Ninja
Imagem: Ninja

Tyler “NinjaBlevins, um dos streamers mais famosos do mundo, está com um pé atrás por causa de sua conta no TikTok, a rede social de orgiem chinesa que mais cresce no momento.

Em seu Twitter, Ninja publicou seus planos de excluir sua conta do aplicativo TikTok, citando preocupações sobre “o cultivo de dados do aplicativo“. Ninja não está sozinho nessa preocupação. Como o aplicativo ganhou ampla popularidade, muitos analistas citaram preocupações semelhantes com relação à maneira como o TikTok coleta dados.

Ninja é o stremear que mais lucrou em 2019; veja ranking da Forbes ...
O streamer Tyler Ninja. imagem: Divulgação/Ninja

É impossível detalhar o que convenceu Ninja a se distanciar do aplicativo, mas o streamer disse também que acredita no conceito e espera que uma empresa mais transparente possa criar algo no futuro. Se isso acontecerá ou não, resta saber.

Ainda não está claro se Jessica Blevins, esposa de Ninja, também planeja excluir sua conta TikTok. Em maio, Jessica postou um vídeo na plataforma, no qual ela enganou o marido, fazendo-o beber vodka durante uma transmissão ao vivo. Para os fãs de Jessica e Ninja, os vídeos forneceram uma janela interessante para suas vidas fora do streaming, então alguns podem ficar desapontados ao ver o casal se distanciar da plataforma.

Trump também acha que TikTok é perigoso

Obviamente, as preocupações com a coleta de dados do TikTok foram bem documentadas nos últimos meses. Embora as preocupações com as práticas de vários aplicativos sociais tenham aumentado nos últimos anos, as alegações contra o TikTok parecem ser muito mais substanciais do que a maioria.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, é mais dos que pensam assim. De acordo com a matéria do Tilt, Trump avalia proibir o aplicativo chinês, em meio a fortes tensões entre Washington e Pequim. “É algo que estamos vendo”, disse Trump em entrevista à televisão na terça-feira com a apresentadora Greta Van Susteren. Confira reportagem completa aqui.

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca -
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca

No mês passado, a Apple informou que o aplicativo TikTok estava espionando os aparelhos dos usuários do iPhone. Embora a TikTok tenha admitido as acusações, a empresa deu razões diferentes para isso acontecer.

A decisão de Ninja pode levar outros a decidirem abandonar o TikTok também. Ninja tem um número significativo de seguidores, e é possível que sua influência também leve à saída de mais usuários. Com tantas preocupações citando o serviço, será interessante ver o que acontece a seguir com a plataforma.

Leia também: