverá como um das pioneiras do setor.