Publicidade
Eventos

Canal 3 Expo: Uma celebração dos jogos retro

Confira o que rolou durante o evento Canal 3 Expo, a qual celebra os jogos retro
Gostou? Compartilhe!
Canal 3 Expo
Imagem: Canal 3 Expo
Publicidade

Durante o mês de outubro nós tivemos a Brasil Game Show (ou BGS), maior evento relacionado a games que temos no Brasil, nos dias 28/09/2023 e 29/09/2023 tivemos outro evento que acabou sendo ofuscado, Canal 3 Expo. diferente da BGS o evento tem outro foco, a celebração dos jogos retro e dos micro computadores antigos.

Sobre o evento

O Canal 3 Expo foi um evento criado no ano de 1998 com o foco de vendas, trocas e palestras sobre jogos antigos, não se limitando aos conhecidos como Super Nintendo ou PS1, mas também a jogos de NES / Famicon ou até mesmo para plataformas mais desconhecidas entre os Brasileiros como PC-Engine, Wonderswan, entre outros.

O Que tinha durante o evento?

O Maior foco foi nos estandes de venda de jogos, dedicados a jogos antigos, além de títulos conhecidos os lojistas vendiam títulos de nicho para os jogadores atuais mas para os mais velhos são consagrados como por exemplo Gradius para NES, jogos da série Super Robot Wars ou Super Robot Taisen no Japão, e até mesmo obras lançadas exclusivamente para o Japão para plataformas dos anos 2000 como Dodonpachi Saidaioujou do XBOX 360.

Continua depois da Publicidade

Além dos videogames também era possível encontrar edições de colecionadores de consoles, como um PSVita tematizado da Vocaloid IA, Nintendo 64 com as cores do Kirby que vem com um controle diferente do que é conhecido, também tivemos lojas e estandes temáticos específicos, como por exemplo um estande que vendia revistas com o tema de jogos de nave ou shoot them ups.

Tivemos também uma mini exposição celebrando os 40 anos do MSX, onde estava exposto várias versões do micro, desde seu teclado, monitores e até mesmo alguns cartuchos dos dois primeiros jogos da série Metal Gear, propagandas da época também estavam na exposição para os frequentadores lerem e até mesmo conhecerem um produto que foi um ícone no exterior. Caso não o conheça confira abaixo um vídeo sobre a história do aparelho:

Havia uma sala com várias maquinas de fliperama para as pessoas jogarem, mas claro que ela não tinha fichas, podendo aproveitar o tempo que quisesse. Entre os destaques estavam uma maquina original do primeiro jogo da série Raiden e uma maquina do Crusin USA, além delas tínhamos algumas maquinas multi jogo para testar.

E Durante o evento nós tivemos a participação de outros criadores de conteúdo não tão conhecidos pelo público em geral, como o Defenestrando Jogos. a Warpzone e a Videogame Database também estavam presentes no evento e até mesmo fazendo palestras das mais variadas, como a preservação dos jogos antigos até mesmo sobre emulação e do MSX.

Era possível conferir uma mini exposição relacionado a momentos marcantes para aquelas pessoas, expondo itens antigos que montavam cenários que definiam algum momento em especifico, como a guerra de consoles da SEGA e da Nintendo, plataformas atuais ou até mesmo coisas de antes do Atari existir.

Fora os eletrônicos também tínhamos coisas variadas, como uma locadora que ainda vende VHS, um maid café e até mesmo concurso de cosplays que não se limitavam apenas aos jogos, mas a qualquer tipo de obra.

Valeu a pena?

No geral, o evento foca bastante na celebração dos jogos retro, mas que atrai um público que viveu a época e quer continuar mantendo o legado desse tipo de conteúdo vivo, para aqueles que queriam consumir ou procurar jogos era um local que precisa de bastante grana, já que vários produtos tinham preços variados.

Para aqueles que queriam assistir as palestras os dois dias estavam bons, já que são assuntos de pessoas entendidas e além disso com temas variados a qual não se vê todo dia. O Canal 3 também serviu de ponte para aqueles que queriam reencontrar os amigos e curtir um dia jogando ou até mesmo conhecer e entrar ainda mais nesse meio.

CONTEÚDO RELACIONADO