Rurouni Kenshin
Imagem: Divulgação

Após um atraso estratégico, finalmente Ghost of Tsushima foi lançado, e os jogadores estão enfim se familiarizando com a história e o vasto mundo aberto do game. Com isso em mente, não há realmente um momento melhor para se familiarizar com suas inspirações.

Independentemente do estágio dos jogadores, é bastante claro que Ghost of Tsushima presta homenagem aos filmes de samurais em quase todos os cantos do seu amplo universo. A Studio Sucker Punch Productions, desenvolvedora do game, expressou seu amor pelos filmes japoneses de samurai e isso fica evidente em todas as facetas do game.

Shigeru “Ume” Umebayashi

A equipe contratou o veterano da indústria, Shigeru “Ume” Umebayashi, que trabalhou em filmes de samurais como The Real Shaolin e True Legend, para fazer parte da trilha sonora. Isso deu ao game um cenário de som adequado, mas não é a única parte que foi inspirada nos cinemas japoneses.

A criadora de Ghost foi mais longe e trabalhou em um estilo chamado “Modo Kurosawa“, em homenagem a Akira Kurosawa, que é um dos maiores cineastas japoneses e mundiais de todos os tempos. Com as enormes influências cinematográficas do jogo, muitos se perguntam quais são os melhores filmes de samurai para assistir quando terminarem o jogo. Pois bem, é hora de responder quais os 5 filmes de samurai que dão algumas dicas das inspirações por trás de Ghost of Tsushima!

5. Three Outlaw Samurai (1964)

Estreia cinematográfica do diretor Hideo Gosha, esse filme realmente abriu o caminho para sua carreira de sucesso. O filme conta a história de Shiba, um samurai errante, que encontra-se com um grupo de camponeses que sequestraram a filha do tirânico magistrado para conseguirem a diminuição dos impostos. Shiba adere à causa e convence mais dois samurais leais ao magistrado a se juntarem à sua luta contra o tirânico sistema feudal. No entanto, o magistrado dificilmente é uma estátua de excelência moral e isso leva a reviravoltas em um filme bem dirigido.

Os três personagens principais lutam com tropas de samurai e para os fãs de Ghost of Tsushima, o fato de o filme abordar o tema da tradição com a modernização os lembrará da jornada de Jin Sakai. O resultado final é uma das estreias cinematográficas mais impressionantes do gênero samurai.

4. The Hidden Fortress (1958)

Aqui está um filme de inspirações variadas, já que não é segredo algum que George Lucas se baseou nele para criar nada menos que Star Wars. The Hidden Fortress é uma das obras de Akira Kurosawa da época em que o diretor estava lançando um filme inovador a cada dois anos.

No entanto, embora o próprio filme se tornasse um clássico notável do gênero jidaigeki (estilo de cinema, televisão, videogame e teatro no Japão, que literalmente significa “dramas de época”, que costumam ser ambientados durante o período Edo da história japonesa, de 1603 a 1868), ele não foi imediatamente recebido com elogios.

Apesar de um lançamento acidentado, The Hidden Fortress foi mais uma vez uma característica impressionante que inspirou alguns títulos incomuns. O filme mostrou Kurosawa adotando uma abordagem mais baseada em ações em seu modo de direção. É estrelado por Toshiro Mifune – que foi frequentemente o protagonista dos filmes de Kurosawa nos anos 1950 – e mostra ação ao lado de um humor sutil e comentários sobre a guerra.

3. Blade Of The Immortal (2017)

Blade of the Immortal é um filme que usa material adaptado de um mangá de qualidade e incrivelmente sombrio de mesmo nome! Dirigido por Takashi Miike, o longa mostra o valor das táticas secretas ao lado de batidas narrativas sombrias e cheias de traição. Além disso, o personagem principal, Manji, é essencialmente uma versão samurai de Wolverine.

O filme é perfeito para jogadores que gostaram dos elementos de Ghost of Tsushima que se desviavam dos códigos de conduta dos samurais tradicionais. Além disso, para aqueles que realmente querem mergulhar no sangue e no tipo de morais que são tão escuras que se tornam impossíveis de se ver, o filme fornece isso tudo com entusiasmo fabuloso. Blade também possui uma versão anime que pode ser assistida na Amazon Prime.

2. Rurouni Kenshin: Origins (2012)

O mangá e o anime de Rurouni Kenshin (Samurai X no Brasil), têm sido muito populares, o que levou a adaptação de 3 filmes que podem ser conferidos na Amazon Prime. Rurouni Kenshin: Origins mostra ação moderna e artes marciais de forma fantástica. O longa também consegue alavancar bem os personagens existentes e acontece em um momento interessante do final do período Edo.

Embora não esteja claro se a equipe por trás de Ghost of Tsushima analisou este filme ao coreografar as cenas de luta, esta é uma adaptação essencial para jogadores que gostam de usar a Sakai katana. Além disso, os gamers podem desfrutar das semelhanças entre as missões secundárias que encontram no jogo e a jornada deste samurai errante.

1. Lone Wolf And Cub: Sword Of Vengeance (1972)

Lone Wolf And Cub: Sword Of Vengeance foi o primeiro filme de uma série de seis partes e começou forte e sangrento em 1972. Muito parecido com a inspiração em mangá, esta película tem muito mistério e emoção. O enigmático líder (Wolf) tem um passado que o viu cair em desgraça. O fascinante na história é acompanha-lo enquanto transporta uma criança (Cub) em suas costas.

Enquanto carregar um bebê seria um obstáculo para muitos guerreiros, o samurai inventivo e desonrado consegue se desvencilhar das situações com grande habilidade. Também existem táticas secretas que ajudam essa dupla a obter uma vantagem sobre seus inimigos. As táticas apresentadas nesta aventura provavelmente lembrarão os jogadores das mesmas implantadas por Jin quando ele se tornar o Fantasma. Vale destacar que o mangá de Lone Wolf foi lançado no Brasil.

Ghost of Tsushima é exclusivo de PS4.

Leia também: