Conheça o primeiro santo que jogou videogame

Primeiro santo dos videogames jogava Playstation

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Lembra da mulher que virou meme porque estava rezando para uma estátua de League of Legends? O caso é antigo, e aconteceu 2016 onde mostrava uma senhora chinesa fazendo reverência a uma estátua. Muitos riram pelo “erro” cometido por ela. Mas o que ninguém – ou quase -, sabe, é que existe de verdade um patrono dos jogos online! Isto mesmo. E caso esteja pensando que é alguém de séculos passados, pode ficar com a visão de um Santo vestido com jeans, tênis e um suéter.

Quem é ele?

Corpo de Carlo Acutis, que será beatificado em 10 de outubro, fotografado durante cerimônia em Assis, na Itália, em 10 de janeiro — Foto: IPA/Sipa USA

Carlo Acutis morreu de leucemia em 2006. O jovem italiano tinha apenas 15 anos. Entre suas atividades favoritas estava ir à missa todos os dias, receber a comunhão e jogar videogame. Ele costumava ter um Playstation e, antes mesmo de TikTok se tornar popular, postava vídeos de si mesmo brincando com seus cachorros enquanto fingia falar por eles. Acutis era um “influenciador” muito antes do termo ser inventado.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Acutis é um dos poucos santos dos dias modernos na Igreja Católica e, certamente, o único retratado usando jeans, tênis e um suéter (em vez de mantos ou batinas). “Pela primeira vez na história, veremos um santo vestido de jeans, tênis e suéter”, disse o Padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, reitor do santuário onde se encontra o túmulo de Carlos.

Em 1º de outubro de 2020, a Diocese de Assis abriu o túmulo de Acutis, para que o público pudesse ver seus restos mortais perfeitamente preservados antes de sua beatificação em 10 de outubro do mesmo ano. O Papa Francisco aprovou a beatificação de Acutis ou ser declarado “bem-aventurado” em fevereiro, graças a um milagre atribuído a ele, a cura de um jovem brasileiro portador de uma rara doença congênita do pâncreas. A beatificação é a etapa anterior à canonização ou à declaração de santo na Igreja Católica.

Quão sagrado era Carlo Acutis?

Quando menino, Acutis pedia a sua família que passasse por uma igreja sempre que houvesse uma chance. Sua família não tinha ideia de onde ele tirava essa devoção porque eles próprios nunca iam à igreja e não eram religiosos. Acutis também era obcecado por milagres eucarísticos e pedia a seus pais que o levassem aos locais históricos onde alguns desses milagres ocorreram.

Ele também arrastou sua mãe para aprender a rezar o rosário todos os dias. Quando adolescente, o jovem jogador também desenvolveu um site que cataloga todos os milagres eucarísticos que aconteceram ao redor do mundo. Segundo sua mãe, “ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos.”

O milagre

Roupa de Carlos Tenório em relíquia que fica em igreja de MS — Foto: Redes sociais/Reprodução

Logo após a morte do jovem italiano, o Padre Marcelo Tenório da Paróquia de São Sebastião, em Campo Grande, começou a realizar as missas de Nossa Senhora sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue de Acutis. De acordo com a igreja e testemunhos, em uma destas missas em 2010, um avô desesperado devido ao diagnóstico de seu neto, o levou até a paróquia e logo após tocar a vestimenta com o sangue do jovem italiano, ele foi curado.

Avô, menino que recebeu milagre e familiares na paróquia em MS — Foto: Redes sociais/Reprodução

Desde então, segundo Padre Tenório, o jovem italiano já era considerado o patrono da Internet. “Ele divulgava muito pela internet, tinha equipamentos de ponta tinha e um site para evangelização. E acho que estava faltando, um patrono da internet. E o Papa Francisco já assistiu e citou a história de Acustis mais de 4 vezes em seus documentos”, finalizou.

Via: Esquire/Aleteia/Globo

Siga o Observatório de Games nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio