Desenvolvedores explicam SSD ultrarápido do PS5 e sistema de áudio Tempest 3D; confira

Publicado em 1/9/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O PlayStation Blog acaba de publicar uma postagem com as opiniões dos desenvolvedores de jogos sobre os novos recursos do PlayStation 5, como por exemplo, o SSD ultrarrápido e sistema de áudio Tempest 3D.

Ao todo, 11 desenvolvedores de títulos para o novo console da Sony comentaram sobre os sistemas únicos do videogame. A publicação foi acompanhada com um vídeo que explica melhor sobre os recursos. Confira:

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além do tempo de carregamento quase instantâneo e o deslocamento rápido no jogo, o SSD e sua velocidade nos permite rapidamente carregar e mostrar imagens mais detalhadas. Isso deve fazer com que a cidade pareça ainda mais bonita do que nunca, e este é apenas o começo para a nossa equipe, desbloqueando essas possibilidades. É uma mudança fundamental que não vemos a hora de aproveitar ainda mais nos anos futuros“, comenta Brian Horton, diretor criativo de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

Como desenvolvedores (de Demon’s Souls), já estamos mudando a forma como pensamos sobre o SSD. Vemos não como um hard drive e sim como memória, usando a agilidade do SSD para carregar dados continuamente a velocidades insanas“, diz Gavin Moore, diretor criativo da SIE Japan Studio.

“HITMAN 3 o incentiva a explorar e experimentar em seus enormes locais abertos – e poder carregar e salvar frequentemente é a chave disso. A velocidade incrível que vemos no console PS5 incentiva mais do que nunca a experimentação (do jogador)“, opina Mattias Engström, diretor de Hitman 3.

“O SSD muda tudo, acho que conforme esta geração amadurecer, veremos algumas inovações incríveis em streaming e design de jogos de mundo aberto”, exemplifica Neil Hill, desenvolvedor de Far Cry 6.

“Um pouco mais adiante, na próxima geração, espero começar a ver desenvolvedores usando mais os benefícios não tão óbvios do SSD. É isso que me deixa mais empolgado! O que significa para os desenvolvedores poder carregar tudo do disco tão rapidamente? Será que ainda vamos sequer precisar do conceito de “fases”?…. As possibilidades desta tecnologia são emocionantes para mim como desenvolvedor e gamer”, informa Ari Arnbjörnsson desenvolvedor de Returnal.

“Com sorte os jogadores puderam assistir a nova demo de gameplay que revelamos recentemente para Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.O SSD e a arquitetura E/S customizada em torno dele nos permitem enviar os jogadores pelas dimensões a velocidades quase instantâneas. Ele muda as regras fundamentalmente, e nos deixa considerar ideias e designs que são possíveis apenas no PS5”, comenta Marcus Smith, direto criativo da Insomniac Games.

“O áudio 3D é emocionante já que pode criar um ambiente de som mais preciso e convincente para os jogadores, e um senso mais forte de ambiente… em um jogo de ação rápido com muita verticalidade, como Returnal, também pode ajudar a situar o jogador, e tornar mais intuitivo para eles localizarem inimigos próximos ou projéteis vindo em sua direção em combate“, diz Harry Krueger, diretor de Returnal.

“Poder adicionar camadas ainda mais profundas à música, com dezenas de estados diferentes reagindo ao ambiente e aos inimigos, criam uma ambientação ainda mais rica e cativante. Os jogadores podem usar essas deixas para se preparar de acordo, na esperança de viverem por mais um dia”, informa Julian Maroda, CEO da Norsfell.

Agora, com o sistema Tempest 3D AudioTech do console PS5, podemos emitir sons de tal maneira que os jogadores poderão localizar as máquinas à sua volta com mais facilidade, o que é ótimo para situações onde você está cercado, ou apenas deseja pegar as máquinas de surpresa”, comenta Mathijs de Jonge, diretor da Guerrilla Games.

“O áudio é um elemento chave para melhorar a experiência da próxima geração do PS5. É quase como se o sistema Tempest 3D AudioTech tivesse sido criado especificamente para jogos de terror. Antigamente, para obter um bom áudio de ambiente, os jogadores tinham que investir muito tempo e dinheiro. Agora, basta colocar uma headset, que podem obter uma experiência 3D completa”, diz Jun Takeuchi, produtor executivo de Resident Eviil Village.

Os mundos dos nossos jogos já são criados em 3D há algumas gerações, mas quanto ao áudio, ainda estávamos limitados ao ‘surround sound’ em 2D. Quando o Iron Man está destruindo uma torre acima de você, ou quando o Hulk urra enquanto enfrenta inimigos abaixo de você, você quer ouvir o som vindo dessas direções. Podemos pegar a posição do áudio e garantir levá-las para o sistema Tempest 3D AudioTech do PS5 e melhorar bastante a sua sensação de pertencer ao mundo. E tudo isso apenas com seus fones de ouvido, sem precisar de sistemas de som complexos à sua volta”, finaliza Jurjen Katsman, desenvolvedor de Marvel’s Avengers.

A Sony não divulgou uma data exata para o lançamento do PlayStation 5, mas confirmou que ele ficará disponível nas lojas entre os meses de novembro e dezembro.

Leia também:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio