Cyberpunk 2077
Keanu Reeves, que interpretará o personagem Johnny Silverhand no game; Imagem: Reprodução.

A cada atualização da CD Projekt RED sobre Cyberpunk 2077 fica mais clara a preocupação e dedicação com os detalhes que comporão o jogo. Desta vez, o estúdio acaba de noticiar que usará uma tecnologia que promete agradar aos jogadores e também facilitar (e muito) a vida dos dubladores e seus diretores: o JALI, um software que dá um lip sync fiel à todas as linguagens suportadas no game.

Não entendeu? Vamos explicar: Lip Sync é o termo usado para nomear a sincronia de lábios durante um processo de dublagem. Nos games, filmes e desenhos mais sofisticados, também faz a captação de movimentos no rosto do ator para que eles sejam transmitidos ao personagem.

Nos games, essa combinação só é usada para reproduzir os movimentos falando-se no idioma inglês. Depois disso, os outros idiomas a serem acrescentados precisam se adaptar dentro desse movimento de boca já definido, o que é muitas vezes é um desafio dependendo da frase.

Mas isso estará superado em Cyberpunk 2077. De acordo com o que foi divulgado pela empresa, foram feitas as captações de todos os idiomas que constarão no game, e que graças ao novo programa, poderão ter uma sincronia de boca fiel ao que se está dizendo.

Assim, quando o dublador-br de Keanu Reeves disser, por exemplo, “Bora na minha moto”, sua boca fará exatamente os movimentos que essas palavras demandam. Já se o jogador selecionar a linguagem japonesa, Jhonny Silverhand poderá mandar na mesma cena um “Ore no ōtobaiku de iko zo” com uma sincronia perfeita, e assim será com todos os idiomas suportados. Confira uma amostra da tecnologia criada por canadenses:

A iniciativa surpreendeu ao proporcionar aos atores a chance de poder ter acesso também a esta parte do processo, o que certamente acrescentará muito ao resultado final da experiência, além de poupar um trabalho extra aos profissionais da voz e seus diretores, que até aqui, tinham como rotina tentar encaixar da melhor maneira possível falas locais em frases curtas ou longas demais para a sua tradução local.

Como era

Os primeiros jogos que tentaram reproduzir um personagem falando com um pouco mais de precisão, ainda não contavam com uma tecnologia que permitisse sincronizar com riqueza de detalhes esses movimentos. Os primeiros jogos de Silent Hill são um bom exemplo disso:

Contudo, isso foi sendo aprimorado com a chegada da captação de movimentos, ou Mocap, uma invenção escocesa que liga pontos chave da articulação do corpo de um ator aos de um personagem virtual. Uma vez sincronizados, os movimentos do ator podem ser repassados ao personagem, dispensando assim o processo de animação feita manualmente. The Last of Us 2 (2020), é um jogo que ilustra bem essa evolução, isso para não falar das tecnologias inclusivas que certamente farão o game ganhar muitos prêmios.

Agora, com o JALI, a expectativa é que o recurso se popularize o suficiente para que os estúdios possam acrescentar essa possibilidade em seus projetos de nível AAA. Vale lembrar que o recurso não substitui toda parafernalha do Mocap, que segue necessário para captar movimentos de outras partes do corpo.

Cyberpunk 2077 chega ao mercado já no próximo dia 19 de novembro, para PS4, Xbox One, Stadia, PC, PS5 e Xbox Series X/S.

Quando o jogador optar por jogar o game em Português, toda nossa forma de linguagem, expressões e entre outros movimentos, serão repassadas ao personagem.

A maioria dos jogos da indústria capturam o personagem e seus dizeres em inglês e em seguida, colocam o áudio dublado de outras línguas em cima deste ‘arquivo’ já gravado, que na maioria das vezes, o movimento da boca e as palavras não se combinam.

A informação foi divulgada por Phillip Weber, desenvolvedor da CD Projekt RED no Twitter. Miles Tost, seu companheiro de trabalho, complementou a postagem dizendo que o game introduz a “sincronização labial completa para linguagens dubladas”.

A proposta da CD Projekt RED é bem inovadora e mostra, com toda certeza, o foco nos detalhes que a desenvolvedora teve no desenvolvimento de Cyberpunk 2077.

Cyberpunk 2077 será lançado no dia 19 de novembro para PS4, Xbox One, PC, Xbox Series X/S e PS5.

Fonte: GamesRadar/Hirun Cryer 

Leia também: