Publicidade

Os melhores games para o seu filho que ainda não sabe ler

Gostou? Compartilhe!
games alfabetizacao
Games também são muito úteis na hora de alfabetizar. Imagem: encurtador.com.br/rvC47
Publicidade

Muitos pais relutam em dar aos filhos acesso precoce aos celulares e computadores. Mas a tecnologia já está presente na sociedade de uma maneira que o contato das crianças com ela se torna quase inevitável.

Sabendo disso, o melhor a se fazer é aproveitar o lado bom e educativo da tecnologia, por exemplo, com jogos que auxiliam na alfabetização dos pequenos. Além de ensinar nossos filhos, isso também irá acostumar eles desde cedo com o mundo dos games e logo menos você vai ganhar um parceirinho.

De acordo com o site Cantinho dos Papais, os jogos e aplicativos voltados à alfabetização são um dos grandes benefícios dos dispositivos móveis para os pais da atualidade, pois aceleram o processo de aprendizagem e fazem com que as crianças assimilem melhor tudo que é ensinado na escola. Preparamos aqui uma lista com os melhores joguinhos para brincar com seus filhos, que além de diverti-los, ajudam a ensinar leitura e escrita.

Continua depois da Publicidade

Silabando

Um dos jogos de alfabetização mais bem avaliados pelo público, apresenta uma interface cheia de desenhos e sons atrativos para as crianças. É um jogo interativo de completar as palavras escolhendo a sílaba correta, sempre com o desenho que representa a palavra em questão e com muita repetição sonora, para fixar na mente das crianças.

Imagem da captura de tela

Ler e Contar

Outro jogo dos mesmos criadores do Silabando, “Ler e contar” é ainda mais completo. Ele apresenta as letras desenhadas e escritas de várias formas e vai fazendo associações com objetos que tenham aquela letra como inicial, um método muito consolidado na alfabetização.

As músicas do jogo são capazes de prender a atenção das crianças por um bom tempo. Tem vários níveis e muitos minijogos, para todas as etapas da alfabetização. Além disso, também ensina o básico da matemática, de maneira totalmente gameficada.

Alfabeto Melado

Nesse jogo a criança deve fazer movimentos nas telas com o objetivo de pintar as letras, enquanto aprende o som e o formato delas, além das palavras que as utilizam. Traz desenhos muito bonitos, é gratuito e foi aprovado pelo Ministério da Educação.

https://youtu.be/KeMI6muYHwQ

Além disso, a última versão também apresenta material educativo em inglês e espanhol, o que pode ser uma ótima ideia para familiarizar seu filho com outros idiomas.

ABC do Bita

O ABC do Bita conta com uma série de minijogos que além de apresentar o alfabeto, os sons e as palavras, também estimulam o raciocínio e a coordenação das crianças.

O jogo tem trilha sonora original, interface totalmente interativa e a navegação é fácil.

A maioria dos jogos citado possui uma versão gratuita, mas é importante comprar a versão paga para não expor as crianças à publicidade, pois muitas vezes eles não diferenciam do próprio jogo. No caso dos aparelhos iOS, essa preocupação diminui, pois a Apple proibiu anúncios em jogos infantis.

CONTEÚDO RELACIONADO