nelson teich meme subzero
Imagem: Reprodução internet.

Games e política voltaram a se misturar pouco mais de 20 dias após a saída de Sérgio Moro no Ministério da Justiça e da demissão do então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Agora, foi a vez de Nelson Teich, que assumiu a vaga de Mandetta deixar o cargo. E a parte zoeira da internet, como sempre, tratou de expressar os sentimentos em torno disso em forma de memes. E assim como nas demissões anteriores, a temática preferida foi a de Mortal Kombat. Confira alguns:

A coisa começou quando o Ministro começou a usar máscaras nas coletivas, algo que para muitos foi uma indireta declaração de “Fight” para o presidente. E se tem fight, o certo era por a máscara correta.

Aqui, mais uma vez os internautas ironizam o suposto extremismo que possuem todos os que discordam do presidente Jair Bolsonaro, sendo considerados comunistas. Diante disto, o símbolo do movimento comunista foi usado no clássico totem de disputas do jogo Mortal Kombat. Nessa Tower of Challengers, o símbolo avança para a sua mais recente ‘conquista” alcançada: o agora ex-Ministro Nelson Teich. O próximo, em tese, seria o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em Mortal Kombat X, o clipe “WHO’S NEXT? ” trazia um Scorpion desbancando o igualmente icônico Sub-Zero, seguido do questionamento “Who’s Next? (“Quem é o próximo?” em português). Lembraram desse vídeo de 2015 e muitos já tem um favorito para próximo: Dr. Rey.

E para quem acha que o “próximo” é só um meme, vale olhar aqui o que o próprio Dr Rey acha disso.

E assim como no mês passado, o mesmo totem segue na expectativa de que o dólar continue mais forte do que nunca no objetivo de bater a casa dos R$10.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é meme-mortal-kombat-dolar-1024x576.jpg

Por enquanto, os fãs da franquia ainda não apresentaram os memes a Ed Boon, que costuma reagir prontamente diante de postagens inusitadas envolvendo suas criações. E isso vai de perguntas íntimas sobre Goro, passando por Pennywise (It), chegando até mesmo a sua admiração pelo baterista brasileiro que fez um cover do tema da franquia.

Sérgio Moro também foi envolvido nos Memes gamers

Assim como pôde ser visto exemplos acima, a demissão de Moro também foi motivo para cruzar os universos de política e games. Moro gerou alguns específicos, como esse em que os internautas viram notórias semelhanças entre o ex-juiz e o personagem Sub-Zero. Sem alternativas, neste meme, tudo que resta a Moro é retornar ao seu antigo ‘emprego’.

Políticas e games

O atual cenário político brasileiro tem rendido comportamentos dignos de inspirar projetos de vários setores do entretenimento. Um desses setores é o de games eletrônicos. Seja para criticar, informar ou até mesmo apoiar, o fato é que políticos e games estão mais entrelaçados do que nunca.

A mais recente de todas até então estava na conta de Jair Renan Bolsonaro, que durante uma transmissão gamer, fez comentários polêmicos sobre a pandemia de COVID-19, definindo-a de “Gripezinha“, conforme fez também seu pai. Confira abaixo:

O tema se cruza com frequência com o sobrenome Bolsonaro. O presidente é um confesso admirador de jogos eletrônicos, já tendo inclusive postados fotos jogando games de realidade virtual em sua conta no Twitter. Relembre:

Além de jogar, o presidente também já se manifestou publicamente acerca da preocupação em reduzir impostos que incidem sobre essa categoria. Confira algumas reportagens sobre essa movimentação do atual governo abaixo:

Bolsonaro virou jogo

O universo dos games também já foi usado com a figura de Jair Bolsonaro para polemizar de maneira negativa. Em 2018, os pensamentos mais polêmicos do então presidenciável inspiraram a criação de um jogo protagonizado pelo próprio Jair.

Intitulado de Bolsomito 2k18, o jogo colocava Bolsonaro percorrendo cenários brasileiros e espancando minorias que supostamente atrapalhariam o desenvolvimento do país.
Manifestantes caracterizados como integrantes do MST, feministas, gays e jumentos com bandeiras do PT (simbolizando simpatizantes do partido dos trabalhadores) são combatidos com socos, chutes e empurrões.

Cenas de Bolsomito 2k18, onde Jair Bolsonaro percorre o Brasil agredindo supostos opositores aos seus ideais.  Imagens: reprodução/divulgação

Dependendo da fase, acontecia algo bizarro com os oponentes. Confira essa história junto com outra repercussão envolvendo política e games abaixo: