Discord poderia ter sido o novo Steam?

Publicado em 20/10/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Discord é uma plataforma onipresente em sua área e ninguém pode negar. Como um serviço de chat, principalmente dedicado a jogos e streaming, o aplicativo fez um grande nome nos últimos anos. No entanto, um esforço da empresa por trás do serviço pode não estar tão bom: a publicação de jogos.

Por volta de 2018, o Discord começou a se apresentar como uma alternativa ao Steam. Notavelmente, a empresa ofereceu aos desenvolvedores que se juntaram a eles uma divisão de receita de 90/10, uma estratégia agressiva que conquistou o favor de desenvolvedores grandes e pequenos. Uma fonte anônima, chegou a publicar que a empresa falou muito sobre “taxas melhores e mais competitivas” para nós.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas isso pode não ter sido suficiente. Depois do fracasso de alto nível do serviço de assinatura Nitro da Discord no ano passado, sem mencionar o fechamento de sua loja, não está claro qual pode ser a direção da empresa em relação à publicação. Acontece que essa direção pode não existir, já que a empresa parece estar se afastando totalmente das publicações de jogos.

Uma fonte do site The Gamer, indicou que as saídas de Andy Swanson e Anita Brey – dois atores-chave no braço editorial do Discord -, poderiam trazer. Swanson e Brey anunciaram suas saídas no LinkedIn há cinco dias. A saída dos dois, foi antecipada pela nomeação no mês passado da nova CMO, Tesa Aragones, cujo objetivo parece ser desenvolver o Discord como uma empresa puramente focada em software.

Todos esses movimentos, embora infelizes, fazem total sentido. Competir com um monólito como o Steam nunca seria uma tarefa fácil, e com o sucesso contínuo de plataformas como a Epic Games Store e o GOG, faz sentido que os esforços de publicação do Discord não tenham dado certo. Afinal, o Discord é um lugar onde as pessoas vão conversar, não comprar jogos. Claro, isso impede qualquer tipo de anúncio oficial da empresa.

Fonte: The Gamer/Polygon/The Verge/Games Industry

Leia também:

https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/sonic-quebra-sequencia-avassaladora-da-marvel-entenda
https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/aos-70-anos-pai-do-playstation-esta-trabalhando-de-graca-em-area-surpreendente
https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/hora-de-viajar-no-pokemon-bus-tour-series
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/colaboracoes-do-xbox-e-da-nintendo-nao-sao-sustentaveis-de-acordo-com-o-chefe-do-xbox
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/playstation-5-permitira-gravar-bate-papos-de-voz
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/demora-quase-dois-minutos-pra-deitar-um-ps5
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/fortnite-atinge-numeros-assustadores
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/tbt-gamer-como-foi-a-vida-de-steve-jobs-trabalhando-na-atari
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/veja-por-que-o-ps5-e-tao-grande
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/motos-que-aparecem-em-cyberpunk-2077-sao-baseadas-em-modelos-reais-de-keanu-reeves
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio