Anteriormente foi postado no site falando sobre jogos que ganharam animações, algo que é comum desde antigamente mas até hoje poucas pessoas conhece, pois muitas delas serem obras baseadas em algum título de nicho, mas e o inverso? Normalmente esse tipo de produto é conhecido muitas vezes por ter uma má qualidade, então vamos conferir e recomendar alguns jogos que foram baseados em animações que podem quebrar essa narrativa.
Veja também:
Ducktales NES
- Inspirado na obra: DuckTales: Os Caçadores de Aventuras
- Plataformas: NES / Famicon, relançado na coleção “Disney Afternoon Collection” para PS4, XBOX ONE e PC
Ducktales foi lançado no ano de 1989 e produzido pela Capcom. Nele nós acompanhamos Tio Patinhas e seus sobrinhos viajando pelo mundo em uma disputa contra o personagem “Pão-Duro McMoney” pra adquirir vários tesouros para aumentar as riquezas de cada um, o jogo possui várias fases diferentes inspiradas em lugares que aparecem na série.
Nele nós podemos escolher uma das fases similar a um jogo da série Megaman / Rockman, mas algumas delas estão travadas por itens, com o Tio Patinhas nós temos a habilidade de usar sua bengala para pular em cima dos inimigos, algo que vimos anos depois sendo utilizado no jogo Shovel Knight da Inti Creates. Confira abaixo uma review de um fã a qual expande ainda mais o contexto histórico e dá mais detalhes sobre a obra.
Area 88 / UN Squad
- Inspirado na obra: Area 88
- Lançado para: Arcades, SNES
O Jogo Area 88 ou localizado no ocidente como “U.N Squad” é um jogo de nave / shmup de rolagem lateral também lançado pela Capcom, na versão de fliperamas podemos escolher entre três personagens da obra. Shin Kazama a qual utiliza o seu F-20, Mickey que utiliza o F-14 e Greg que usa o seu A-10, assim como um bom jogo de navinha, ele é dividido em 8 fases com um chefe que enfrentamos no final.
Tanto na versão de arcade e na de console, toda vez que você é atingido, sua barra de vida diminui um pouco, e cada vez antes de se começar uma fase é possível comprar power ups exclusivos trocando um pouco da pontuação, algo similar a proposta da obra onde os personagens que são mercenários, precisam usar o dinheiro dos abates pra comprar melhorias pros seus caças, ou até mesmo novas aeronaves.
Na versão de SNES, você também pode até comprar outras aeronaves pros personagens, não ficando limitado a um dos principais. Alguns anos depois a Capcom utilizou o jogo como base para a criação do Carrier Air Wing / U.S Navy que foi lançado em 1990.
Super Robot Wars
- Inspirado na obra: Franquias de animes de robôs gigantes
- Plataforma: Gameboy
A Série Super Robot Wars ou conhecida no Japão por “Super Robot Taisen” traz várias obras japonesas de robôs gigantes para um grande crossover, desde os mais conhecidos no Japão como Gundam e Mazinger Z, e até mesmo alguns animes que passaram no Brasil nos anos 90 pelo U.S Manga como Zeorymer.
A Série atualmente conta com inúmeros jogos e spin off, como por exemplo a série OG, a qual traz apenas os robôs originais. Hoje em dia alguns personagens que foram criados pros tokusatsu apareceram em suas versões anime, que foi o caso do Gridman, que estreou no jogo mais recente da série, Super Robot Wars 30 para PS4, PC e Switch
The Simpsons
- Inspirado na obra: Os Simpsons
- Plataforma: Arcades
O Jogo de fliperama dos Simpsons foi lançado originalmente para Fliperamas pela Konami, e mais tarde portado para PS3 e 360. Trata-se de um beat them up onde você pode controlar um dos personagens da família dos Simpsons, mas um dos seus diferenciais é que você pode jogar com mais três pessoas, cada um sendo um personagem.
A História é bem simples, nós temos que salvar Maggie a qual foi levada por Smithers para a usina nuclear de Springfield, então passamos por várias fases inspiradas também em locais do desenho. Claro que esse não foi o único jogo inspirado na obra, tendo várias outras lançadas futuramente.
Chouon Senshi Borgman / Cyborg Hunter
- Inspirado na obra: Chouon Senshi Borgman
- Plataforma: Master System
Cyborg Hunter ou conhecido originalmente por Chouon Senshi Borgman é um jogo baseado no anime de mesmo nome, mas que sofreu alterações no ocidente, sendo em uma delas o enredo que você pode conferir no texto da tectoy que está no vídeo abaixo, sprites e até mesmo personagens.
Em 199X DC, Tóquio foi destruída; no presente, os seres malignos conhecidos como youma estão invadindo implacavelmente a Megalo city gerida por um computador que está localizada no centro dela. Os youmas acreditam que devem estar no controle da Terra, mas a esperança permanece para a humanidade na forma do Borgman! Composto por Ryou, Chuck e Anice, os Borgman têm o poder de se transformar em trajes cibernéticos. Juntos, os Borgman devem defender a cidade e colocar um ponto final na Lorde Mesh e nos youmas
Sinopse por: Hinatasoul
Esse não é o único caso de que um jogo foi totalmente alterado para o mercado Ocidental nos anos 80, nós tivemos Hokuto no Ken para Master System que por aqui virou “Black Belt” ou o jogo do tokusatsu Solbrain que virou “Shatterhand”.
Macross VFX-2
- Inspirado na obra: Macross
- Plataforma: PS1
Saltando um pouco no tempo, nós temos Macross VFX-2 publicado pela Bandai em 1999, diferente do que vimos anteriormente, ele não foi inspirado em alguma das animações, mas trata-se de uma obra que se passa entre Macross 7 e Frontier com uma história totalmente original.
Nela nós acompanhamos Aegis Fokker, um piloto novato do esquadrão VFX-2, e vemos o motivo da U.N se tornar a N.U.N que aparece em Macross Frontier. Nós podemos pilotar vários mechas da série, desde o VF-01 do primeiro anime até o VF-19 do Macross 7, sua gameplay é similar aos jogos da série Ace Combat mas com um comando a qual o mecha pode mudar entre seu modo Gearwalk (hibrido de caça e humanoide) e Battroid (humanoide)
Saint Seiya The Sanctuary
- Inspirado na obra: Saint Seiya / Cavaleiros do Zoodiaco
- Plataforma: PS2
Indo agora para um título mais conhecido entre os Brasileiros e pro pessoal que possuía um PS2, Saint Seiya The Sanctuary é baseado no arco das 12 casas do anime Cavaleiros do Zoodiaco. Trata-se de um jogo de luta onde em seu modo história controlamos os 5 cavaleiros de Bronze enquanto sobem as 12 casas para salvar Saori, a reencarnação da Deusa Athena.
Além das lutas, o jogo conta com algumas sessões de Beat Them Up 3D, onde enfrentamos os soldados rasos do santuário com algum dos personagens. Fora os cavaleiros de Bronze e Ouro podemos desbloquear outros personagens como os Cavaleiros de Aço.
Futuramente esse modo Beat Them Up acabou sendo base para um título no PS3, a qual incorpora também elementos de jogos do tipo Musou, o “Saint Seiya Sanctuary Battle” que também conta a batalha das 12 casas e foi lançado por aqui com legendas em português.