Hololens 2 | Microsoft apresenta seus novos óculos de realidade mista

Publicado em 26/2/2019
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um anúncio feito pela Microsoft nesse domingo (24) fez muitos gamers ajustarem seu óculos. Isso porque a gigante de tecnologia tem planos ambiciosos para nossos olhos.
O Hololens 2, segunda versão dos óculos de realidade mista da empresa de Bil Gates, já está entre nós (ou pelo menos entre alguns).

Embora a apresentação tenha sido focada nos múltiplos benefícios que o assessório pode proporcionar, a aplicabilidade do aparelho no entretenimento é notável.
Anteriormente, a primeira versão do Hololens já havia desenvolvido uma experiência com o game Minecraft, da própria Microsoft. Porém, as melhorias percebidas fizeram com que os desdobramentos ficassem para outra versão melhorada.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A apresentação do produto ficou a cargo de um brasileiro que tem autoridade quando o assunto é aparelho de inovação na Microsoft.
O curitibano Alex Kipman, criador de boa parte das tecnologias do Kinect, apresentou as principais características do produto.

O brasileiro Alex Kipman, usando o Hololens 2. Foto: Cnet.com

Confira pontos fortes:

“Interação tátil” com hologramas

Os sensores do Hololens 2 identificam até 21 pontos das mãos de seu usuário. Assim, ações como tocar um piano holográfico (demonstrado no evento) serão perfeitamente possíveis.

Login pelos olhos

Sensores apontados para seus olhos permitem que vc seja logado no sistema assim que você coloque o Hololens 2. O Aparelho ainda permite que outros olhos sejam cadastrados, caso o aparelho seja compartilhado.

James Martin/CNET

E quem usa óculos, como faz?

Um dos grandes diferenciais do aparelho em relação a seus concorrentes. Ele permite que o usuário de óculos possa usar o Hololens 2 sem qualquer distorção em relação ao seu grau de visão. De acordo com membros do cnet que possuem problema de visão e tiveram acesso ao aparelho, a experiência não foi afetada por conta dessa condição.

Foto: Cnet.com

Especificações técnicas

  • SoC: Qualcomm Snapdragon 850 Compute Platform
  • HPU (Unidade de Processamento Holográfico: HPU personalizada de 2ª geração
  • Resolução das lentes: 2K padrão 3:2
  • Densidade holográfica: >2.5K radiants
  • Câmera: 8 MP, vídeo em até 1080p e 30 fps Microphones: 5 canais
  • Alto-falantes embutidos
  • Sensores: movimento das mãos; movimento dos olhos; comandos de voz; linguagem natural conectado à internet
  • Conectividade: WiFi 802.11ac 2×2 e Bluetooth 5.0
  • Bateria: De 2 a 3 horas de uso ativo
  • Carregamento via USB-C com recarga rápida

Tá, mas e os games, o que se pode esperar?

O aparelho se mostrou de fato com uma infinita gama de possibilidades. Contudo, a empresa afirma que, para o momento, o foco do produto é direcionado para fins industriais, e até mesmo militares.

Ainda assim, Tim Sweeney, da Epic Games (criadora do fenômeno Fortnite) subiu ao palco para trazer expectativa aos fãs.
O executivo anunciou que a Unreal Engine vai apoiar o projeto, e que pode suportar a plataforma em títulos futuros. Ele ainda se declarou “impressionado” com a tecnologia e a abertura da empresa aos parceiros.

A versão individual do headset que flerta com as duas realidades já está disponível, porém, com preço surreal para muitos: 3.500 dólares.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio