Publicidade

Ministro russo afirma que Metal Gear manipula o consciente coletivo dos jovens de seu país; entenda

Gostou? Compartilhe!
Andrei Kartapolov observatorio ode Games
Vice-Ministro de Defesa está com cara de poucos camaradas. Montagem: sputnik / vadim savitsky / divulgação
Publicidade

Metal Gear está envolvido em mais um caso de espionagem, dessa vez com o governo russo. Contudo, a coisa agora está acontecendo no mundo real. De acordo com uma declaração de Andrei Kartapolov, vice-ministro de defesa russo, o jogo Metal Gear, juntamente como projeto Echo Runet, estariam manipulando a “consciência coletiva” dos jovens de seu país.

“Os projetos de Internet dos serviços especiais americanos, como Graphic, Metal Gear, Echo Runet, voltados à manipulação direta da consciência pública e acima de tudo da juventude, são amplamente implementados na Internet”, disse Cartapolov em uma mesa redonda na Duma.

O ministro afirma que o objetivo de tal manipulação seria sobretudo causar insatisfação contra o governo russo. Logo após isso, o plano seria causar várias manifestações pelo país a fim de desestabilizar o governo.

Continua depois da Publicidade

O outro acusado

No mundo gamer, Metal Gear certamente dispensa a presentações. Em contrapartida, vale a pena entender minimamente o que é o projeto Echo Runet. Financiado pelo Open Society Institute e parte do Global Voices Online, o Echo Runet tem como missão se tornar a principal fonte de informações objetivas, completas e valiosas sobre a Internet russa. 

Ainda de acordo com o político, a Federação Russa está rodeada por uma rede de centros no território dos países da OTAN, cuja finalidade é “desacreditar a Rússia, posicioná-la como um país autoritário, com uma população e um poder ignorantes e selvagens que não atende às normas do direito internacional ”.

Outra notícia onde Kojima é supostamente mal

O episódio se soma a mais outra outra onda de boatos envolvendo uma obra de Hideo Kojima. Embora não ligasse diretamente o nome nem o jogo de Kojima, uma fake news de origem brasileira usava a imagem do produtor japonês segurando um elemento do seu mais recente jogo: Death Stranding.

De acordo com a notícia, um suposto “Dr. Kojima” estaria liderando uma produção em massa de bebês que estariam sendo gerados em úteros artificiais. O objetivo da experiência seria à princípio suprir a baixa natalidade do país. E posteriormente a isso, direcionar as crianças para as mais variadas fábricas pelo mundo. Confira o print:

A notícia, que obviamente não procede, foi detalhada aqui.

Por enquanto, os desenvolvedores da franquia Metal Gear ainda não se manifestaram sobre o caso.

CONTEÚDO RELACIONADO