Confira os melhores jogos de Super Mario – Parte 1

Publicado em 7/5/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um encanador italiano de bigode com uma propensão a pular na cabeça de seus inimigos é, inacreditavelmente, um dos personagens de videogame mais populares do mundo. Inferno, ele é um dos personagens mais populares de nível mundial. Quem não conhece o nome de Mario?

Já se passaram mais de 35 anos desde que Mario apareceu pela primeira vez no clássico arcade de Donkey Kong em 1981 e, desde então, ele participou de muitos jogos (o Mario Wiki estima em algo em torno de 170). Eles variam de clássicos como “Super Mario World” no Super Nintendo, a outros como “Hotel Mario” e “Mario’s Time Machine“. Ele está até em smartphones agora!

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Talvez você tenha filhos em casa que se apaixonaram por jogos de Mario através de “Super Mario Odyssey“, ou talvez do Kart, Party, seja lá qual for, fez uma boa escolha. Mas saber quais são os melhores, não é uma tarefa fácil. Desta maneira, colocamos os 10 melhores jogos do herói, separados em duas partes. Começamos em contagem regressiva!

10. Super Mario Bros. 2

Mesmo não sendo um jogo Mario “real”, Super Mario Bros. 2 é fantástico. Notoriamente, é uma versão remarcada e ligeiramente alterada de um jogo que já estava no Japão na época, chamado Doki Doki Panic. Não importando se ele foi baseado em outro, Super Mario Bros. 2 é um excelente jogo de Mario.

É o primeiro a permitir que você jogue como Mario, Luigi, Toad ou a princesa. Cada um deles tem seus próprios atributos especiais: a princesa pode flutuar no meio do salto por um momento, e Luigi tem um salto um pouco maior do que qualquer outro. Mais importante, é uma aventura surrealista cheia de paisagens loucas, inimigos mais loucos e um pássaro que tira ovos da boca. Pode não ser o primeiro jogo do Mario em que você deve começar, mas é absolutamente um que você não deve perder.

9. Super Mario Land

A primeira versão portátil de Super Mario veio com Super Mario Land, um excelente jogo Mario independente que adotou o conceito do jogo original do NES e criou algo totalmente novo. Ainda é um jogo “de plataforma” padrão – você começa no lado esquerdo de um nível e o atravessa movendo-se para a direita, matando inimigos e evitando sua própria morte ao longo do caminho. Mas Super Mario Land está cheio de adições deliciosas, como um veículo subaquático que você pilota. É um jogo Mario bizarro e emocionante que, reconhecidamente, foi especialmente impactante nos cérebros dos jovens quando foi lançado pela primeira vez em 1989.

8. Super Mario 3D World

Super Mario 3D World, simplesmente, é o melhor jogo de Mario que foi feito nos últimos 5 anos (antes de Odyssey). É lindo e perfeitamente desenhado. Como os melhores jogos Super Mario da era moderna, ele combina perfeitamente a jogabilidade nostálgica com novas reviravoltas.

Como em Super Mario Bros. 2, os jogadores podem escolher jogar como Mario, Luigi, Peach ou Toad – cada um tem a mesma habilidade especial que tinham no jogo original do NES. Super Mario 3D World também empresta o conceito de mapa do mundo de Super Mario World (o jogo SNES) e o leva à sua próxima conclusão lógica: como um mundo explorável, cheio de segredos.

Cada nível em Super Mario 3D World parece um presente esperando para ser desembrulhado, e jogar em cooperação com amigos e familiares é uma verdadeira delícia. Pode muito bem ser o melhor jogo que a Nintendo fez para o Wii U.

7. Super Mario Galaxy 2

Super Mario Galaxy 2 foi, por muitos anos, o auge dos jogos 3D de Super Mario. Ele pega o tema espacial do primeiro jogo “alaxy e dobra para baixo, permitindo uma nova visão sobre a maneira como os níveis tradicionais de Super Mario são estruturados. A desenvolvedora não teve medo de introduzir uma mecânica de jogo drasticamente nova para um único nível, o que dá ao jogo uma sensação feita à mão. De várias maneiras, Galaxy 2 é um trabalho de mestre em plataformas 3D – um testemunho da experiência em design de jogos da Nintendo.

6. New Super Mario Bros.

O que a série Galaxy de jogos Super Mario fez em 3D, a série New faz em 2D. Quando chegou ao Nintendo DS em 2006, New Super Mario Bros. foi uma lufada de ar fresco para a série. Ele atualizou os gráficos, ofereceu uma bagunça de novas mecânicas e evoluiu o lado 2D da série Super Mario de maneiras que não se via há anos com um modo multiplayer louco.

Como o tema principal do design de Super Mario, a série foi se desenvolvendo gradualmente ao longo dos anos. A também o excelente New Super Mario Bros. U, uma sequência do original do DS para o infeliz console Wii U da Nintendo, que acrescentou jogabilidade cooperativa. Como bônus, ele apresenta alguns dos melhores níveis de design de qualquer jogo Super Mario.

5. Super Mario 64

Super Mario 64 é, neste momento, difícil de falar da mesma maneira que falamos sobre outros jogos. É uma obra sagrada dos videogames, e merecidamente. Super Mario 64 estabeleceu padrão após padrão em meados dos anos 90, e fez a cabeça de uma geração inteira para a franquia Super Mario.

Era lindo, divertido, e até então, não era nada que os olhos dos jovens já tivessem visto antes. É, inacreditavelmente, quase 20 anos depois, ainda todas essas coisas. Ele treinou uma geração inteira como usar o stick analógico em um gamepad. Ele literalmente ensinou um padrão básico no vernáculo do jogo: como usar um stick analógico para controlar um personagem 3D. Mario 64 é realmente fantástico!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio