FIFA 21 Ibra Bale
Imagem: Montagem

A discussão sobre o uso de direito de imagens dos jogadores pela EA Sports FIFA 21 continua. A repercussão começou nesta semana quando o jogador Zlatan Ibrahimović abriu em suas redes sociais sobre o uso de sua imagem no FIFA 21, e logo em seguida a EA Sports respondeu em comunicado a imprensa sobre os direitos de imagens do atleta e de outros jogadores.

Mesmo assim, quando muitos esperavam que tudo tinha terminado, a história do licenciamento de jogadores pela empresa continuou a ser comentada nas redes sociais, e desta vez por outro atleta, o atacante Gareth Bale do Tottenham Hotspur, fazendo com que a EA viesse novamente a público explicar como funciona – novamente -, o uso de imagem dos jogadores e times. Confira abaixo:

“Estamos cientes das discussões sobre o licenciamento de jogadores na EA SPORTS FIFA. A situação atual nas redes sociais é uma tentativa de colocar o FIFA 21 em uma disputa entre terceiros e tem pouco a ver com a EA SPORTS. Para ficar claro, temos direitos contratuais para incluir a imagem de todos os jogadores presentes atualmente em nosso jogo. Como já declarado, adquirimos todas essas licenças diretamente de ligas, times e jogadores individuais. Além disso, trabalhamos com o FIFPro para garantir que possamos incluir o máximo de jogadores para criar o jogo mais autêntico possível. Nos casos discutidos, nossos direitos à imagem dos jogadores são garantidos por meio de nosso contrato de clube com o AC Milan e nossa parceria exclusiva de longa data com a Premier League, que inclui todos os jogadores do Tottenham Hotspur”.

Entenda o caso

Tudo começou com a publicação do atleta em sua rede social, onde escreveu o seguinte comentário: “Quem deu permissão a EA SPORTS FIFA para usar o meu nome e rosto? Fifpro? Eu não estou ciente de ser membro da Fifpro, e se eu for, fui colocado lá sem nenhum conhecimento real através de uma maneira estranha. E eu tenho certeza que nunca permiti que a FIFA ou a Fifpro ganhassem dinheiro usando-me. Alguém está lucrando com o meu nome e meu rosto sem qualquer acordo durante todos estes anos. É hora de investigar.”

Gareth Bale

Depois da postagem de Ibrahimovic, o atacante do Tottenham, Bale, também questionou o que era o FIFPro.

O mais interessante neste caso todo, é que o longo dos anos, Bale e Ibrahimovic têm sido grandes estrelas na comunidade FIFA, com milhões de jogadores do FIFA Ultimate Team desesperados para colocar as mãos nas cartas da dupla e usá-las em seus respectivos times.

Além disso, Bale, que voltou ao Tottenham por empréstimo do Real Madrid em setembro, também já foi capa do FIFA 14 ao lado de Lionel Messi.

Fonte: EA/Twitter

Leia também: