Xbox Series X
Imagem: Reprodução

Os jogadores que por anos compraram diversos jogos para o Xbox One poderão ficar tranquilos, caso queiram adquirir o Xbox Series X, já que o console terá, desde seu lançamento, um sistema de compatibilidade com versões anteriores dos videogames da Microsoft.

“Queríamos ter certeza de que, no primeiro dia, poderíamos cumprir a promessa de compatibilidade e, portanto, tenho jogado alguns jogos do Xbox 360 e One no Xbox Series X e isso é apenas para garantir que possamos estar lá no primeiro dia ‘, disse o chefe do Xbox, Phil Spencer, à GameSpot.

Já o diretor de gerenciamento de programas da Xbox, Jason Ronald, comentou que milhares de jogos do Xbox One já estão rodando no novo console da Microsoft.

“Queremos que esses jogos avancem com você, mas também queremos que seus serviços venham com você. Queremos que seu legado de jogos acompanhe você, seja o seu gamerscore, seja a sua lista de amigos, todas as suas realizações, seus games salvos, tudo isso deve surgir, para que não haja barreiras para você enquanto pensa em avançar”, comentou o diretor.

“Há trabalho para garantir a compatibilidade entre essas gerações. Então, como você deve se lembrar, desaceleramos e pausamos nosso programa de compatibilidade com versões anteriores do Xbox 360 no Xbox One”, explicou Phil Spencer.

“É preciso muito trabalho mesmo para os jogos do Xbox One, porque um dos maiores desafios são os jogos de console que são geralmente otimizados para os recursos exclusivos de hardware do dispositivo, e esta é uma nova geração de hardware”, acrescentou Ronald.

“É uma nova arquitetura de chip. Ao mesmo tempo, projetamos o silício com compatibilidade retroativa em mente, por isso tomamos algumas decisões para tentar diminuir esse trabalho. A equipe está realmente trabalhando porque há uma quantidade enorme de jogos”, complementou o diretor de gerenciamento.