Publicidade

Confira 10 curiosidades sobre a lenda de Beowulf, que estará em Assassin’s Creed : Valhalla

Gostou? Compartilhe!
beowulf
Imagens: Domínio público / Ubisoft.
Publicidade

Após um trailer de Assassin’s Creed Valhalla que frustrou vários internautas por não conter um prometido gameplay, a Ubisoft baixou seu escudo, recebeu as críticas e segue na sua promessa de divulgar coisas interessantes sobre seu jogo. E a sequência vem dos vizinhos dos vikings, na listagem do game na loja virtual da empresa na Alemanha.

Enquanto outras listagens observam a inclusão de missões de bônus, a versão alemã da loja vai além, e diz que algo chamado “The Legend of Beowulf” estará disponível para qualquer pessoa que pegar o Season Pass. Juntamente a isso, uma outra frase intrigante: “Descubra a verdade cruel por trás da lenda.”.

Diante disso, os jogadores já tem um nome para trabalharem parte de suas expectativas enquanto mais informação não vem. Por enquanto, ainda não se sabe de que maneira esse assunto será abordado no jogo, mas até lá, vale conferir essa seleção de informações sobre Beowulf feita pelo Observatório de Games.:

Continua depois da Publicidade

1) Quem é Beowulf

Beowulf é um herói escandinavo mitológico, conhecido através do poema anglo-saxão medieval que leva seu nome. Beowulf é descrito no poema como um herói de força descomunal e grande coragem e fortaleza, que lhe permitem levar a cabo grandes façanhas tanto na guerra como na batalha contra seres fantásticos.

Ilustração de um livro infantil de 1908, intitulada “Beowulf enfrenta o dragão. Imagem: Domínio público

2) Ninguém sabe ao certo quando o poema foi escrito

De acordo com os estudiosos que se debruçaram sobre o tema, o único manuscrito existente de Beowulf data do século XI, mas acredita-se que o poema original possa ter sido bem escrito antes, já que a história era contada há séculos por menestréis.

3) É um poema longo

O poema contem 3182 linhas, sendo o mais longo do pequeno conjunto da literatura anglo-saxã, e um marco da literatura medieval.

4) É poema, mas não rima

Assim como outros poemas anglo-saxões, Beowulf não faz uso da rima em suas linhas. Em contrapartida, usa de aliteração para compor todas as seus versos. A aliteração é um recurso em que a primeira metade de cada verso está ligado a segunda metade por sílabas de som similar.
Por exemplo: Nas Velas, o viking vibrante viaja voando veloz e violento. (agora pense em 3182 linha assim).

5) Figuras de linguagem

Talvez quem jogar a missão em Assassin’s Creed Valhalla se depare com algumas figuras de linguagem que mais parecerão um enígma. Isso porque a narrativa de Beowulf é repleta de renomeações poéticas para coisas pessoas. O mar pode ser definido como “o caminho da baleia”, lavas podem ser a saliva do diabo e por aí vai.

6) Do que fala o poema de Beowulf

Resumidamente, o poema narra os grandes feitos de Beowulf, tendo na morte de duas criaturas horríveis que assolavam a Dinamarca como os seus principais méritos. A primeira é Grendal, uma possível espécie de Orc, descrita como o mal encarnado e descendente diabólico de Caim, do velho testamento. Esta última inusitada atribuição a um ser nórdico muito provavelmente é fruto de alguns dos erros de tradução feitos sem muito critério na época.

A pele da fera era imune a perfurações, mas a força descomunal de Beowulf termina por arrancar o braço da besta durante uma luta, que foge para um pântano e morre. A segunda criatura a morrer é a mãe de Grendal, que ao saber da morte do filho promove uma carnificina ainda maior no reino. Beowulf a segue até seu esconderijo, uma caverna dentro de um lago cheio de criaturas perigosas, e lá a executa com uma poderosa espada.

Ilustração de Grendel feita JR Skelton, em 1908.

7) Personagens

  • Beowulf – O cara que estamos falando até aqui, que termina coroado rei dos gautas
  • Rodogário – Rei dinamarquês cujas terras são aterrorizadas pelos monstros citados acima;
  • Higélaco – Tio de Beowulf e rei dos gēata. Ao morrer em batalha, seu reino é herdado por seu filho e depois por Beowulf;
  • Grendel – Criatura sanguinária, primeiro oponente de Beowulf;
  • Unferdo – Guerreiro de Rodogário retratado como invejoso e covarde. O oposto de Beowulf;
  • Mãe de Grendel – Um monstro fêmea que jura vingança aos dinamarqueses ao ver seu filho morto por Beowulf;
  • Viglafo – O mais fiel dos guerreiros de Beowulf, ajuda-o a matar a fera.

8) Erros de tradução

Se você achou estranho um personagem bíblico estar associado à cultura nórdica, não precisa se sentir sozinho. Assim como todo documento manuscrito descoberto e submetido a tradução por uma língua vigente, as aventuras de Beowulf sofreram sérios erros de interpretação num primeiro momento.

É é aqui que a brincadeira pode acontecer em Assassin’s Creed Valhalla, quando se diz “Descubra a verdade cruel por trás da lenda.“. Ainda não se sabe de fato qual é o grau de fidelidade com que tudo isso será abordado no jogo, mas tudo indica que haverá uma liberdade poética para entrelaçar os universos de modo que lenda game do game se complementem.

Juntamente com Caim, Beowulf e Ubisoft, adicione nesse caldeirão o fato de que as primeiras traduções de trechos de Beowulf foram realizadas no início do século XIX para o inglês moderno entre 1805 e 1814. Depois de maneira completa, mas com muitos erros, foi a vez de se traduzir isso para o latim em 1815. E por fim, em dinamarquês em 1820, e em sistema de prosa em inglês em 1837, por John Kemble, e daí para uma infinidade de outras versões. Logo, improvisar está permitido em Valhalla.

9) Inspirou Senhor dos Anéis

Pois é. Essa obra que representa um verdadeiro marco na literatura medieval é de fato um grande legado dessa era. Grande o suficiente para inspirar elementos criativos de nada menos que a fabulosa saga de Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

10) Existem FILMES sobre Beowulf (Com Christopher Lambert e Angelina Jolie)

Existem algumas adaptações desse poema medieval para a sétima arte, com destaque para dois. O primeiro é Beowulf – O Guerreiro das Sombras, de 1999, que conta com Christopher Lambert no papel principal. O que você pode ver de amostra no trailer abaixo foi feito com 20 milhões de dólares e boas intenções, (que assim como o inferno…):

Já o segundo, apenas “Beowulf“, data de 2007, e conta com Angelina Jolie e Anthony Hopkins no elenco, o que fez o orçamento pular para 150 milhões de dólares e… ficar parecendo um gameplay. Confira:

CONTEÚDO RELACIONADO