Publicidade

Santa Monica Studio Comemora 20 anos relembrando as artes de God of War

Gostou? Compartilhe!
God of War
Imagem: Santa Monica Studio
Publicidade

Para comemorar o seu 20° Aniversário, o Santa Monica Studio, fez uma viagem pelo túnel do tempo para mostrar um pouco da arte memorável de God of War, que ajudou a definir a franquia que construiu o estúdio. De artistas conceituais que ainda estão na empresa, aos inúmeros e lendários artistas do passado, o Santa Monica Studio pediu que cada um escolhesse sua obra de arte de God of War que mais os inspirou e que teve impacto na franquia. Muitas dessas histórias possuem detalhes de bastidores jamais contados. Confira abaixo um pouco desta arte através de cada um daqueles que fizeram a história do jogo.

Charlie Wen – Antigo Artista Conceitual

“Esboço de Guardanapo de Kratos” – God of War

Tenho que escolher os esboços que fiz em guardanapos quando dei o pontapé inicial do que Kratos seria. Após várias iterações do personagem principal, tinha uma idéia um pouco melhor de quem era Kratos, e vim preparado para uma sessão de almoço e design – armado com várias canetas e instrumentos. Então, conforme as idéias começaram a fluir, percebi que não tinha nenhum caderno de rascunhos – ainda bem que o restaurante tinha guardanapos. Uma visão de Kratos me veio, e tive que colocar no papel (guardanapo) – ele possui lâminas duplas largas, presas ao seu antebraço por correntes que ele giraria em torno de si mesmo.

Os guardanapos logo se encheram de imagens de Kratos voando pelo ar com suas armas. Me lembro de usar vários guardanapos, a ponto de 90% do design final de Kratos sair daquele mesmo almoço. Quanto aos esboços, a maioria acabou amassada e destruída por máquinas de lavar roupa em meus bolsos… mas nem todos.

Continua depois da Publicidade

Cecil Kim – Antigo Artista Conceitual

“Suicide Bluffs” – God of War

Criei esta peça no início da produção de God of War 1, o que quer dizer que sabíamos que Kratos pularia do penhasco no início do jogo. Que jeito depressivo de começar! Também me lembro que tentamos martelar o quão emocionalmente exausto ele está neste ponto. Lembro que eles (provavelmente a equipe de design, David Jaffe) me disseram que Kratos mal conseguia se arrastar até o topo, pelo menos no plano original. (Não sabia os eventos que antecedem isso, ou seja, a luta final contra Zeus no fim do jogo!) Na minha arte, é por isso que vemos uma trilha estreita que leva até o topo, ao lado esquerdo da montanha.

Naquela época, éramos uma equipe de arte até que pequena, e Ken Feldman, encarregado da fase, também conversou comigo e me falou sobre seu desafio de criar a área toda com as limitações geográficas que tínhamos. Nada de árvores! Precisava de um ângulo perfeito para mostrar tudo, então fiz todas as rochas de maneira estilizada, com foco no tom frio e escuro do local. Infelizmente, você não vê isto na cena de abertura, mas dá pra sentir e cheirar o mesmo ar, se é que me entende!

Scott Seeto – Antigo Artista Conceitual

“Icarus” – God of War II

No fim tenho que escolher “Icarus”. Primeiro, é sempre legal criar um personagem louco e mostrar isso em sua pose e feições. Talvez não seja um personagem muito importante, mas foi divertido de criar! Depois, fiquei bem satisfeito com o resultado da ilustração. Com certeza algumas coisas poderiam melhorar, mas com o tempo que tive, estava feliz. Por fim, é difícil ver, e acho que acabou não fazendo parte do jogo, acho. Como parte de sua loucura, pensei que ele poderia estar sempre segurando um gato morto como bicho de estimação (acho que era bem tarde quando pensei nisso)! Gostaria de dizer que meu tempo como artista conceitual em God of War foi incrível!

Andy Park – Antigo Artista Conceitual

“Kratos vs Poseidon” – God of War III

Tenho que escolher a ilustração de design conceitual que fiz para o primeiro chefe de God of War 3, Poseidon, foi bastante especial para mim. Me lembro de descobrir o gigante aquático que o deus Poseidon se tornaria, e pensar que seria um desafio divertido. Entretanto, conforme a minha imaginação corria solta com as possibilidades para esta criatura que ataca Kratos de várias maneiras exageradas, comecei a pensar, “Como vão colocar tudo isso no jogo?” Uma coisa é o design, mas outra é fazer tudo ganhar vida em um ambiente 3D com jogabilidade, E com as limitações do sistema PS3.” Bem, foi um prazer criar um chefe tão legal como este, que jamais tinha sido visto na franquia God of War, talvez nunca em jogos para PS3, mas foi um prazer maior ainda ver a equipe executar meu conceito no jogo. Em especial Max Ancar, por fazer um personagem feito de água ganhar vida! Poseidon definitivamente é meu design favorito durante meu longo tempo com a franquia God of War.

Erik San Juan – Antigo Artista Conceitual

“Amazonian Warrior” – God of War Ascension

Durante a pré-produção de God of War: Ascension, a equipe conceitual teve um mês de tempo de design “aberto”, onde todos contribuíram com idéias loucas. Após o destino misterioso de Kratos no fim de God of War 3, sabíamos que criaríamos um sucessor – um novo herói que partiria em busca dele. Assim como no mais novo título da franquia, imaginamos que ele teria uma filha esquecida, e começamos a criar esboços de como ela seria. Outras idéias que tivemos giraram em torno de usar Ártemis como foco, com fúria e vingança similar à de Kratos — até uma versão onde ela era um Centauro com poderes mágicos!

“Amazonian Warrior” – God of War Ascension

Aqui vemos a minha única contribuição à equipe, com uma tatuagem no rosto. Depois que descobrimos que íamos trazer Kratos de volta, em um prelúdio, esses designs acabariam evoluindo no que se tornaram a Amazonian Warrior que vemos em Ascension. O Santa Monica Studio é um ambiente incrível para a criatividade, e sempre carregarei ótimas lembranças do meu tempo entre artistas tão incríveis.

Luke Berliner – Artista Conceitual Chefe Atual

“Canyon Bull” – God of War: Ascension

Criei este conceito 8 anos atrás quando me juntei ao Santa Monica Studio para God of War: Ascension. Estava tão orgulhoso, senti que estava finalmente começando a entender o que funciona em um game God of War. Hoje em dia esta imagem está pendurada na parede da entrada do nosso espaço interno. Passo por ela todos os dias. Quando a vejo hoje, anos depois, também vejo o quanto cresci como artista no Santa Monica Studio, e é divertido ver como os nossos jogos também mudaram.

Para vonferir mais das artes, veja no twitter da empresa:

CONTEÚDO RELACIONADO