Halo Linha do Tempo
Imagem: Divulgação

A franquia Halo contém uma história enorme que se estende por vários jogos. Com Halo Infinite no horizonte, a linha do tempo evoluirá ainda mais. Enquanto muitos de seus contemporâneos se concentram apenas nos elementos de tiro e guerra, Halo se destaca por seu vasto universo que vai além de sair atirando. No entanto, como os jogos da franquia geralmente não são lançados em ordem cronológica, pode ser difícil reunir uma linha do tempo. Mas vamos lá!

1. Halo Reach

Enquanto Halo: Combat Evolved foi o primeiro jogo a ser lançado na série, o título Halo Reach de 2010 é o início da linha do tempo do universo. Os jogos são bem conhecidos por seu principal protagonista, Master Chief, que está presente desde o início. Neste detalhamento da linha do tempo, os jogos Halo Spartan Strike, Spartan Assault e Wars não serão incluídos, pois não seguem a jogabilidade de tiro em primeira pessoa, predominantemente vista na franquia Halo.

Halo Reach segue o “Noble Team“, um esquadrão de 6 espartanos, enquanto eles tentam combater a Aliança em Reach. Durante o jogo, Master Chief se separa de Cortana enquanto ele defende o Pilar do Outono do CSNU. O Noble Team é obrigado a entregar a Cortana a uma instalação de quebra de navios antes de se encontrar com o Pilar. O jogo termina com a Fall of Reach, quando o Pilar do Outono chega a uma instalação desconhecida em forma de anel.

2. Halo: Combat Evolved

A linha do tempo continua com Halo: Combat Evolved. Master Chief e Cortana se reúnem com fuzileiros navais nas instalações de Halo antes que Chief comece a procurar a sala de controle, onde aprende sobre a raça infecciosa chamada Inundação. Para evitar que o Dilúvio se espalhe por toda a galáxia, o Chief e Cortana destroem o Pilar do Outono e Halo.

3. Halo 2 e Halo 3: ODST

A série prossegue com Halo 2 quando uma frota Covenant chega à Terra. Simultaneamente, ocorre o Halo 3: ODST. O título segue um grupo de ODST quando eles se deslocam para New Mombasa para proteger a cidade das forças da Aliança, nas quais eles conseguem. Halo 2 então é retomado. Uma traição leva a uma guerra civil entre as Elites e os Brutos, enquanto Master Chief, acompanhado por uma Elite chamada Árbitro, tem que impedir os Brutos de ativar uma instalação de Halo. Eles conseguem fazê-lo e descobrem que a Aliança está atacando a Terra para acessar um enorme artefato do Forerunner.

Em Halo 3, Master Chief e o árbitro precisam destruir outro anel de Halo. Para acabar com o Dilúvio permanentemente, e Chief precisa resgatar Cortana de uma infecção do Dilúvio antes de ativar o Halo. Ao fazer isso, ele começa a se separar. O Árbitro, Master Chief e Cortana sobrevivem à detonação, e o Chief e a Cortana ficam à deriva.

4. Halo 4

Halo 4 começa com Cortana acordando Chief quando eles entram no planeta Requiem. Chief deve parar um criminoso Precursor, o Didact, que assume as forças da Aliança no planeta. Depois de não conseguir parar Didact em Requiem, Chief o segue até Gamma Halo. Lá, ele é capaz de parar o Didact com a ajuda de uma equipe de espartanos e sobreviver a uma detonação nuclear, mas Cortana está perdida no processo.

5. Halo 5: Guardians

Em Halo 5: Guardians, Blue Team e Fireteam Osiris devem parar Cortana, que foi capaz de sobreviver à explosão acima mencionada graças à tecnologia Forerunner, enquanto ela tenta usar Guardians (construções massivas de Forerunner) para trazer paz galáctica através do desarmamento forçado. Vendo a devastação que isso causaria, Chief tenta convencê-la a parar sem sucesso. O jogo termina com o final lendário revelando uma instalação desconhecida do Halo.

6. Halo Infinite

Com base no que pode ser visto, o Halo Infinite está programado para ocorrer vários anos após os eventos do Halo 5, em 2560. Ele deve continuar a história de Master Chief e acontecerá em Zeta Halo, também conhecido como Instalação 07. No momento, pouco se sabe sobre os detalhes da trama de Halo Infinite, mas é emocionante ver que a 343 Industries está prosseguindo com os eventos de seu último título.

Leia também: