Publicidade
Confira

Influencer gera engajamento positivo ao sofrer em game retro

Internautas se divertem com a reação de uma Influenciadora internacional ao jogar um jogo antigo.
Gostou? Compartilhe!
Rei Leão SNES
Imagem: Rei Leão SNES
Publicidade

No dia 4 de Outubro de 2023, o usuário da rede social Instagram @thisismikeo postou uma reação onde uma influencer chamada @storymodebae estava jogando o jogo do Rei Leão para Super Famicon / SNES, nele a jogadora fica surpresa que ao morrer ela acabar levando um fim de jogo e acaba voltando para a tela de inicio.

@thisismikeo comenta então sobre a diferença de dificuldades entre jogos antigos e atuais, como a falta de checkpoints e também comparou o título com o do Alladin também para Super Famicon / SNES em questão de dificuldade. Esse tipo de reação de jogadores novos testando obras antigas também não é de hoje, e normalmente acaba sendo com a pessoa mais nova sentindo dificuldade para controlar ou passar de fase.

Continua depois da Publicidade

Na postagem a jogadora diz que “Jogos nos anos 90 não se importavam sobre salvamento automático ou nossos sentimentos no geral”, e esse tipo de comentário é algo que tem se tornado mais comum nos dias de hoje, o que acaba gerando analises anacrônicas entre as pessoas que não viveram a época ou que estão mais habituados com títulos atuais e acabam estranhando e odiando quando saem do habitual.

Comentários desse tipo acabam vindo com frases como “envelheceu mal”, “o jogo apresenta mecânicas datadas / ultrapassadas para os dias de hoje” que como foi dito anteriormente é algo considerado anacrônico, pois não analisa o contexto em que a obra foi lançada, ou considera os limites, desenvolvimento e os objetivos que os criadores estavam propondo durante aquele período. Esse tipo de discussão já foi assunto também em alguns canais como você pode conferir abaixo que expande para outras áreas do entreterimento:

Muitas vezes coisas que hoje em dia as pessoas podem julgar como “datado” nos jogos pode ser algum tipo de falha, seja no design das fases, explicações de como prosseguir ou até mesmo algum erro de tradução caso o título tenha vindo de outros países como o Japão ou até mesmo mudanças de gosto.

Mecânicas de gameplay como a de controle de personagem também acabam sendo alvo desse tipo de comentário, onde um usuário pode ser pego desprevenido e pode acabar reclamando por ser algo que ele não está acostumado e então acabar desistindo de continuar jogando.

Além disso, reclamações por dificuldade não existem apenas em jogos antigos, títulos lançados nos dias de hoje principalmente pela From Software acabam sendo um dos principais alvos, seja em algum chefe ou de certos momentos.

Games clássicos recompensam memorização e execução, cada tentativa um novo passo adiante, o desafio fica a cargo de uma boa execução de suas lições aprendida, alguns jogos atuais também seguem essa filosofia, de exemplos recentes temos Armored Core VI.

Em virtude disto, temos que levar em conta quando se for testar, conferir ou analisar obras antigas, sejam jogos ou animações o contexto da época e suas propostas e limitações, mesmo em títulos de hoje isso é algo que você tem que ser levado em conta.

CONTEÚDO RELACIONADO