Zenon
Imagem: Reprodução

Um dos pro-players mais novos do mundo continua enfrentando um drama de gente grande. Após ter sua conta de Fornite banida pela Epic Games no início do mês de maio, Zenon (9), informou que sua situação ainda permanece assim, mesmo após a Epic Games se pronunciar dizendo que cancelaria o banimento, aplicado por conta da pouca idade do jogador.

De acordo com Rodrigo Vitor da Fonseca, pai de Vitor ‘Zenon’ Hugo, a desenvolvedora na época havia entrado em contato com ele para explicar que atualizaria o status da conta, visando separar as partidas competitivas das casuais, mas isso ainda não aconteceu. “Acho que a Epic Games só se pronunciou por conta da repercussão do caso. Até agora, o perfil ainda está banido”, explica.

Por enquanto, Zenon está criando conteúdos e participando de partidas casuais em uma conta secundária, além de realizar suas lives na Twitch. “O problema não é dinheiro. Eu abriria a mão disso. Só não entendo a proibição. O que diferencia meu filho de um menino que joga em algum time profissional de futebol? De um canto mirim ou ator? Não há sentido nisso”, diz Fonseca.

Vitor ‘Zenon’ Hugo ainda é jogador profissional da equipe Detona Gaming e agora, ele e seu pai, esperam um novo parecer da Epic Games. De acordo com Rodrigo Vitor, na conta principal, a dupla tinha uma grande coleção de skins e passes de batalhas completos, que não podem ser adquiridos novamente.

Relembre o caso

Durante uma live, Zenon e seu pai estavam tranquilos no lobby do battle royale. Porém, quando a dupla tentou puxar uma nova partida, a mensagem do banimento apareceu na tela, deixando o jovem jogador profundamente triste. Confira:

Quase que automaticamente, a comunidade de Fortnite no Brasil subiu a #FreeZenon, para que a Epic Games cancelasse o banimento. A repercussão foi tão grande que o caso chegou nas mãos de grandes jogadores e criadores de conteúdos do game, como por exemplo, Tyler ‘Ninja’ Blevins.

“A menos que as Arenas comecem a oferecer dinheiro para colocações, não há motivo para o #FreeZenon ser banido, mesmo que ele não tenha 13 anos ainda. Dito isto, o requisito de idade para competir no Fortnite é 13 e ele tem 9. Ele não deve ser banido de nenhum outro aspecto do Fortnite“, explica.

Para que um jogador seja elegível para participar de qualquer torneio oficial de Fortnite, ele precisa ter pelo menos 13 anos, previsto por lei. Por causa desta regra, Zenon foi removido do FNCS Invitational e será impedido de participar de torneios competitivos até que complete a idade mínima. Infelizmente, por conta de uma limitação atual, o ban competitivo atualmente bloqueia a participação de jogadores tanto de torneios como do modo Arena“, informou a Epic Games, no mês de maio, sobre o banimento.

Leia também: