Google Stadia
Imagem: Montagem

O Google anunciou que distribuirá controladores Stadia e Chromecast Ultras pelo resto do ano para todos os assinantes do YouTube Premium. Esta é a última tentativa do Google de ganhar força com o Stadia, um serviço que não conseguiu despertar entusiasmo entre o público de jogos.

Mesmo quando apenas comparado aos serviços em nuvem, o GeForce Now da Nvidia ganhou mais atenção e a Amazon está esperando nos bastidores com sua plataforma Luna e seu modelo de assinatura mais amigável ao consumidor. Os primeiros analistas do Stadia ficaram impressionados com a tecnologia, mas uma infinidade de fatores está mantendo as pessoas afastadas.

Entenda os bastidores

Um dos maiores problemas é que o Google tem uma longa história de cortar relações com serviços que não funcionam excepcionalmente bem desde o início. Reader, Daydream e Chrome App são apenas alguns dos inúmeros exemplos de tecnologia que funcionaram bem, mas não se enquadrava nos planos da empresa.

Com o Stadia oferecendo jogos digitais a preços de varejo completos, em vez de por meio de algum tipo de assinatura completa, existe uma preocupação legítima de que todas as compras feitas através da empresa irão virar fumaça em apenas um alguns anos.

O criador de conteúdo do Stadia, Gem Stadia, descobriu a nova oferta do Google há alguns dias, mas ela só foi lançada apenas hoje (11). Se os jogadores já estiverem inscritos no YouTube Premium sem anúncios, eles podem clicar em alguns botões e receber uma edição Stadia Premiere grátis enviada para suas casas.

Isso inclui o controlador Stadia, um gamepad Bluetooth que se conecta ao Wi-Fi para se comunicar diretamente com os servidores do Google. Também inclui um Chromecast Ultra, embora não seja o modelo mais recente lançado. Essa nova edição não é compatível ao Stadia até o próximo ano, e o modelo mais antigo de Chromecast incluído é atualmente a única maneira de jogar o Stadia na sala de estar.

Só que se já está querendo correr para assinar o Youtube Premium, e garantir o seu, pode esquecer! Esta promoção é apenas para quem já assina.

Esta dádiva acontece quando o Stadia se aproxima de seu aniversário de um ano no mercado, após a estreia em 19 de novembro de 2019. O serviço tem demorado a expandir seu conjunto de recursos desde o lançamento e ainda carece de vários dos recursos matadores comentados em seu período anterior de lançamento.

Estes “recursos” que foram implementados, como pontos de vista alternativos de companheiros de equipe e sessões massivas de multijogador, são limitados a apenas alguns lançamentos. Os poucos títulos exclusivos do Stadia incluem Orcs Must Die 3 e Super Bomberman R Online, mas nenhum deles foi lançado.

Piada e pontos fortes

Embora o Google Stadia possa ser uma piada em alguns círculos, ele possui uma tecnologia de nuvem que funciona muito bem, especialmente em situações em que a velocidade da Internet é abundante. Não será difícil ver muitos cenários em que outras plataformas adotem a tecnologia para demonstrações instantâneas ou para permitir que os jogadores comecem um jogo durante a instalação.

Quanto à plataforma do Google, fica claro que, apesar de ter alguns nomes conhecidos na equipe, este é um esforço inédito de uma empresa, mas as escolhas estranhas do Google continuam a torná-lo cada vez menos atraente para os desenvolvedores e editores de que ele realmente precisa para ter sucesso a longo prazo.

Fonte: Screen Rant/PC Gamer/Google

Leia também: