Publicidade
Review

The King Of Fighters XIII Global Match: Análise do jogo

The King Of Fighters XIII está de volta com a sua versão Global Match, a qual adiciona o Rollback Netcode. Mas será que está valendo a pena?
Gostou? Compartilhe!
The King Of Fighters XIII Global Match Capa
Imagem: The King Of Fighters XIII Global Match Capa
Publicidade

The King Of Fighters XIII é o ultimo jogo da “Saga Ash” a qual originalmente foi lançado para o PS3, PC, XBOX 360 e Android, mas agora voltou em sua versão “Global Match” que traz um sistema a qual está presente nos jogos de luta atuais, trata-se do “Rollback Netcode” para as partidas online, além de outras novidades.

Mas antes de começar a review, entre as novidades que essa versão traz é a de já termos todas as DLCs da versão original embutidas, porém para ativara-las é preciso apertar o botão de touch do PS4 nos personagens Kyo, Iori e Takuma, a qual traz as vestimentas clássicas de cada um e para o Iori os poderes das chamas de volta. Para essa review foi usada a versão do PlayStation 4, cedida pela SNK para análise.

Mas afinal, o que é Rollback Netcode?

Rollback Netcode é a evolução de vários netcodes usados em plataformas como GGPO e fightcade, trazendo baixas latências mesmo em grandes distâncias. Com o sucesso e sua abrangente adesão, todas as grandes desenvolvedoras viram uma oportunidade de implementar esse código em seus jogos, aqui entra o King of Fighter XIII, um dos maiores sucessos da SNK dos últimos anos

Continua depois da Publicidade

Na versão Global Match, o Rollback Netcode pode ser configurado e ainda é exibido durante uma partida rankeada ou casual, localizado na parte inferior das informações de vida e de defesa de ambos os personagens, como por exemplo o atraso entre os frames. Também podemos configurar quando que essa função será ativada durante a partida durante a preparação.

A Incrementarão desse sistema foi algo bem vindo para o título, pois agora os jogadores que planejam se reunir ao redor do mundo ou da mesma nação, tanto para torneios ou para partidas casuais entre amigos não terão tantos problemas.

Tivemos outras mudanças?

Não tivemos outras mudanças, para aqueles que já jogaram a versão original já estarão acostumados, mas terão a sorte de já terem todas as DLCs mencionadas anteriormente, mas para aqueles que não conhecem o título e estão na duvida sobre o que possui, vamos conferir abaixo um pouco sobre.

Sobre o jogo

The King Of Fighters XIII Global Match traz um modo arcade e história, onde podemos acompanhar o desfecho da Saga Ash, no modo arcade podemos selecionar os personagens livremente, e também podemos derrotar subchefes que serão desbloqueados para a jogatina de outros modos como o Online e Versus.

Já o modo história nos traz uma visão mais elaborada dos acontecimentos, com uma maior quantidade de cenas e momentos entre os times, porém em vez de selecionarmos os personagens que quisermos, temos que selecionar os times já formados.

Além disso, cada equipe possui histórias próprias, que são contadas por diálogos antes de cada luta, podemos também rever as cenas anteriores que nos deixarão em momentos específicos. Essa função existe pois esse modo possui uma rota para alcançar o final verdadeiro.

As cut-scenes de história são feitas com imagens estáticas com alguns frames de movimento, porém não possuem vozes, tendo apenas uma trilha sonora de fundo. Algumas cenas acabam se repetindo no modo arcade e no modo história, sem alterações.

As lutas seguem o padrão da série, duelos de 3 contra 3 no modo Arcade com as lutas de chefe sendo 3 contra 1 e no modo história podem se alternar entre 1 contra 1 e os outros modos, e no modo Versus pode se escolher 3 contra 3 ou 1 contra 1.

Na parte inferior da tela existe uma barra que vai enchendo, sendo possível preencher ela de duas maneiras. A Primeira atacando ou recebendo dano, a segunda no modo Arcade é completando alguns desafios que vão variando, caso a barra encha totalmente é possível utilizar um ataque devastador.

Um modo de treino também esta disponível onde Rose lhe ensina os comandos dos personagens e as mecânicas, temos também outros modos no extra como Time Attack, Survival e tutoriais de combos para cada personagem.

“Sou um novato, o quão difícil ele é?”

The King Of Fighters XIII é um jogo a qual joguei bem pouco no PlayStation 3, mas a gameplay é algo mais técnico, caso queira se profissionalizar serão necessários horas e mais horas de treino, pois é possível se conectar vários ataques que poderão devastar o oponente se o pegar desprevenido, mesmo jogando no modo mais fácil a dificuldade vai se progredindo de uma forma que perto do final você poderá perder as lutas se não souber o que está fazendo.

Porém, caso você pratique bastante, é possível sim fazer com certa facilidade combos devastadores com precisão, no youtube é possível se encontrar vídeos de jogadores exibindo vários ataques desse tipo, confira um logo abaixo:

Mesmo com o jogo sendo algo técnico, é possível sim curtir bastante o game, porém para se profissionalizar levará bastante tempo e dedicação para se dominar, porém mesmo com essas limitações é algo que um jogador novato pode se divertir se for a primeira vez jogando, mesmo não sabendo como utilizar os combos você sentirá aquela vontade de “eu quero melhorar ainda mais”, e essa jornada pode se tornar mais divertida com alguma pessoa que tenha experiência prévia ou até mesmo um amigo novato.

The King Of Fighters XIII Global Match já está disponível para PS4, PS5 e Nintendo Switch, chave cedida pela SNK para review.

CONTEÚDO RELACIONADO