Thor barrigudo ou Thor crossfiteiro?

Se você quer lançar seu jogo, fazer de seu estúdio um sucesso, esteja pronto para encarar este desafio.

Thor marvel and Thor Ragnarok
Publicidade

God of War Ragnarok, já está dando o que falar antes mesmo de ser lançado. Além da possibilidade de Kratos morrer, a imagem que ilustra este artigo, que começou a circular esta semana, está dividindo os fãs e gerando polêmicas. Trata-se da representação de Thor feita pelo artista brasileiro Rafa Grasseti, que é diretor de arte no estúdio Santa Monica, o mesmo que produziu a última aventura do deus da guerra.

Trata-se de um Thor pançudo de cabelos ruivos, nada da imagem passada por Christopher Hemsworth, nos filmes da Marvel. Ali vemos um Thor louro, alto, forte, bonitão, do qual a mulherada suspira e se derrete por ele. O Thor do God of War, é um indivíduo bem diferente de seu homônimo nas telas do cinema.

Pô os caras do God of War, mandaram mal, isso não ficou legal, Tony…

Continua depois da publicidade

Se você está pensando assim, este meu artigo vai colocar alguns pontos interessantes nesta discussão da qual a comunidade gamer resolveu cair de pau esta semana. Parafraseando Galileu da Galileia:  “Vamos cair de cabeça nisso”.

O que está errado no Thor no God of War Ragnarok

A resposta para a sua pergunta acima é a seguinte:

NADA!

Thor (nórdico antigo: Þórr) é o deus nórdico, dos trovões e das batalhas. Ele faz parte do chamado panteão do deuses Æsir, e é filho do deus Odin. Thor usa como arma o martelo Mjolnir, o cinto Megingjord, que lhe dá a força dos gigantes e calça as luvas de ferro mágicas járngreipr para manejar seu martelo mágico

Ele é o famoso deus dos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade e a guerra. Ele também é um símbolo de bravura e coragem, tendo inclusive o dia da semana quinta-feira batizado em seu nome (Thursday em Inglês – corruptela de Thor´s day).

Agora é que começa o melhor, o site Mythopedia, descreve Thor como um indivíduo de cabelo e barbas RUIVAS, e de acordo com alguns autores que estudam a mitologia nórdica, o deus do trovão possui um apetite enorme, sendo capaz de comer até uma vaca inteira numa refeição, regada a litros de cerveja!

Thor costume design by Carl Emil Doepler for Wagner’s Der Ring des Nibelungen (The Ring of the Nibelung), 1889.
Traje de Thor desenhado por Carl Emil Doepler para a ópera de Wagner Der Ring des Nibelungen (O Anel dos Nibelungos), 1889.PARSIFAL07030 – Fonte Mythopedia

Peraí, o Thor da Marvel tá errado?

SIM!

O Thor da Marvel como conhecemos no cinema, veio dos quadrinhos, idealizado na década de 60 pelo Rei Jack Kirby e tinha uma série de liceças poéticas e adaptações feitas por ele e Stan Lee.

Nele vemos um Thor Louro, alto, fortão, com uma “capacete viking” de asas, com capa e pronto para derreter o coração da mulherada, combatendo vilôes e monstros no universo da Marvel. No cinem,a nos filmes de nossos tempos, ele ficou assim:

Thor: il supereroe 'divino' della Marvel, tra fumetto e cinema
Sinto muito meninas, mas este não é o Thor de verdade!

Ou seja, a Marvel fez uma série de adaptações, inclusive vale lembrar que os Vikings nunca tiveram capacetes com chifres ou asas. Essa confusão começa em 1820, com a publicação do livro A Saga de Frithiof feita pelo artista August Malmström, que se baseou em roupas típicas de tribos celtas e germânicas

E quem ainda populariou os elmos com chifres foi Richard Wagner, o célebre compositor musical alemão, que fez as suas óperas inspiradas na mitologia Nórdica. Nelas introduziu este estranho capacete com chifres. Enfim, muitas coisas acabam gerando esta imagem errada de Thor.

Palavras Finais

O que levou então Grasseti, dar esta forma ao Thor além da mitologia? Acho que uma grande foram os “Strongman“, atletas que são famosos por competições de força extrema.

Zydrunas Savickas | World's strongest man, Powerlifting ...
Zydrunas Savickas – Um dos maiores atletas de Strongman de todos os tempos

Esta influência associada aos mitos nórdicos, fugindo da fantasia de Hollywood/qaudrinhos, moldou este Thor que pode ser mais acuradamente histórico. Eu particularmente ADOREI esta representação do Grasseti! Achei que foi um acerto crítico feito pelo artista.

Por isso, se você não curtiu, vou deixar uma mensagem para você:

God of War Ragnarok realmente está prometendo! Eu como sou fã da franquia, realmente estou ansioso pelo o que vem por aí! Enfim, resta agora aguardar e esperar mais novidades!

Até nosso próximo artigo!

Tony Garcia é Game Designer, Educador, Gamification Designer, Especialista em Manufatura Aditiva e em Tecnologias Educacionais.
Tem mais de 80 jogos desenvolvidos e trabalhou com mentoria em mais de 30 startups de jogos. Atuou em projetos de jogos educacionais e gamificação. Atualmente é diretor de projetos da Riogamer, Associação de Games e E-Sports do Rio de Janeiro.

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade