Microsoft
Imagem: Satya Nadella, CEO da Microsoft

Após a recente compra da ZeniMax Media, a Microsoft pode estar procurando adquirir ainda mais estúdios de jogos. A empresa já é uma das maiores no ramo de tecnologia do planeta e tem sido uma presença importante em jogos desde o lançamento de seu console Xbox original.

No início desta semana, foi anunciado que a Microsoft comprou a ZeniMax Media, uma empresa que possui uma série de grandes desenvolvedores de jogos, como a Bethesda Softworks, id Software e Arkane Studios. A notícia foi um choque para os jogadores, já que a Microsoft agora possui uma série de grandes franquias de jogos, incluindo The Elder Scrolls, Fallout e Doom.

O diretor de criação da Bethesda, Todd Howard, teve uma reação positiva à aquisição, citando seu próprio relacionamento positivo com a Microsoft, e também revelou que o desenvolvedor fará grandes atualizações em seu motor de jogo na preparação para Starfield e Elder Scrolls VI.

No entanto, de acordo com a CNET, a Microsoft não irá parar por aí. Em entrevista ao site, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, expressou a possibilidade de adquirir ainda mais empresas de videogame no futuro. Aos olhos de Nadella, ter uma grande variedade de conteúdo no Xbox atrairá uma grande variedade de jogadores, expandindo a base de consumidores da Microsoft. Ele disse à CNET: “A ideia de ter conteúdo é para que possamos alcançar comunidades maiores.” Embora nenhum exemplo específico tenha sido dado durante a entrevista, o comentário de Nadella pode sugerir que novas aquisições estão sendo consideradas para um futuro próximo.

Bethesda

Enquanto alguns na indústria ficaram surpresos com a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft, parece que a compra não terá nenhum efeito negativo imediato sobre os jogos da empresa. O líder de marketing da Bethesda, Pete Hines, afirmou recentemente que todos os futuros jogos da Bethesda ainda serão desenvolvidos e publicados por ela mesma, ao invés de diretamente pela Microsoft.

Versões Playstation

A ZeniMax Online Studios, criadora do enorme jogo online The Elder Scrolls Online, garantiu aos fãs que a versão PlayStation do jogo continuará a receber atualizações. Dois títulos da ZeniMax, Deathloop e GhostWire: Tokyo, também manterão seu status de exclusivos para o PlayStation 5, apesar da aquisição da empresa pela Microsoft. Com os jogos já lançados ou anunciados da ZeniMax em aberto, o efeito total da aquisição será mais uma mudança de longo prazo.

Uma compra tão massiva certamente chamará a atenção, mas parece que todas as partes envolvidas estão felizes com a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft. Se a situação sair bem, é extremamente provável que a Microsoft tente adquirir outras empresas de videogame no futuro. Como uma empresa multibilionária, ela tem dinheiro mais do que suficiente para expandir muito seu catálogo de estúdios de jogos. Ao fazer isso, a Microsoft pode lenta, mas seguramente, continuar a aumentar a popularidade da família Xbox.

Leia também: