Publicidade

Inclusão | Nova patente de PlayStation pode ajudar pessoas com cegueira a jogar

Gostou? Compartilhe!
ps5 joystick braille
Recurso com braille facilitaria a vida das pessoas com cegueira parcial. Montagem: Divulgação.
Publicidade

Já é sabido que toda descoberta de patente feita no mercado gamer sempre aborda o registro de algum recurso que visa aprimorar a experiência de quem joga. Contudo, uma nova patente da Sony para seu próximo joystick pode revolucionar a vida de quem tenta jogar.

De acordo com este novo registro de proteção de direito intelectual, a Sony Interactive Entertainment criou uma tecnologia que permitiria a leitura de texto em Braille através de uma série de atuadores, além de uma tela flexível a ser acoplada no touch pad de seus controladores. Em outras palavras, trata-se de uma adaptação para que pessoas com cegueira parcial possam jogar videogame. Confira o resumo da patente:

Um sistema inclui um dispositivo portátil para fornecer feedback tátil a um usuário e um controlador de jogos portátil, o controlador de jogos incluindo uma parte receptora para fixar o dispositivo portátil ao controlador de jogos através da parte de conexão.

Continua depois da Publicidade

O dispositivo portátil incluindo uma interface de comunicação operável para receber informações de texto, um bloco tátil incluindo uma pluralidade de elementos de toque para gerar uma respectiva saída tátil, uma parte de conexão para proteger o dispositivo portátil a um controlador de jogos portátil e um processador configurado para receber as informações de texto e controlar a saída tátil de pelo menos alguns dos elementos de toque com base nas informações de texto recebidas;

O controlador de jogos portáteis, incluindo uma superfície sensível ao toque; e onde o dispositivo portátil está posicionado sobre a superfície sensível ao toque,e a pressão aplicada por um usuário no dispositivo portátil é retransmitida para a superfície sensível ao toque do controlador de jogos portáteis.

Vale ressaltar que por enquanto o registro da patente não garante que o recurso possa ser usado tão logo o PS5 seja lançado.

CONTEÚDO RELACIONADO