SUSPENSOS TWITCH
Jukes (esq.), Renan Bolsonaro (centro) e Felipe YoDa. Imagens: Reprodução internet.

As últimas semanas tem sido de muita movimentação para a Twitch, uma das redes sociais favoritas dos gamers na hora de transmitir suas partidas online. Em menos de 20 dias, as políticas de comportamento suspenderam as contas de Jair Renan Bolsonaro (o filho “04” do presidente) que transmitia suas partidas de PUBG por lá, além dos streamers Felipe YoDa e Jukes.

Modus Operandi

A Twitch é de propriedade da Amazon e tem sede nos Estados Unidos, e tem demonstrado cada vez mais tolerância zero com palavras e termos considerados ofensivos durante suas transmissões. Países onde o serviço é popular, como o Brasil, já contam com uma equipe encarregada de fiscalizar conteúdo e apurar denúncias.

Embora a situação dos três punidos tenha situações distintas, todos caíram dentro daquilo que a política de comportamento da Twitch entende como incabível dentro de seus domínios. E esses domínios tem termos de conduta que são constantemente e revisados e extremamente detalhados, afim de oferecer um lugar mais previsível para quem acessa seu conteúdo.

Um exemplo disso foi a recente atualização sobre o dito Conteúdo de Sugestões Sexuais, onde uma lista atualizou seus conceitos do que é aceitável na hora de se fazer uma transmissão gamer. E essa lista do “pode/não pode” aborda de mamilos, passando por cosplays sensuais chegando até mesmo a nudez em um jogo. Leia um trecho do comunicado oficial da Twitch, que ressalta esse cuidado em dois pontos:

Primeiro, a jogabilidade ou modificações visuais que incluem nudez ou conteúdo sexual, incluindo correções de censura, são proibidas, mesmo em jogos permitidos de outra forma. Segundo, não é permitido focar sua transmissão em conteúdo sexual ou nudez no jogo, e os usuários não podem se envolver em atividade sexual simulada ou roleplay erótico no jogo (conforme definido pelas nossas diretrizes de Conteúdo de Sugestões Sexuais).

Prováveis enquadramentos

Jair Renan Bolsonaro

Embora Renan Bolsonaro não tenha visto motivos para sua suspensão de conta, vale lembrar que além do menosprezo pelas dimensões da COVID-19, as agressões trocadas com o músico e youtuber Nando podem ser encaixadas no item 5 dos termos de Conduta proibida. Acompanhe abaixo:

Vdifamar, assediar, abusar, ameaçar ou fraudar usuários dos Serviços Twitch, ou coletar ou tentar coletar informações pessoais sobre usuários ou terceiros sem o seu consentimento;

Jukes

Jukes já está em sua terceira punição, sendo a mais grave delas atribuídas ao uso de um termo considerado racista durante uma de suas transmissões.
Para este tipo de caso, encontra-se a primeira frase dos termos do campo Conduta Proibida, que diz:

VOCÊ CONCORDA EM NÃO violar nenhuma lei, contrato, propriedade intelectual ou outro direito de terceiros ou cometer um delito, e que você é o único responsável por sua conduta enquanto estiver nos Serviços Twitch.

YoDa

Por enquanto, ainda não se sabe qual foi o motivo da suspensão de Felipe “YoDa” Noronha.

Contra-Ataque

Todos os três suspensos foram às suas respectivas redes sociais manifestar as suas indignações perante o ocorrido. Tanto YoDa quanto Jukes aparentam estar saturados das punições. Jukes, por exemplo, já parece inclusive se movimentar para migrar para outra plataforma.

YoDa demonstrou sua frustração diante de um balanço feito por ele mesmo, onde parece apontar uma certa ingratidão por parte da Twitch, plataforma onde ele colabora de maneiras variadas há 8 anos. Confira o desabafo do streamer abaixo:

Para todos os três casos, as suspensões tendem a não ser definitivas.