Gris Carnaval
Imagem: Reprodução

Uma das coisas que o Carnaval certamente tem de bom é a sua alegria e animação que contagia o país durante por alguns dias. Mas assim como se sabe, nem todo mundo entra no clima disso, preferindo estar em sintonia com outros ares. Seriados, parques, cinema e obviamente games são algumas alternativas ideais para quem quer ir na contramão da folia sem fim.

E pensando justamente nas experiências que se mostram contrastantes a essa euforia toda, o Observatório de Games separou uma lista com 7 jogos que contam em seu enredo temas tristes, algo completamente diferente do clima que invade o Brasil nessa época do ano.

Mas atenção, essa lista não está classificando o jogo mais triste para o menor, ou vice-versa. Ela apenas separa alguns jogos que abordam temas melancólicos ou depressivos. Confira:

1. Gris

Nossa lista começa com o impressionante Gris, lançado em dezembro de 2018. O game, que foi nomeado como o jogo de Maior Impacto Social pelo The Game Awards 2019, conta a história da jovem esperançosa Gris, perdida em seu próprio mundo, tendo que lidar com uma dolorosa experiência (aqui não trabalhos com spoilers).

A jornada pela tristeza tem o auxílio do vestido da personagem, que ajuda os jogadores a se locomoverem pela realidade criada pela protagonista. Ao longo da história, Gris precisa evoluir emocionalmente, passando a ver o mundo de outra forma.

É difícil descrever o que realmente o game da Nomada Studios entrega sem contar sobre sua história, mas uma coisa é certa, Gris é sem dúvidas uma grande experiência para os jogadores. Por fim, vale o jogo possui algo raro nesse universo: A ausência de morte.

Gris está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PC e iOS. 

2. Limbo

Lançado em 2010 pela desenvolvedora Playdead, Limbo é um dos games indie de maior sucesso nos últimos tempos.

O game aborda depressão, tristeza e morte, onde o personagem principal, sem nome, desperta em uma floresta misteriosa na beira do inferno. 

Os jogadores precisam ajudar o menino em busca de sua irmã desaparecida em um ambiente completamente desconhecido. Sem muita iluminação, os jogadores precisam se atentar nos vilões do jogo, armadilhas escondidas e ainda solucionar diversos quebra-cabeças espalhados pelo game.

Limbo está disponível para Xbox 360, PS3, PC, Xbox One, Android, iOS e PlayStation 4.

3. Heavy Rain

Heavy Rain, lançado em 2010 pela Quantic Dream, é o game que os jogadores podem esperar grandes reviravoltas, principalmente no começo de sua história.

O enredo do jogo é voltado no drama, e sua maior aposta é deixar os jogadores livres para escolherem as decisões dos quatro personagens principais: Ethan Mars, Madison Page, Scott Shelby, Norman Jayden. 

No início do game, os protagonistas vivem suas histórias separadamente, enfrentando seus dramas pessoais. Mas no decorrer da trama, suas vidas são intercaladas graças ao Assassino do Origami, um serial killer que usa longos períodos de chuva para afogar suas vítimas.

Os jogadores precisam ficar preparados, pelo fato de que a qualquer momento eles podem se deparar com um novo triste acontecimento, que na maioria das vezes, acontecem por conta das próprias decisões dos jogadores.

Heavy Rain está disponível para PlayStation 4, PlayStation 3 e PC.

4. Valiant Hearts

Assim como Heavy Rain, Valiant Hearts: The Great War conta a história de quatro destinos cruzados em um mundo destroçado pela guerra.

O game, lançado em 2014 pela Ubisoft Montpellier, mergulha em uma aventura 2D, no qual os jogadores, além de se concentrarem nos acontecimentos tristes do game e da 1ª Guerra Mundial, precisam ainda desvendar alguns quebra-cabeças espalhados pelo jogo.  Contudo, o desafio maior é sem dúvidas não deixar que os acontecimentos trágicos abalem o emocional dos envolvidos.

E como ingrediente máximo do drama que isso tudo abrange, o trailer mais abaixo avisa que parte desse jogo é inspirado nas cartas escritas por esses quatro personagens durante a primeira grande guerra.

Valiant Hearts está disponível para PlayStation 4, Android, Xbox One, PlayStation 3, iOS, Xbox 360, Nintendo Switch e PC.

5. Brothers – A Tale of 2 Sons

Brothers – A Tale of 2 Sons, é desenvolvido pela Starbreeze Studios, e conta a história de dois irmãos em uma viagem ao estilo de conto de fadas. 

Mas a animação do game acaba por aí. Os dois irmãos estão desesperados e são obrigados a viajarem para encontrar “A Água da Vida”, para curar o pai da dupla, que está morrendo. 

O desfecho da história não contaremos aqui, mas o clima e a tensão dos irmãos para tentar achar a fonte de água mística é bastante forte, e se torna uma baita experiência para os jogadores. 

PlayStation 4, Android, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, iOS, PC, Nintendo Switch e Windows Phone.

6. Sea of Solitude

Saindo da aventura em terra firme e indo para os mares, Sea of Solitude foi produzido pelo estúdio Jo-Meu e lançado em julho do ano passado. 

Contando a jornada emocional de Kay, o game aborda assuntos como solidão, tristeza e depressão, envolvendo os jogadores com seu drama e beleza. 

A protagonista, além de enfrentar alguns monstros, precisa conviver e aprender com as histórias de seus rivais, para ao final libertar o mundo de suas tristes memórias.

Sea of Solitude mostra a essência da solidão e irá tocar nas emoções dos próprios jogadores, pelo quanto reflete a realidade. É, de longe, o projeto mais pessoal e artístico que criei, pois escrevi durante uma fase muito emocional da minha vida”, disse Cornelia Geppert, CEO da Jo-Mei Games.

Sea of Solitude está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

7. Rainy Day

Chegamos no último jogo da nossa lista, e talvez, Rainy Day seja o mais impactante desses sete games. 

O jogo produzido pela brasileira Thais Weiller e com desenhos de Amora Bettany, se baseia na história da desenvolvedora do projeto. O jogo apresenta a dificuldade das pessoas terem que se preparar para o trabalho quando elas estão sentindo sintomas de depressão e ansiedade. Nele, o jogador poderá notar que por mais que se tome decisões encorajadoras, isso não significa que é possível avançar.

O game é gratuito e sua jogabilidade é simples, caso queira conferi-lo basta acessar este link.

Imagem: Reprodução