Pelé game
Imagem: EA

Quando o assunto é futebol, o Brasil se parece com uma monarquia, com seus príncipes, bruxo, bobo (via Romário), uma Rainha o Rei do Futebol e Jogador do Século: Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, que juntamente com as conquistas desse esporte no país, fazem com que o Brasil seja o reino do futebol. E como todo reino, eis aqui algumas histórias, estas, com foco especial nos games:

Pelé é de uma época em que jogadores não eram bem vistos pela sociedade. Jogar futebol não era trabalho, mesmo que todo mundo gostasse de assistir. Os profissionais da bola ganhavam pouco e a maioria daquela época morreu na pobreza.

Não existia marketing, patrocinadores, fisioterapeutas e tantos outros profissionais voltados apenas para os jogadores. Eram eles e a bola. E Pelé mudou isto tudo. Não da forma como imagina, mas tornado o seu nome uma marca.

E como fez? Usando da inteligência, participando de vários programas, viajando, ou seja, criando o seu nome e se fazendo ser ouvido. Pode-se quase afirmar que se não fosse pelo Pelé, talvez o mundo do futebol não seria isto tudo. Poderia até ser e com certeza chegaria ao que conhecemos hoje, mas acho que iria demorar um pouco mais.

Mas voltando ao homem que virou mais do que uma lenda e deixou um verdadeiro legado, pois todos queriam e ainda querem ser o Pelé, ele se tornou um produto visto em diversos locais, desde os quadrinhos da Turma da Mônica com o Pelézinho, passando por café, entre outros produtos, principalmente os games! E é desse conteúdo que iremos falar abaixo. Confira os gramados virtuais por onde o Rei do futebol passou.

Pelé’s Soccer

Pelé’s Soccer é um jogo eletrônico de futebol lançado em 1982 para o console Atari 2600. Em 1977, Pelé já havia estrelado um comercial de TV da Atari, em que dizia que havia abandonado o futebol para jogar o videogame. Foi então que a empresa incluiu o seu nome no título do jogo, que havia sido lançado inicialmente como Soccer e depois Championship Soccer.

Pelé’s Soccer se tornou, assim, um dos primeiros jogos a ser licenciado com o nome de uma celebridade. Os gráficos são simples e os jogadores (três de cada lado do campo) são representados por quadrados de cores diferentes na tela.

Pelé

Anos se passaram e o Brasil não ganhava mais um título. Mesmo com jogadores como Zico, Casagrande, Doutor Sócrates, entre outros craques, sempre ficávamos no quase lá. Também não saiu mais nenhum jogo com o título do Rei, mas ele continuava nas paradas em outras mídias, aparecendo ao lado dos Trapalhões, em álbuns de figurinhas etc.

Eis que em 1993, pela Accolade, chegou um novo título do craque. Os fãs do Mega Drive se lembram muito bem dele. O jogo tinha uma visão isométrica como a grande maioria dos títulos de futebol da época e fez um relativo sucesso, já que tinha no título o nome do astro. O mais legal, foi um ano depois o Brasil poder gritar é TETRA, É TETRA com o Galvão e o Pelé!

Pelé II: World Tournament Soccer

Um ano depois, o Brasil é tetra e o Pelé ganhou mais um game! Pelé II: World Tournament Soccer, conhecido como World Tournament Soccer na Europa, também foi lançado pela Accolade em 1994 para o Sega Mega Drive / Genesis. O game também era muito bom, com uma jogabilidade interessante e viciante para os padrões da época, as como o anterior, apenas assinado pelo Rei.

Academy of Champions: Soccer

Academy of Champions: Soccer foi desenvolvido pela Ubisoft Vancouver e publicado pela Ubisoft para o Wii em 2009. O jogo apresenta um modo de história ambientado em uma academia mágica de futebol, na qual o jogador deve formar um grupo de cinco jogadores para desafiar outras equipes.

Nele – FINALMENTE -, temos o Pelé. A Academia é comandada pelo craque e temos que aprender todos os macetes da bola. E o mais legal de tudo é poder jogar contra outros personagens da Ubisoft, como Rayman, Sam Fischer e Rabbids.

Pelé: Soccer Legend

Finalmente Pelé chega aos dispositivos móveis com Pelé: Soccer Legend. Lançado originalmente para Android e iOS, os usuários podem serem treinados por ninguém menos do que o próprio Pelé.

Títulos do FIFA

Pelé é eleito como o melhor de todos os tempos por várias revistas, entidades entre outras, mas principalmente por quem manda no futebol mundial, a FIFA. Sendo assim, ele estreou na franquia EA Sports, em FIFA 14 no modo Ultimate Team.

Este foi o início da era do que hoje chamamos de Cards, onde aparecem grandes nomes da história do futebol e podemos jogar contra as estrelas atuais.

Já no FIFA 18, Pelé ganhou uma grande homenagem tendo diversos cards que representam seus maiores momentos na carreira, como a Copa do Mundo de 1970! “Noventa milhões em ação, Pra frente, Brasil, Do meu coração.”

Hora de tirar um contra

Não, não foi nenhum Street Fighter, mas em 2014 o time do Santos promoveu uma disputa de FIFA entre o Pelé e outro astro dos gramados, Coutinho! Lógico que os dois e os fãs se divertiram e muito com isto!

Rocket League

Sim, até em Rocket League, o Battle Roayle de carros o Pelé aparece! Exatamente, para comemorar o seu aniversário de 80 anos, que acontece hoje, 23 de outubro, o game está homenageando o Rei. Confere abaixo!

“Ninguém representa melhor a grandeza em campo do que Edson Arantes do Nascimento, ou mais conhecido como Pelé. Ele é um dos mais célebres atletas e artilheiros de todos os tempos. A partir deste fim de semana, o tricampeão da Copa do Mundo será celebrado no Rocket League.

Pelé vai comemorar seu aniversário de 80 anos no dia 23 de outubro, e nós estamos adicionando três itens inspirados no Pelé para trazer a festa para o Rocket League. Nos dias 17 e 18 de outubro, as Rodas Pelé e o Adesivo Pelé Octane estarão disponíveis na Loja de Itens. Além disso, você pode obter a Faixa do Jogador Pelé na Loja de Itens gratuitamente! Confira na apresentação de slides abaixo. 

Como Pelé é sinônimo de competição, o Rocket League Esports também está entrando na festa. Por acaso você tem algum vídeo incrível de si mesmo fazendo uma jogada impressionante no Rocket League? Nós queremos ver!”

Pois é, Isto é Pelé, que também é o título do documentário sobre o Rei. Comemorar 80 anos não é para poucos. A história deste jogador não foi das mais fáceis, principalmente em um país pobre como o Brasil. Hoje somos muito diferentes de décadas atrás, portanto, não há comparações com o que os jogadores daquela época, assim como Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tiveram que passar, que era praticamente comer o chão!

Chuteiras especiais, gramado bonito, camisas e bermudas leves como as de hoje? Nada disso! Zico um dia comentou que eles tinham que passar creme de assadura nas coxas antes de começar a jogar. Outros jogadores, falavam que chegavam a sangrar os pés após uma partida. E a chuteira? Nada de jogar fora, ela ia ser usada tantas outras vezes até estourar.

Parabéns pelos seus 80 anos Pelé!

Ficha

Edson Arantes do Nascimento ONM ORB KBE, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos.

  • Nascimento: 23 de outubro de 1940 (idade 80 anos), Três Corações, Minas Gerais
  • Nome completo: Edson Arantes do Nascimento
  • Altura: 1,73 m
  • Filhos: Edson Cholbi Nascimento, MAIS
  • Cônjuge: Márcia Aoki (desde 2016), Assíria Nascimento (de 1994 a 2008), Rosemeri dos Reis Cholbi (de 1966 a 1978)

Leia também: