O The Game Awards 2023 (TGA) está rendendo várias discussões e reclamações, desde indicados que não exerceram o cargo durante o ano ou até mesmo sobre a nominação de remakes para o prêmio de jogo do ano. Porém mais um erro de escolha para alguma categoria foi notado, dessa vez na área dos jogos indie e com um título que não é considerado parte desse nicho.
Veja também:
Trata-se do “Dave The Diver“, um jogo que utiliza gráficos em estilo de pixel art, mas quem desenvolveu o título é o estúdio MINIROCKET que pertence a NEXON, uma das maiores empresas Sul Coreanas e conhecida por desenvolver Blue Archive. No final de 2021 a empresa faturou acima dos 1.8 Bilhão de dólares e conta acima de mais de 7 mil funcionários.
O Motivo dessa obra ter sido nominada ao prêmio de melhor jogo indie não foi explicada pelo júri, se foi pelo visual ser em estilo pixel art a qual algumas pessoas associam a esse tipo de produção ou se foi algum outro critério, mas dificilmente eles irão revelar algum tipo de informação sobre como são indicados os jogos para o evento.
Por mais que alguns desenvolvedores utilizem o estilo de pixel art para seus trabalhos independentes, ele não se resume a esse tipo de obra. O Mundo dos jogos indie conta também com obras que utilizam vários estilos artísticos e até mesmo podem imitar gráficos de consoles atuais, além de que é comum eles serem feitos por algumas pessoas em vez de uma empresa de médio ou grande porte.
Além do mais, jogos independentes não são coisa dos dias de hoje, títulos desse tipo já existem desde antes dos anos 2000, com uma ou algumas pessoas fazendo jogos para microcomputadores e que depois ganharam um enorme sucesso, como por exemplo a série Corpse Party que iniciou no PC-98. Confira abaixo um vídeo de um trabalho feito no Japão bem antes da explosão dos jogos indie